A dependência emocional: Psicóloga sp


Dependência Emocional: o que é e como lidar

Pensar na pessoa amada é esperado. 
Desejar sua presença é natural. 
Depender é problemático.
Dependência Emocional: o que é e como lidar


Há alguns anos, J. vivia um relacionamento tóxico e abusivo, onde a dependência emocional a consumia.

Ela se sentia sozinha e incapaz de fazer escolhas sem a aprovação do parceiro. Foi então que ela buscou ajuda de uma psicóloga, que a ajudou a enxergar seu próprio valor e a desenvolver sua autoestima.

Com o tempo, J. aprendeu a se colocar em primeiro lugar e a tomar decisões que a faziam feliz. Hoje, ela é uma pessoa mais independente e livre,

Existe diferença entre agir com o outro e depender do outro para agir.

A dependência afetiva é um estado subjetivo que se apresenta como "amarras" emocionais. 

A dependência emocional é um transtorno psicológico que se caracteriza pelo vínculo afetivo excessivo e pouco saudável com uma pessoa, objeto ou comportamento. 

Esse tipo de dependência pode gerar uma série de problemas para a pessoa, como a baixa autoestima, o isolamento social e a sensação de vazio quando não está em contato com a fonte da dependência. A psicóloga Maristela é uma profissional que pode ajudar no tratamento da dependência emocional, utilizando técnicas terapêuticas que buscam a ressignificação dos padrões comportamentais do paciente.

Segundo alguns psicólogos renomados, a dependência emocional pode surgir a partir de experiências traumáticas na infância, como a falta de afeto ou a violência doméstica. 

Além disso, a dependência emocional pode ser alimentada por comportamentos compulsivos, como o uso excessivo de drogas ou álcool, que tendem a agravar ainda mais a situação. Diante desse cenário, é fundamental contar com o suporte de um profissional qualificado, como a psicóloga Maristela, que pode ajudar na identificação das causas e na construção de novos padrões emocionais e comportamentais.



Perfil do dependente afetivo:




Na psicologia consideramos como dependente aquele indivíduo que não desenvolveu sua autonomia afetiva de forma adequada. 

Costumeiramente depositam a tomada de decisões de sua vida pessoal nas mãos do outro (escolha de roupas, corte de cabelos, cursos, etc).


É comum que não meçam esforços para agradar o outro, chegando ao ponto de sofrer prejuízos, para obterem pequena ou nenhuma gratificação.

Na sua concepção, um relacionamento saudável é aquele onde um vive somente para o outro, ignorando ou diminuindo a importância das outras instâncias da vida. deste modo, deixam de ser produtivos, abrem mão de outras gratificações e/ou colocam-se em risco pela pessoa amada.


Outra característica importante do dependente é a cegueira emocional: ele tende a ignorar a rejeição (velada ou manifesta) da outra parte. 

Quando rejeitado, costuma amplificar os mecanismos de vinculação, buscando resgatar a relação afetiva mesmo à custa de grandes sacrifícios. 

Sua autoestima está tão comprometida, que ele não consegue enxergar a si mesmo como uma pessoa, com desejos, necessidades e vontades próprias. Tudo o que deseja, tem alguma relação com seu parceiro afetivo.

Motivos da dependência emocional


Vivemos um momento sócio-histórico que supervaloriza as relações afetivas, mesmo que passageiras. Podemos observar este fenômeno nas letras de músicas, no filmes, novelas e seriados, que colocam a felicidade afetiva como o maior bem que um indivíduo pode ter.

Neste contexto, ficar sozinho é visto como algo "anormal" (o que é uma grande falácia, pois existem pessoas que vivem muito bem sozinhas).


Dependência ou felicidade?


Esta cultura da "felicidade amorosa a qualquer custo", leva algumas pessoas mais sensíveis a colocarem o sentido de sua vida nos relacionamentos.

Quando encontram alguém, acreditam piamente que devem abrir mão de todos os outros interesses para investir seus recursos afetivos exclusivamente na relação, muitas vezes exigindo que o outro faça o mesmo.

O medo da solidão também é outro fator que pode colaborar para colocar algumas pessoas em estado de dependência afetiva. 

Existem momentos em que é importante que a relação seja partilhada, mas em outros é fundamental que a individualidade seja mantida, para garantir a qualidade da relação.


Como lidar com a dependência emocional


Uma das formas de elaborar a dependência afetiva é exercitar o autoconhecimento, a assertividade e desenvolver as habilidades sociais, que podem colaborar para desenvolver o senso de autonomia.


Buscar a compreensão dos motivos que te levam alguém a ser dependente pode facilitar o resgate da autoestima, levando o indivíduo a olhar mais para si mesmo, sem a necessidade imperiosa do olhar constante do outro sobre si.


Tratamento Psicológico para Dependência Emocional

A psicóloga sp Maristela é uma profissional experiente que pode ajudar no tratamento da dependência emocional. 

A partir de técnicas terapêuticas, como a psicoterapia cognitivo-comportamental e acolhimento humanizado, é possível trabalhar as crenças limitantes e promover a construção de novos hábitos saudáveis e positivos.

Além disso, a psicóloga pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com as emoções, como a ansiedade e o medo do abandono, que muitas vezes alimentam a dependência emocional. 

Com o acompanhamento da psicóloga sp Maristela, é possível encontrar caminhos para uma vida mais equilibrada e plena.

Em resumo, a dependência emocional é um problema que pode afetar a qualidade de vida e o bem-estar emocional das pessoas. 

A psicóloga Maristela é uma profissional capacitada para ajudar no tratamento desse transtorno, utilizando técnicas terapêuticas que visam a ressignificação dos padrões comportamentais e emocionais do paciente. 

Se você está passando por esse tipo de dificuldade, é importante buscar ajuda de um profissional qualificado para encontrar novos caminhos e viver de forma mais saudável e plena.


Psicologa sp São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta.Como agendar consulta com Psicóloga: