psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

06 dicas para identificar as pessoas manipuladoras


06 dicas para identificar as pessoas manipuladoras


Sabe aquela pessoa "fofa", que todo mundo adora, e que ninguém tem nada do que se queixar?

Pode ser uma pessoa sincera, muito virtuosa realmente, mas, também pode ser uma pessoa usando técnicas de manipulação muito inteilegentes que quase ninguém irá desconfiar.

Consideramos como manipulação as manobras comportamentais que induzem outra pessoa a realizar seus desejos.

Existem várias técnicas de manipulação, usadas de acordo com a vítima, o interesse e o momento.

Algumas frases são padronizadas no jargão das pessoas manipuladoras:


  1.  " Eu só fiz isso porque você fez aquilo"
  2. " O que fiz, fiz para o seu bem"
  3. " Estou nesta situação deplorável por culta sua"
  4. " Sem mim, você não conseguirá ir muito longe"
  5. " Você precisa da minha ajuda, deixe-me ajudar você e você será mais feliz"
  6. " Seus amigos não te valorizam como eu"
  7. " Você está cada vez mais sozinho(a), deixe-me acolher você"
  8. " Ninguém te ama mais que eu"
  9. " Você não é capaz de ......"
  10. " Eu me sinto muito culpado por.....(algo que sabe-se não é culpa de quem assume)"


Observe que as pessoas manipuladoras usam as palavras certas para inverter o ônus da culpa, fazendo você acreditar que é o único responsável pela situação caótica do momento.

06 dicas para identificar as Pessoas manipuladoras


1. O Falso Acolhimento

Também podem usar a técnica do falso acolhimento, fazendo você sentir-se desamparado, para gerar um falso vínculo de confiança nelas. Uma vez que você deposita sua fé nestas pessoas, fica refém da sua boa-vontade, que nem sempre estará disponível.

Você certamente já ouvir falar de pessoas que começaram relacionamentos ruins em momentos que estavam fragilizadas emocionalmente. Estas pessoas certamente foram vítimas da maldade de pessoas manipuladoras, que, sem ter a menor intenção de acolher, queriam mesmo se aproveitar das pessoas fragilizadas para obter vantagens.

Outra situação muto comum utilizada pelos manipuladores é socorrer alguém em um momento funesto, e mais tarde cobrar isso de forma desproporcional.


2. A técnica do elogio excessivo

Fico impressionada ao perceber como as pessoas caem no conto do elogio.

Sempre desconfie dos elogios gratuitos e apressados e exagerados, especialmente de pessoas que você não tem tanto envolvimento.

O elogio é uma técnica muto utilizada, pois bate diretamente na autoestima das pessoas, e quem não quer se sentir elogiado?


3. A Inocência do pobre coitado sofredor

A pessoa manipuladora pode usar a técnica do vitimismo, ue infelizmente, convence tanto quanto o elogio.
Por exemplo: no trabalho, o manipulador pode alegar que não está enxergando muto bem, seus olhos doem quando focaliza a tela, e assim, chamar a atenção de pessoas de boa-fé, que se oferecerão para ajudá-lo a trminar a tarefa. 
Portanto, muito cuidado com pessoas que se queixam de tudo. Algumas podem estar usando a queixa como desculpa para não cumpri sua obrigação.

4.Mudam de assunto de forma sutil

Os manipuladores não gostam de confronto. No imaginário adoecido que cultivam, são eles que ditam as regras do jogo e não os outros. Sendo assim, quando um assunto os desagrada, mudam subitamente de assunto, distorcendo o ônus da culpa, e fazendo a vítima se sentir culpada por erros que foram seus.

A dica aqui é bem clara: quando alguém começar a desconversar, deixe caro que você notou essa manobra e retome o assunto original.

5. Falta de clareza

esta técnica de manipulação é muito comum em alguns meios de comunicação, e discursos de celebridades políticas, artísticas, empresariais e esportivas. Já notaram que as vezes o jornalista faz uma pergunta direta, e o entrevistado tangencia? 

Pois bem, isso é fata de clareza, é fingir que não ouviu, ou não entendeu a pergunta e usa uma resposta que em nada se relacina com a pergunta.

6. Falsa Bondade e virtude extrema

Poucas pessoas conseguem concordar comigo a curto prazo neste quesito, mas infelizmente isto tem acontecido com mais frequencia do que eu gostaria de relatar.

Algumas pessoas manipuladoras querem realmente ajudar, para obter vantagens posteriores, ou atenção social; querem os holofotes, querem não apenas se sentirem importantes perante o outro, como querem mostrar que o outro não vai muto longe sem sua ajuda caridosa e dedicada.


Como Lidar com pessoas manipuladoras?

Mantenha a mente aberta.

  • Desconfie dos comportamentos gratuitos, das pessoas desinteressadas, dos amores súbitos, das propostas monetárias muto fáceis.
  • Esteja sempre pronto a questionar, perguntar, e compreender as atitudes alheias;
  • Diga não para as propostas que lhe parecem estranhas;
  • Não assuma culpa e fracassos alheios. 
  • Cada um responde por seus atos.

Leia também: 

  1. Pessoas manipuladoras 50 formas de identificá-las


A psicóloga pode ajudar as pessoas a identificar o sofrimento causado por pessoas manipuladoras através de sessões de terapia, onde será possível explorar as dinâmicas de relacionamento da pessoa e identificar os padrões de comportamento manipulador por parte do outro indivíduo. 

Com técnicas terapêuticas específicas, a psicóloga pode ajudar a pessoa a compreender melhor as suas próprias emoções e necessidades, e a desenvolver estratégias para lidar com a manipulação de forma mais saudável e assertiva. 

Além disso, a psicóloga também pode fornecer suporte emocional e ajudar a pessoa a recuperar a confiança e a autoestima após ter sido vítima de manipulação.

Postar um comentário

0 Comentários