Pular para o conteúdo principal

Pessoas manipuladoras

Algumas frases clichês


 " Eu só fiz isso porque você fez aquilo"

" O que fiz, fiz para o seu bem"

" Estou nesta situação deplorável por culta sua"

" Sem mim, você não conseguirá ir muito longe"

" Você precisa da minha ajuda, deixe-me ajudar você e você será mais feliz"

" Seus amigos não te valorizam como eu"

" Você está cada vez mais sozinho(a), deixe-me acolher você"

" Ninguém te ama mais que eu"

" Você não é capaz de ......"

" Eu me sinto muito culpado por.....(algo que sabe-se não é culpa de quem assume)"


Pessoas manipuladoras









Artigo publicado no Site do Hospital Santa Mônica, reproduzido na íntegra. Todos os direitos de reprodução e divulgação são reservados para o Site: https://hospitalsantamonica.com.br/pessoas-manipuladoras-como-saber-se-voce-esta-lidando-com-uma/

***** COMEÇO******

"Pessoas manipuladoras enxergam outros indivíduos como fantoches e constantemente tentam mudar nosso modo de pensar ou agir. O manipulador utiliza diferentes artimanhas para induzir, moldar e conduzir o comportamento daqueles que estão ao seu redor, com o intuito de obter benefícios próprios.

Sem dúvida, relacionar-se com quem apresenta essa personalidade traz prejuízos à sanidade mental e deve ser evitado. Entretanto, muitas vezes, reconhecer uma pessoa manipuladora não é tão fácil, já que a vítima pode não perceber a manipulação.

Por isso, preparamos este post para ajudar você a identificar e lidar com essas pessoas. Continue a leitura para saber mais!

Quais os hábitos de pessoas manipuladoras?

Existem diversos hábitos que podemos identificar em pessoas manipuladoras, e por isso, colocamos os principais para ajudar a você nessa questão. Confira!

Mostram-se inocentes

Um indivíduo manipulador sempre se desvia da culpa diante de determinadas situações e encontra justificativas para seus atos. Além disso, modifica a verdade com o intuito de parecer a vítima.

Todas essas atitudes são voltadas para que você acredite na inocência dele. Por exemplo, se alguém condena o comportamento de uma pessoa manipuladora, ela dirá que o erro está em quem depositou grandes expectativas sobre suas condutas.

Mudam de assunto várias vezes

Ao perceberem que estão errados sobre alguma coisa, os manipuladores trocam de assunto para não terem que admitir isso. Desse modo, durante uma conversa, é normal que a discussão mude de rumo apenas com a intenção de evitar ao máximo a exposição da realidade dos fatos.

Dizem meias verdades

Pessoas manipuladoras moldam a verdade e assim fazem com que seu discurso e ações parecem estar corretos. Isso significa que a argumentação utilizada é construída a partir da omissão de informações e criação de uma nova concepção.

Com isso, conseguem convencer, bem como legitimar suas queixas para aqueles que estão ao seu redor.

Induzem a pessoa à culpa

Quem está acostumado a manipular sabe perfeitamente o que fazer para que outro indivíduo sinta culpa mesmo sem tê-la. Novamente, alega-se inocência, fraqueza e problemas para inverter a situação e tirar a sobrecarga de si.

Como lidar com essas pessoas?

Agora que você sabe identificar os hábitos de pessoas manipuladoras, é importante aprender como lidar com essas pessoas para que você não sofra com esse problema. Por isso, continue a leitura

Mantenha distância

O melhor a se fazer ao perceber pessoas manipuladoras é manter uma saudável distância delas, ainda mais se você não sabe lidar bem. Tente se envolver de maneira mais próxima somente se houver necessidade disso.

Use o tempo a seu favor

É fundamental não aceitar de imediato as propostas e ideias de quem tenta manipular você. Dessa forma, evite responder o manipulador com rapidez para que haja tempo de pensar e analisar bem a situação em que se está inserido.

Reflita também sobre a possibilidade de afastamento caso perceba que a relação tem efeitos negativos na sua vida.

Saiba dizer não

Para dizer não aos manipuladores você deve adotar uma postura firme que comprove sua autoridade e mostre à pessoa que ela não tem o domínio de tudo. No entanto, voltar atrás na decisão dificultará essa demonstração.

Elenque as consequências

Quando uma pessoa manipuladora não aceita seu posicionamento, apontar as consequências disso fará com que ela repense seus atos, o que a limitará mais.

Conheça os próprios limites

Ao conhecer os seus limites você poderá reconhecer quando está sendo manipulado e não permitirá tudo o que é imposto constantemente por aquele que tem o prazer em manipular.

E aí, gostou deste post? Então, compartilhe-o em suas redes sociais para que outras pessoas também saibam identificar quando convivem com alguém que manipula! "


***************FIM**********

Leia também: 50 formas de identificá-las

Comentários

psicologa sp

●Perguntas que o psicólogo faz na primeira consulta

  ❖Psicoterapia  EM SP CONSIDERANDO que toda a ação da(o) psicóloga(o) demanda um  raciocínio psicológico, caracterizado por uma atitude avaliativa, compreensiva, integradora e contínua,  que deve orientar a atuação nos diferentes campos da Psicologia e estar relacionado ao contexto que origina a demanda.  (Fonte:  Diário Oficial da União )  Para que serve um Psicólogo? Para conversar. Mas conversar sobre o que? Como?  De que forma ocorre esta conversa?  Falar que o Psicólogo serve "apenas para conversar" é um reducionismo da nossa profissão. Não servimos apenas para "conversar". Nosso trabalho vai MUITO ALÉM DA CONVERSA.  Trata-se de uma escuta técnica, treinada para identificar pontos problemáticos no discurso do cliente, e apontar soluções que sejam efetivas para seu caso . Não é, nem de longe, uma conversa como a que que temos com nossos amigos. Isto que dizer que cada vírgula, cada pausa, cada respiração, cada movimento do cliente é analisado junto com o discur

psicologa sp

● Psicóloga por Whatsapp: como marcar uma sessão psicologos online

● Psicóloga por Whatsapp: como Agendar uma sessão psicólogos online psicologos online Se você quer fazer terapia mas não quer sair de casa para vir ao consultório , podemos realizar a terapia online, afinal: Fazer terapia é sempre muito bom.  Pode ajudar a resgatar a serenidade, o bem estar, promovendo a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.  Você passa a viver um dia de cada vez, podendo resgatar a serenidade perdida pelas estradas tortuosas das preocupações que geram ansiedade e das desesperanças que geram depressão. Algumas pessoas têm receio de procurar psicólogos, por medo de serem julgados, mal avaliados, excluídos, segregados, e saírem pior do que entram. Nada disso pode acontecer. Bons psicólogos JAMAIS farão julgamento, críticas, grosserias, perguntas inoportunas, abordarão assuntos desconfortáveis, ou causarão algum tipo de constrangimento ao cliente, afinal, nossa missão é promover o bem-estar dentro do ambiente terapêutico (isso inclui o ambiente virtual). Busque

Postagens mais visitadas

Psicóloga SP Avenida Paulista


Psicólogos Avenida Paulista
Acolhimento humanizado Psicóloga SP
Maris V Botari
Terapia Online e presencial
Av. Paulista, 2001 - Bela Vista
São Paulo - SP, 01311-931