O que faz um Psicólogo clínico?

O que faz um Psicólogo clínico?


O que faz um Psicólogo clínico? Como o Psicólogo pode ajudar? 
Quando se deve procurar um psicólogo?
O que faz um Psicólogo? Como o Psicólogo pode ajudar?

O que faz um Psicólogo Clínico

O Psicólogo que atua com Psicologia Clínica é um profissional que ajudar pessoas a compreender o que é importante para elas.
Possuiem habilidades técnicas para lidar com os mais variados casos, desde pequenos estresses do cotidiano, até casos mais pesados como transtornos mentais, lutos ou dependência química.
O Psicólogo Clínico desempenha um papel fundamental na promoção da saúde mental e no bem-estar emocional das pessoas. 
Ele utiliza uma variedade de abordagens e técnicas para compreender as necessidades individuais de cada cliente e oferecer suporte personalizado. 
Além disso, este profissional trabalha em diferentes contextos e situações, desde questões cotidianas e estresses do dia a dia até problemas mais complexos como transtornos mentais, processos de luto, dependência química e traumas psicológicos.
Entre as habilidades técnicas do Psicólogo Clínico estão a escuta ativa, a empatia, a análise e interpretação de comportamentos, a aplicação de testes psicológicos, a elaboração de planos de intervenção terapêutica, a realização de avaliações psicológicas, a condução de sessões de terapia individual, familiar ou em grupo, e a orientação para a resolução de conflitos interpessoais.
Por meio de um processo terapêutico centrado no cliente, o Psicólogo Clínico auxilia na identificação e compreensão de padrões de pensamento, emoções e comportamentos que podem estar causando sofrimento ou dificuldades na vida do indivíduo. 
Ele oferece suporte para o desenvolvimento de estratégias de enfrentamento, o fortalecimento de habilidades emocionais e a promoção de mudanças positivas que favoreçam o equilíbrio psicológico e a qualidade de vida.
O Psicólogo desempenha um papel essencial na saúde mental, fornecendo suporte psicológico, orientação e ferramentas para que as pessoas possam enfrentar desafios, superar obstáculos e viver de forma mais plena e satisfatória.
Em resumo, PSICÓLOGO é um profissional que:
  • oferece ajuda emocional, afetiva e racional; 
  • que ajuda a entender medos e  raivas; 
  • que ensina a expressar sentimentos de indignação; 
  • que ampara na hora da dor; que motiva; 
  • que mostra ao suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.

Perguntas frequentes sobre Psicologos, terapia e Psicologia

Como o Psicólogo deve tratar o paciente.

O atendimento psicológico deve sempre priorizar a demanda do cliente, buscando alternativas satisfatórias. 
Deste modo, o psicólogo pode:
  • Conversar - Algumas pessoas simplesmente não tem com quem conversar e buscam alguém que possa legitimar seus pensamentos, suas crenças e comportamentos. 

  • Neste sentido, é função do psicólogo ouvir e acolher esta demanda, ampliando os horizontes de entendimento do cliente.

  • Cuidar de transtornos mentais 

  • Ajudar na modificação de comportamentos e pensamento indesejáveis (do ponto de vista do cliente). 
  • Algumas pessoas desejam modificar comportamentos que dificultam sua interação social.
  • Ajudar na modificação das crenças, pensamentos e valores

  • Dar suporte nas horas difíceis - 

  • Chamamos isto de "ajuda emocional". são atendimentos breves e focais, apenas para auxiliar o cliente a lidar com aquela demanda específica. 

  • Este trabalho é realizado tanto na clínica, como no ambiente do paciente (casa, trabalho,escola, etc). 

  • Neste momento o psicólogo serve como um suporte emocional.

  • O objetivo aqui é oferecer algum conforto nos momentos mais dolorosos, minimizando o sentimento de solidão e abandono.

O que é a Psicologia?

A Psicologia é uma disciplina científica que busca compreender e estudar o comportamento humano, bem como os processos mentais que o influenciam. 

Utilizando métodos de pesquisa e análise, os psicólogos exploram uma variedade de temas, incluindo emoções, cognição, desenvolvimento humano, personalidade e interações sociais. 

Psicologia busca explicar como as pessoas pensam, sentem e se comportam em diferentes contextos, promovendo o entendimento dos fatores que moldam a mente humana. 

Além disso, a aplicação prática da psicologia se estende a diversas áreas, como a saúde mental, educação, negócios e até mesmo esportes, contribuindo para melhorar a qualidade de vida e promover o bem-estar das pessoas.


O que é Psicoterapia?

A Psicoterapia é um tratamento psicológico que visa ajudar as pessoas a compreenderem seus pensamentos, emoções e comportamentos, e a lidarem com questões emocionais, psicológicas e comportamentais. 

É realizada por psicólogos ou terapeutas qualificados e pode envolver diferentes abordagens terapêuticas para promover o bem-estar mental e emocional dos indivíduos.


Comumente, usamos algumas abordagens para realizar nossos atendimentos:
  • Psicanálise – Refere-se ao estudo do Inconsciente do indivíduo. O atendimento em psicanálise é dado por um Psicanalista, dentro de seu consultório de psicanálise. 

  • Geralmente conduzida por psicóloga ou psicologo com formação em PSICANÁLISE.

  • Uma das mais utilizada atualmente é a Terapia Cognitivo Comportamental, que fornece recursos teóricos-práticos para que possamos ajudar nosso paciente em muitos casos.

Como Funciona 1ª sessão de Psicoterapia?

É onde a Psicóloga SP começa a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes.

Quais os beneficíos da Terapia?

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.

O que falar na primeira sessão de terapia.

Geralmente as pessoas perguntam sobre o que falar na primeira sessão, afinal, para muitos é algo novo. 
Basicamente,as pessoas falam de si mesmas, sobre o que as aflige neste momento da vida e os gatilhos que a fizeram buscar psicoterapia....
É comum contarem parte de sua história de vida, suas conquistas, mencionar as injustiças sofridas, e o que fizeram (e ainda fazem) pra lidar com isso...
Também é comum guardarem para si algumas passagens. Não há o menor problema. Tudo bem! Não podemos ser invasivos, não é nossa intenção.

Proibido o Plágio: O conteúdo deste site é protegido pela Lei 9610/98.

Leia também


Os links abaixo podem ajudá-los a compreender melhor a Psicologia:

Psicólogos e Seus Colegas: Relações Profissionais e Apoio Mútuo
Perguntas Frequentes sobre Psicologia
Os limites entre psicólogo e paciente
Como a Psicologia pode ajudar as pessoas
Empatia
O que faz uma Psicóloga
tipos de Psicólogos
Como escolher bons Psicólogos
Psicólogo ou Psicóloga: O gênero faz diferença?
Os melhores psicólogos do mundo
Preconceito contra psicólogo
psicologos podem atender pessoas da mesma familia
Pessoas que não querem ir à Psicóloga
Saiba o que faz um Psicoterapeuta
Como a Psicóloga pode ajudar

Se você, ou alguém muito especial está buscando psicologos clinicos em sp, sentindo-se incompreendido(a), em busca de apoio emocional, a Psicóloga  sp Maristela convida para iniciar uma terapia ou continuar um tratamento psicológico.

Psicóloga sp Maristela Vallim Botari  CRP-SP 06-121677


Psicóloga sp Maristela Vallim Botari, psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.



Psicóloga SP: Mais de 12 anos de Experiência profissional da Psicologa  dedicados à psicologia, atendendo pessoas de diversas faixas etárias. 

Sua abordagem inovadora e diferenciada destaca-se por ser humanizada e acolhedora, adaptada de forma única para cada indivíduo, reconhecendo a singularidade e a importância de cada pessoa.

Missão, Visão e Valores Éticos da Psicóloga

Missão: oferecer um espaço seguro e confidencial para que seus clientes possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e satisfatória.
Visão: Sua abordagem é adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada cliente, com foco em ajudá-los a superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais.
Valores: Acredita que a psicoterapia é uma ferramenta valiosa para aprimorar o autoconhecimento e o bem-estar, e estou comprometido em fornecer um ambiente de apoio, empatia e compreensão para cada pessoa que busque seus serviços.

 Agendamentode consulta com psicologa sp

Saiba como agendar uma sessão com a Psicóloga

terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta

Contato:

Whatsapp (11) 95091-1931


As diferentes abordagens utilizadas pela psicóloga


Acolhimento Humanizadovisa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.

Introdução a NeuroPsicologia

Teoria do Amor de Steinberg - Aplicada a terapia de casais

Saiba Como funciona a terapia da Psicóloga SP Maristela

Atendimentos Psicológicos

Tratamentos Psicológicos Mais frequentes:


Problemas familiares
Problemas no relacionamento amoroso
Problemas no Trabalho
Dificuldade de socialização/Fobia Social
Dependência Emocional
Narcisismo

ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS

Quem pode passar pela Psicóloga: 

Pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.

Público: Atende crianças a partir de 10 anos, adultos, casais e também indivíduos na terceira idade.

Modalidades de atendimento:

 Psicóloga Online - Terapia por meio de vídeochamada

Psicóloga presencial em SP:  O consultório da Psicóloga SP fica localizado na: 
Avenida Paulista, 2001 - cj 1911 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-931. Próximo do Metrô Consolação

Informações secundárias:







Filosofia dos "4 S" aplicada ao trabalho do Psicólogo:

Pontos Relevantes do Atendimento Psicológico:

    Sigilo:
      O princípio do sigilo é sagrado na prática da psicologia. 

      Nada do que for compartilhado em uma sessão de terapia será revelado a terceiros. 

      Este é um alicerce fundamental para a construção da confiança e liberdade de expressão durante o processo terapêutico.
        Segurança:
          A segurança é um compromisso primordial do psicólogo. 

          É sua responsabilidade garantir a segurança e integridade das intervenções, métodos, diagnósticos e análises.

          Assegurando que o paciente se sinta protegido e acolhido ao longo de sua jornada terapêutica.
             Serenidade:
              Uma sessão de terapia é um espaço de serenidade e acolhimento. 

              É onde o paciente pode explorar suas emoções, pensamentos e experiências em um ambiente tranquilo e seguro.

              A serenidade proporciona um cenário propício para a reflexão e o autoconhecimento, permitindo o enfrentamento das questões internas com calma e clareza.

                  Sincronicidade:
                    A sincronicidade representa a harmonia entre o psicólogo e o paciente. 

                    A Psicóloga SP precisa estar atenta e em sintonia com o discurso do paciente, compreendendo sua história, acolhendo suas dores e desafios. 

                    Essa sincronia é essencial para que a psicóloga seja um agente de mudanças efetivo, auxiliando o indivíduo a reescrever sua narrativa e promover transformações positivas em sua vida.




                    Caso os serviços oferecidos não estejam em concordância com o que procura, sugiro que prossiga na bsca por psicólogos, de maneira mais específica:

                    Psicóloga SP, Psicólogos Cognitivo comportamental,  
                    psicóloga consulta, Psicóloga presencial São Paulo, Psicóloga centro sp, ou Psicóloga Bela Vista", Terapia em São Paulo, psicóloga preço, sp, terapia online, terapia presencial, psicóloga presencial sp, psicologa consulta, psicologa presencial sp, terapia individual, terapia de casal, terapia online, psicóloga na av. Paulista, Psicóloga pinheiros, Psicóloga Vila Mariana, preço consulta com a Psicóloga