psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Psicóloga Sp Explica a diferença entre expectativas e ilusões

Psicóloga Sp Explica a diferença entre expectativas e ilusões

Psicóloga Sp Explica a diferença entre expectativas e ilusões
Você sabe qual a diferença entre expectativas e ilusões?
Neste artigo pretendo discorrer sobre a diferença entre estes dois conceitos, que geram bastante confusão e levam o indivíduo a emitir comportamento disfuncional.

"Não devemos criar expectativas sobre relacionamentos, não devemos criar expectativas sobre o trabalho, sobre a vida, sobre a família, sobre os filhos, sobre nós mesmos, etc...."

A psicologia explica que expectativas e ilusões são diferentes conceitos que podem afetar a maneira como uma pessoa percebe o mundo ao seu redor e toma decisões.

As expectativas são baseadas em experiências passadas e conhecimento prévio sobre algo. Elas podem ser úteis, pois ajudam as pessoas a antecipar eventos futuros e a tomar decisões informadas com base em informações confiáveis. 

Por exemplo, se uma pessoa espera que um restaurante que ela gostou no passado tenha boa comida novamente em sua próxima visita, ela pode basear sua decisão de ir lá novamente nessa expectativa.

Por outro lado, ilusões são crenças falsas ou distorcidas sobre algo que não correspondem à realidade. 

Elas podem surgir de várias fontes, como percepções equivocadas, informações incompletas ou preconceitos. 

As ilusões podem ser prejudiciais, pois levam as pessoas a tomar decisões baseadas em informações falsas ou incompletas, o que pode resultar em consequências negativas.

Um exemplo de ilusão é a ideia de que ter mais dinheiro leva à felicidade. 

Embora possuir recursos financeiros possa aliviar o estresse financeiro e melhorar o bem-estar material, estudos mostram que o dinheiro não é um fator determinante para a felicidade a longo prazo.

Em resumo, as expectativas são baseadas em informações reais e úteis, enquanto as ilusões são crenças falsas ou distorcidas que não correspondem à realidade. 

A psicologia pode ajudar a identificar e corrigir ilusões, promovendo uma percepção mais realista e informada do mundo.

Será que não devemos criar expectativas?


Devemos levar uma vida sem esperar nada em troca do esforço que empreendemos para ter um bom relacionamento, um emprego promissor, uma família bem alinhada? Não devemos esperar ter filhos amorosos, cuidadosos, felizes? É inútil esperar a felicidade?

Discordo!


Podemos criar expectativas


Creio que PODEMOS SIM, criar expectativas sobre tudo aquilo que empreendemos e que irá resultar em mudanças benéficas e qualidade de vida. Não devemos alimentar ilusões. É bem diferente.

Quando começamos uma dieta, esperamos emagrecer ou que, pelo menos, nossos índices de colesterol, glicose e sódio se estabilizem; quando começamos um curso, esperamos algo novo; quando começamos um relacionamentos esperamos (no mínimo) respeito e reciprocidade.

Sempre esperamos algo, mesmo do clima: se vamos fazer uma festa, esperamos que não chova, e que a temperatura esteja agradável; se vamos fazer uma viagem, esperamos encontrar algo que talvez só seja possível em determinadas épocas do ano (como a neve, aurora boreal, ou as flores de Keukhenhoff)

Não devemos criar ilusões


Devemos esperar que nossos empreendimentos tragam o fruto esperado, mas não devemos criar ilusões:


  • Ao começar um relacionamento, devemos esperar respeito e reciprocidade, mas não devemos esperar que o outro mude para caber em nossas fantasias;
  • Ao começar um novo trabalho, devemos esperar reconhecimento, e pagamento adequado, mas não devemos nos iludir, acreditando que somos insubstituíveis;
  • Ao projetar uma viagem devemos esperar ver aquilo que queremos, mas seria inútil esperar conforto além do previsto;
  • Ao gerar filhos, devemos esperar que sejam cidadãos de bem, mas seria ilusão imaginar que serão extensões nossas;
  • Ao começar uma dieta, é útil esperar alguns resultados satisfatórios a médio e longo prazo, mas seria ilusão acreditar que nosso bem estar se prolongará quando a sabotamos.

Enfim: devemos ter expectativas, não ilusões.



A psicologia pode ajudar as pessoas a diferenciar as expectativas e ilusões de várias maneiras. Algumas abordagens comuns incluem:

Examinar as crenças: Um psicólogo pode ajudar uma pessoa a examinar suas crenças sobre um determinado assunto e a avaliar se essas crenças são baseadas em fatos ou ilusões. Isso pode envolver questionar as fontes de informação e os preconceitos subjacentes que podem estar influenciando a percepção da pessoa.

Análise do comportamento: Um psicólogo pode observar o comportamento de uma pessoa e ajudá-la a identificar padrões que possam estar baseados em ilusões. Por exemplo, uma pessoa que sempre espera ser tratada de maneira injusta pode estar operando com uma ilusão que leva a esse comportamento.

Aprendizado de habilidades: Um psicólogo pode ajudar uma pessoa a aprender habilidades que permitam diferenciar entre expectativas e ilusões. Por exemplo, a prática da meditação e da atenção plena pode ajudar uma pessoa a se tornar mais consciente de suas próprias emoções e pensamentos e a avaliar se esses pensamentos são baseados em fatos ou ilusões.

Terapia cognitivo-comportamental: A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem que pode ser usada para ajudar uma pessoa a identificar e corrigir pensamentos distorcidos que levam a ilusões. Por exemplo, um psicólogo pode ajudar uma pessoa a identificar pensamentos negativos que estão afetando sua autoestima e a substituí-los por pensamentos mais realistas e positivos.

Em resumo, a psicologia pode ajudar as pessoas a diferenciar expectativas e ilusões através da análise das crenças, observação do comportamento, aprendizado de habilidades e terapia cognitivo-comportamental. Ao identificar e corrigir ilusões, as pessoas podem tomar decisões mais informadas e realistas e viver uma vida mais satisfatória.



Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: