Psicóloga e terapia para Idosos

Psicóloga e terapia para Idosos

 Psicóloga e terapia para Idosos

Se você, ou algum idoso muito especial está  passando por momentos dolorosos, sentindo-se incompreendido(a), triste, apático, achando que a vid não tem sentido,  a Psicóloga sp Maristela convida para iniciar uma terapia ou continuar um tratamento psicológico.

A psicóloga que trabalha com idosos deve ter sensibilidade para compreender as experiências e necessidades específicas dessa fase da vida, além de habilidades terapêuticas para ajudar os pacientes a enfrentar seus desafios de maneira positiva e construtiva.

Psicóloga Sp Maristela é profissional que se interesse pela Saúde Mental e qualide de vida dos idosos.

Diferencial: Maristela trabalhou com a população de idosos entre 1996 e 2014. Conheça sua Experiência profissional.

Psicologia geriátrica ou Psicogerontologia. 

Essa especialidade foca nos aspectos psicológicos do envelhecimento, ajudando os idosos a lidarem com desafios emocionais, mudanças na vida e questões de saúde mental que podem surgir nessa fase da vida.

Quem é o novo idoso?

Você se lembra daquela imagem do idoso usando bengala, da vovó com seu xale e coquinho branco fazendo tricô? Do vovô cochilando no sofá?

Se você tem esta imagem na memória, substitua-a pelo novo idoso.

Os Idosos da atualidade são pessoas produtivas, dinâmicas, bonitas, bem resolvidas, saudáveis, que querem ser feliz, e buscam sua valorização como pessoas.

Embora, a grande maioria ainda esteja disponível para ajudar seus filhos, netos e conhecidos, é fundamental que sejam respeitados em seus direitos, e que que procurem ter uma vida com qualidade.

Isto faz com que busquem ajuda emocional para lidar com os desafios que esta fase da vida tras.


Psicóloga e terapia para Idosos
O Novo idoso precisa ter qualidade de vida, isso inclui boa alimentação, lazer e entretenimento, medicina preventiva, prática esportiva e claro: TERAPIA


O "novo idoso" é uma expressão que descreve uma mudança na percepção e na realidade do envelhecimento na sociedade contemporânea. 

Esse termo se refere a uma geração de pessoas idosas que desafiam estereótipos tradicionais associados à velhice. 

Aqui estão alguns aspectos-chave do "novo idoso":

Atividade e Vitalidade: 

Os idosos de hoje tendem a ser mais ativos, engajados e interessados em manter um estilo de vida saudável. Muitos permanecem ativos fisicamente, praticando exercícios, participando de atividades sociais, viajando e explorando novos hobbies.

Longevidade e Saúde: 

Avanços na medicina, acesso a cuidados de saúde e uma maior conscientização sobre a importância do autocuidado contribuíram para uma vida mais longa e saudável para muitos idosos.

Tecnologia: 

O "novo idoso" muitas vezes abraça a tecnologia. Eles usam smartphones, redes sociais e outras ferramentas tecnológicas para se manterem conectados, aprender coisas novas e acessar informações.


Muitos idosos de hoje valorizam sua independência e buscam maneiras de permanecerem autônomos o máximo possível, seja morando sozinhos, em comunidades planejadas para idosos ou com apoio familiar e comunitário.

Aprendizado Contínuo: 

Essa geração tende a valorizar o aprendizado ao longo da vida. Buscam novos conhecimentos, frequentam cursos e participam de atividades que estimulam seu intelecto e criatividade.

Envelhecimento Ativo: 

O conceito de "envelhecimento ativo" destaca a importância de manter-se engajado, tanto mental quanto fisicamente, e de se envolver em atividades que promovam o bem-estar geral.

Desafios Únicos: 

Apesar desses aspectos positivos, o "novo idoso" também enfrenta desafios, como questões de saúde mental, dificuldades financeiras e a necessidade de se adaptar a mudanças sociais e tecnológicas rápidas.

O "novo idoso" representa uma mudança na maneira como a sociedade vê e lida com o envelhecimento, desafiando noções anteriores de que a velhice é apenas um período de declínio. 

Essa nova abordagem enfatiza a importância de valorizar e apoiar os idosos, reconhecendo suas contribuições para a sociedade e respeitando suas escolhas e desejos individuais.

Como a psicóloga pode ajudar o idoso?

A psicóloga sp Maristela tem experiência em lidar com uma variedade de questões enfrentadas pelos idosos, como solidão, depressão, ansiedade, perda de entes queridos, questões de saúde, adaptação a mudanças físicas e emocionais, entre outros desafios.

Seu trabalho inclui:

Terapia IndividualTerapia de casal aconselhamento para lidar com perdas, estratégias para lidar com transtornos cognitivos ou demências, além de orientação para familiares e cuidadores. 

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos idosos, promovendo o bem-estar emocional e psicológico.


Não é necessário ter um diagnóstico. 


Todas as pessoas podem se beneficiar da Psicoterapia, ou apenas uma consulta avulsa com a Psicologa.
desde aquelas que precisam de uma ajuda emocional para tomar decisões simples, até aquelas com demandas mais complexas

Beneficios da terapia para os idosos

A terapia pode oferecer uma variedade de benefícios significativos para os idosos:

Manutenção da Saúde Mental: 

A terapia pode ajudar a lidar com questões emocionais e mentais, como ansiedade, depressão, solidão e estresse, promovendo um estado emocional mais saudável.

Melhoria na Qualidade de Vida: 

Ao lidar com os desafios típicos do envelhecimento, os idosos podem aprender a adaptar-se melhor às mudanças, reduzindo o impacto negativo dessas transições.

Estímulo Cognitivo: 

Algumas terapias podem incluir exercícios mentais que estimulam a cognição, ajudando a preservar as funções mentais e a capacidade de concentração.

Suporte para Lidar com Perdas: 

À medida que envelhecemos, é comum enfrentar perdas, como a morte de entes queridos, aposentadoria, entre outros. A terapia pode ser um espaço para lidar com o luto e encontrar maneiras saudáveis de seguir em frente.

Aumento da Autoestima e Autoaceitação: 

A terapia pode ajudar os idosos a se aceitarem e valorizarem mais, superando questões de autoimagem e autoestima prejudicadas por mudanças físicas ou de vida.

Desenvolvimento de Habilidades de Enfrentamento: 

Aprender estratégias para lidar com o estresse, a solidão ou outras dificuldades pode fortalecer a capacidade de enfrentar os desafios diários.

Promoção de Relacionamentos Interpessoais: 

Terapia pode fornecer um ambiente de apoio, permitindo que os idosos compartilhem experiências e construam novos relacionamentos.

Melhoria da Adesão ao Tratamento Médico: 

Idosos que participam da terapia podem estar mais propensos a seguir recomendações médicas, incluindo adesão a medicamentos e estilo de vida saudável.

Prevenção de Problemas de Saúde Mental: 

A terapia pode identificar precocemente sinais de problemas de saúde mental, permitindo intervenções precoces para prevenir complicações mais sérias.

Em geral, a terapia oferece um espaço seguro e acolhedor para os idosos explorarem suas emoções, pensamentos e preocupações, proporcionando suporte e ferramentas para viver uma vida mais satisfatória e significativa.

Psicóloga e terapia para Idosos - preços

R$ 85,00 - Consulta Individual.
Frequencia: Esporádica, semanal, quinzenal

Psicóloga sp Maristela Vallim Botari - CRP-SP 06-121677

Contato:

Email: contato@psicologa-sp.com.br
Whatsapp (11) 95091-1931
Canal Youtube



Psicologa sp Maristela,  Agende uma sessão com Psicóloga Acolhimento humanizado Você não precisa enfrentar tudo sozinho. A Psicoterapia pode ajudar as pessoas atravessam momentos de angústia, depressão e ansiedade, por meio da escuta acolhedora e das técnicas de intervenção Psicoterapêuticas, com o objetivo de reduzir a ansiedade momentânea. ● Como agendar uma sessão com a *Psicóloga SP* Muito fácil. Pensando no seu bem estar emocional, e na praticidade da vida moderna, disponibilizamos a agenda online da Psicóloga, onde é possível agendar um atendimento


Psicóloga SP: com mais de 12 anos de experiência profissional acolhendo pessoas da terceira idade, utilizando as seguintes Abordagens:
  • Acolhimento Humanizadovisa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.
  • Introdução a NeuroPsicologia
  • Teoria do Amor de Steinberg - Aplicada a terapia de casais
Psicóloga presencial em SP:  O consultório da Psicóloga SP fica localizado na: 
    Avenida Paulista, 2001 - cj 1911 - Bela Vista - São Paulo/SP - CEP 01311-931. Próximo do Metrô Consolação e Trianon Masp.

    O atendimento também pode ser com a Psicóloga Online, por whatsapp.

    Os agendamentos de consultas podem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo).

     Agendamentode consulta com psicologa sp

    terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp
    Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta
    Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, entre em Contato com a Psicóloga sp.




    Missão: 

    Proporcionar um ambiente seguro e confidencial para que os clientes, incluindo os idosos, possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, buscando caminhos que conduzam a uma vida mais saudável e satisfatória na terceira idade.

    Visão: 

    A abordagem é adaptada às necessidades dos idosos para superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais associados ao processo de envelhecimento.

    Valores: 

    A psicóloga está dedicada a proporcionar um ambiente de apoio, empatia e compreensão a cada pessoa, incluindo os idosos, que busca seus serviços. 

    O compromisso com a melhoria da qualidade de vida na terceira idade é uma prioridade, refletindo-se nos valores éticos que guiam o atendimento.

    Tratamentos Psicológicos mais frequentes:

    Na prática psicológica voltada para o público idoso, é comum abordar uma variedade de desafios emocionais que podem surgir ao longo do envelhecimento. 

    Dentre os tratamentos psicológicos mais frequentes para essa faixa etária, destacam-se:


    1. Ansiedade na Terceira Idade:


    Muitos idosos enfrentam ansiedades relacionadas a mudanças na saúde, adaptação a novos ambientes ou a perda de entes queridos.


    O tratamento visa oferecer estratégias para lidar com esses desafios e promover um estado emocional mais equilibrado.


    2. Depressão em Idosos:

    A depressão é uma preocupação significativa na terceira idade, frequentemente relacionada a alterações nas circunstâncias de vida, isolamento social ou condições médicas.


    A intervenção psicológica foca na identificação de gatilhos, no fortalecimento de recursos emocionais e na promoção de uma perspectiva mais positiva.


    3. Dificuldade de relacionamentos


    Os idosos podem enfrentar desafios nas relações familiares e de amizade.
    O tratamento psicológico concentra-se em melhorar as habilidades de comunicação, resolver conflitos e fortalecer os vínculos interpessoais, contribuindo para relações mais saudáveis.


    4. Problemas Familiares:

    Questões familiares podem surgir na terceira idade, como dinâmicas familiares complexas ou mudanças nos papéis familiares. 

    A psicoterapia busca oferecer suporte para lidar com essas situações, promovendo um ambiente familiar mais harmonioso.


    5. Problemas no relacionamento amoroso

    Relacionamentos amorosos na terceira idade podem enfrentar desafios únicos.

    A intervenção psicológica busca fortalecer a comunicação e promover uma compreensão mais profunda entre os parceiros, possibilitando relacionamentos mais satisfatórios.


    6. Problemas no Trabalho na Aposentadoria:

    A aposentadoria pode desencadear questões relacionadas ao propósito e à identidade.

    O tratamento psicológico ajuda os idosos a explorar novas fontes de significado e satisfação na aposentadoria, promovendo um ajuste emocional positivo.


    7. Dificuldade de socialização/Fobia Social

    Alguns idosos podem enfrentar dificuldades em se socializar, seja devido a fatores como a perda de amigos ou receios sociais.

    A intervenção psicológica trabalha no desenvolvimento de habilidades sociais e na redução da ansiedade social, facilitando uma maior participação na comunidade.

    8. Dependência Emocional

    A dependência emocional pode se manifestar de diversas formas.

    A psicoterapia foca na promoção da autonomia emocional, fortalecendo a capacidade do idoso de lidar com suas próprias emoções e tomar decisões independentes.

    Ao abordar esses temas com uma abordagem sensível e personalizada, os tratamentos psicológicos destinados aos idosos visam melhorar a qualidade de vida, promover o bem-estar emocional e facilitar um envelhecimento mais saudável e gratificante.

    Perguntas frequentes sobre Psicologos, terapia e Psicologia

      Como Funciona 1ª sessão de Psicoterapia?

      É onde a Psicóloga SP começa a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes.

      O que a Psicóloga pergunta?

      Aqui estão algumas questões que a psicóloga sp Maristela costuma explorar durante a primeira sessão:

      1. Quais situações ou desafios atuais estão causando impacto em sua vida, como ansiedade, depressão, estresse, ou outros?

      2. Como esses desafios têm influenciado suas atividades diárias e sua rotina?

      3. Há quanto tempo você percebe esses sintomas ou enfrenta essas dificuldades?

      4. Você tem alguma suspeita ou ideia sobre as possíveis causas por trás desses problemas?

      5. Pode compartilhar um pouco sobre como está sua vida emocional no momento?

      6. Quais são os principais obstáculos ou desafios que você identifica em áreas como trabalho, relacionamentos ou outras esferas importantes de sua vida?

      7. No que diz respeito ao estresse, como você costuma lidar com ele e que estratégias já experimentou para enfrentar seus problemas?

      Essas perguntas buscam proporcionar um entendimento mais profundo das experiências e desafios específicos enfrentados pelo cliente, permitindo que a psicóloga Maristela possa orientar o tratamento de maneira mais personalizada e eficaz.


      Quais os beneficíos da Terapia?

      A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.
      Limites de atuação: o que a Psicóloga não consegue atender

      Postar um comentário

      0 Comentários