psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Psicóloga pergunta: amor sem limites existe ?

Amor sem limites: Dizem os poetas que 
"A medida de amar é amar sem medida"

Psicóloga pergunta: amor sem limites existe ?



Entendo que estas máximas não devem ser levadas a sério, porque tudo na vida deve ter um limite; inclusive o amor.


Na psicologia, o amor é um tema complexo e multifacetado que tem sido estudado por muitos anos. Embora seja uma emoção positiva e desejada por muitas pessoas, existem certos limites do amor que também precisam ser considerados.

Um dos limites do amor na psicologia é o conceito de dependência emocional. Isso ocorre quando uma pessoa se torna excessivamente dependente de outra para sua felicidade e bem-estar emocional. Isso pode levar a um comportamento possessivo e ciumento, bem como a uma perda de identidade individual. 

A dependência emocional pode ser prejudicial tanto para a pessoa que é dependente quanto para a pessoa em quem eles dependem.

Outro limite do amor é o conceito de amor incondicional. Embora o amor incondicional possa parecer uma emoção nobre e desejável, pode levar a um relacionamento desequilibrado, onde uma pessoa dá amor e afeto sem receber nada em troca. Isso pode ser prejudicial para a pessoa que está dando amor incondicional, levando à exaustão emocional e a um sentimento de desvalorização.

Além disso, o amor também pode ter limites em relação a questões de saúde mental. Por exemplo, o amor pode ser usado como uma forma de justificar comportamentos abusivos ou tóxicos em um relacionamento. Isso pode levar a uma tolerância ou aceitação de comportamentos prejudiciais, em vez de buscar ajuda para lidar com esses problemas.

Em resumo, embora o amor seja uma emoção positiva e desejada, é importante reconhecer que existem limites no amor que podem ser prejudiciais para o bem-estar emocional e mental de uma pessoa. 

É importante buscar equilíbrio, respeito e reciprocidade em relacionamentos amorosos, bem como buscar ajuda profissional se houver problemas relacionados ao amor e relacionamentos.



Amar é uma das melhores coisas da vida, uma vez que este sentimento nos coloca em um estado de felicidade indescritível, faz bem à saúde e nos motiva em muitas áreas da vida.


Porém, como tudo, Amar deve ter um limite. Mas quais seriam os limites do amor?

Na Psicologia,  resposta não é óbvia, nem linear, pois cada um de nós tem uma capacidade de amar diferente: uns amam demais e não demonstram, outros demonstram demais e não amam muito, uns não demonstram e não ama, outros demonstram muito e amam demais. 

Portanto, não é pela demonstração que se pode medir o quanto de amor uma pessoa consegue produzir.

Quais são os limites do amor?


Os psicólogos mais influentes do mundo, apontam que os limites do amor esbarram no desgaste emocional de cada um: quando este sentimento estiver produzindo mal-estar emocional, doenças físicas, baixa produtividade, depressão, ansiedade, redução do sono, do apetite, é hora de "puxar o freio de mão". 

Será que o amor trás consigo dor e sofrimento? Ou será que a dor e o sofrimento são consequências do excesso de expectativas?

Sinal vermelho para definir limites do amor

O sinal vermelho para a velocidade do amor é o grau de abandono de outras áreas da vida: deixar o trabalho, os estudos, a família, para viver um grande amor pode não ser uma boa ideia, uma vez que um amor saudável é aquele que se integra na vida do indivíduo, e não precisa destruir aquilo que já foi construído e solidificado. 


Recomendações para pessoas que passaram dos limites no amor



O MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas) é um grupo de ajuda mútua para mulheres que lutam contra a dependência emocional e a compulsão por relacionamentos amorosos disfuncionais. O grupo foi fundado em 1976 nos Estados Unidos, e desde então se espalhou por vários países, incluindo o Brasil.

As recomendações do MADA para lidar com a dependência amorosa incluem:

  • Reconhecer o problema: o primeiro passo para superar a dependência emocional é admitir que ela existe e que é necessário buscar ajuda.
  • Participar de reuniões: o MADA realiza reuniões semanais em que as participantes compartilham suas experiências, forças e esperanças, e aprendem umas com as outras.
  • Praticar a abstinência emocional: a abstinência emocional envolve a interrupção temporária de todos os relacionamentos amorosos e o foco em si mesma e na recuperação. Isso permite que a pessoa identifique padrões disfuncionais de comportamento e pense em maneiras saudáveis ​​de lidar com suas emoções.
  • Fazer terapia: a terapia pode ajudar a pessoa a entender as causas subjacentes da dependência emocional e a desenvolver habilidades para lidar com as emoções e relacionamentos de forma mais saudável.
  • Praticar a autocompaixão: é importante lembrar que a recuperação da dependência emocional é um processo difícil e que a pessoa precisa ser gentil consigo mesma e celebrar cada pequena vitória ao longo do caminho.
  • Cultivar a espiritualidade: muitas participantes do MADA encontram apoio e conforto em sua espiritualidade, seja ela religiosa ou não.
  • Desenvolver um sistema de apoio: é importante ter amigos, familiares ou um padrinho(a) de confiança que possam apoiar a pessoa durante sua recuperação e oferecer ajuda quando necessário.

Ao seguir essas recomendações e trabalhar ativamente em sua recuperação, as participantes do MADA podem superar a dependência emocional e construir relacionamentos amorosos mais saudáveis e satisfatórios.



Se você não sabe amar, dentro dos limites aceitáveis, sem perder a qualidade de vida, busque ajuda psicológica. Uma psicologa pode te orientar e ajudar a buscar sua felicidade, sem abrir mão do amor, e da própria vida.


Leitura sugerida:

Há alguns livros que abordam a dependência emocional e que podem ser úteis para quem busca informações sobre o assunto. Alguns exemplos são:

  • "Mulheres que Amam Demais" de Robin Norwood
  • "Amar ou Depender?" de Walter Riso
  • "O Poder da Autoestima" de Nathaniel Branden
  • "A Síndrome do Amor" de Frank Tallis


Psicóloga em SP. Terapia Online e presencial. Terapia crianças adultos e casais. Psicóloga Convênio Bradesco AmObrigada pela leitura. 


Gostou do Artigo? Leia outros artigos neste  blog da Psicóloga 

Se copiar, cite a fonte. Lembre-se que plágio é crime, conforme a lei 9610/18

Conteúdo protegido por direitos autoriais. Todos direitos reservados.


Artigo criado pela 
CRP-SP 06-121677.  
Formação: Currículo Lattes



A Psicóloga Maristela irá ajudá-lo a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes e desenvolvendo estratégias eficazes para lidar com elas.  Com sua ampla experiência e abordagens terapêuticas inovadoras, a Psicóloga Maristela pode ajudá-lo a superar traumas, vícios, ansiedade e grandes mudanças de vida.   Ela irá trabalhar com você para traçar um plano de tratamento personalizado que atenda às suas necessidades específicas e ajude você a atingir seus objetivos emocionais.  Não deixe para depois a oportunidade de cuidar de você e de sua saúde emocional. Agende agora mesmo sua sessão com a Psicóloga Maristela e comece a transformar sua vida.


Psicóloga SP: com mais de 12 anos de experiência profissional acolhendo indivíduos de diferentes faixas etárias em psicoterapia, com uma abordagem humanizada e centrada na pessoa. il 

Os agendamentos de consultas psicológicas devem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo), ou pelo whatsapp (11) 95091-1931


ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: