Para alguém que está buscando Indicação de Psicóloga ou psicólogo pela primeira vez, pode ser desafiador avaliar a qualidade do profissional apenas pelos resultados observáveis na internet. Entendemos que pode ser dificil Reconhecer Bons psicólogos.
Como em tudo na vida, as aparencias podem enganar.
Embora seja comum buscar informações sobre psicólogos online, é importante lembrar que nem sempre os resultados visíveis na internet refletem completamente a qualidade do profissional
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Mas estes critérios nem sempre ajudam
A escolha de um psicólogo envolve uma combinação de fatores pessoais, profissionais e logísticos.
Além da empatia e do vínculo terapêutico, que são fundamentais, é importante considerar também fatores como o valor das sessões, alocalização do consultório em relação à sua residência ou trabalho, a disponibilidade de horários que se adequem à sua rotina, a abordagem terapêutica utilizada pelo psicólogo e a variedade de serviços oferecidos, como Terapia Presencial SP, ou Psicóloga Online, Terapia Individual, Terapia de Casal, Psicóloga Infantil
Psicóloga em SP : Como encontrar bons Psicólogos.
Nada mais justo que você procurar bons Psicólogos para começar ou retomar sua Psicoterapia.
Você pode buscar Psicóloga SP, terapia online ou presencial em SP, Psicólogo Particular em SP, e encontrar a terapia certa para você, que pode ser individual ou de casal.
Para conseguir um bom Psicólogo é necessário que você estabeleça os parâmetros corretos.
A busca começa pela Internet, claro. Vá ao buscador e digite: como encontrar bons Psicólogos em SP.
Sua busca resultou em diversos resultados.
Os Psicólogos de São Paulo oferecem Psicoterapia para adultos, terapia para crianças, Terapia de casal, etc.,
São profissionais que ajudam desde um simples bate-papo, até questões altamente complexas.
É justamente esta variedade de ofertas que dificulta a escolha, pois diante das muitas abordagens oferecidas, fica difícil saber qual é a melhor.
Como saber se o Psicólogo é bom?
Indicação pode ajudar, mas
Um Psicólogo pode ser bom para seu vizinho, mas não para você, da mesma forma que um alimento pode agradar de alguns e outros não.
Embora muitos entendam que o conceito de "bom" varie de pessoa para pessoa, alguns critérios são regulares e universais.
Realizar uma primeira sessão com a Psicóloga para conhecer o psicólogo pessoalmente também podem ser passos importantes para tomar uma decisão informada sobre o profissional que melhor atende às suas necessidades e expectativas.
O que esperar de um bom psicologo
Bons Psicólogo geralmente uma agenda concorrida, ou seja, pode ser dificil conseguir uma vaga, ou mesmo remarcar uma consulta.
Alguns dos melhores Psicólogos SP atendem em média de 10 a 16 pessoas por dia.
Empatia: colocar-se no lugar de quem busca psicologos pela primeira vez.
A escolha do local também pesa, afinal, o psicólogo comprometido com sua profissão investe em um lugar de fácil acesso, limpo, organizado e simples, que nao deixe o paciente desconfortavel por ser um ambiente descuidado, nem constrangido por excesso de luxo e ostentação.
Vai se colocar à sua disposição para ouvir sua história de vida, mas não poderá emitir opiniões sobre o que é certo ou errado;
A função do Psicólogo é fazer o paciente pensar, e não pensar por ele (isto seria controlar, conduzir, invadir a autonomia e fragmentar o paciente).
Os melhores Psicólogos cometem erros mas oferecem reparações sempre que possivel, sem nenhum constrangimento. e de cabeça erguida. Ao assumir um erro, o Psicólogo está mostra que errar faz parte de qualquer trabalho.
O Bom Psicólogo orienta o paciente sobre o que fazer quando estiver indisponível.
Psicólogos éticos serão muito claros quando não puderem conduzir algum trabalho, sem propor que contrariem a ética.
Recomenda-se encaminhar para outro local que ofereça o serviço adequado à necessidade do cliente.
O Bom psicólogo será claro com relação à preços e formas de pagamentos. Certamente será empático e nunca será antipático.
Vantagens de escolher um bom Psicólogo
Os Psicólogos realmente comprometidos têm como objetivo para a promoção do bem estar emocional e social dos pacientes.
- Proporcionar ao cliente condições para a manutenção ou recuperação de sua saúde emocional (tratamento)
- prevenir de recaídas (fortalecimento psíquico).
- Aprimorar conhecimentos sobre os principais problemas afetivo-emocionais;
- Atender com ética, transparência e responsabilidade;
- Demonstrar um genuíno interesse pelas pessoas;
- Respeitar a história de vida do paciente;
- Buscar novas formas de atendimento constantemente;
- Deixar o cliente a vontade para falar expor suas queixas;
- Oferecer um atendimento humanizado, focado na necessidade da pessoa(Atendimento centrado na pessoa);
- Ensinar o paciente a diagnosticar situações de ansiedade e estresse;
- Favorecendo a emissão de comportamentos mais saudáveis,
- Auxiliar o paciente a promover mudanças em si mesmos e talvez, no meio em que vivem.
- Orientar o paciente a emitir comportamentos mais saudáveis.
O que evitar na escolha do Psicólogo
O puffery é uma prática comum no marketing que consiste em utilizar linguagem exagerada e superlativa para promover um produto ou serviço.
Essas afirmações, embora possam parecer enganosas, geralmente não são consideradas falsas em um sentido legal, pois são vistas como opiniões ou elogios exagerados, e não como fatos que podem ser comprovados.
O problema: A linha entre o puffery aceitável e a publicidade enganosa é tênue e pode ser difícil de definir.
Exemplos comuns de puffery:
- "O carro mais rápido do mundo."
- "O café mais saboroso que você já experimentou."
- "A melhor pizza da cidade."
Por ser contrario ao Código de ética do Psicólogo, que proíbe terminantemente a propaganda enganosa.
O artigo 38 do Código de Ética Profissional do Psicólogo veda ao psicólogo:
a) Utilizar o preço do serviço como forma de propaganda;
b) Participar como psicólogo de quaisquer atividades através dos meios de comunicação, em função unicamente de autopromoção;
c) Fazer previsão taxativa de resultado;
d) Propor atividades e recursos relativos a técnicas psicológicas que não estejam reconhecidos pela prática profissional.
O puffery na Propaganda do psicólogo pode representar:
- Violação ao princípio da boa-fé: O puffery fere o princípio da boa-fé objetiva, pois o fornecedor induz o consumidor a uma falsa expectativa sobre o produto.
- Deslealdade concorrencial: A prática do puffery pode gerar uma concorrência desleal, prejudicando empresas que adotam práticas mais transparentes.
- Vulnerabilidade do consumidor: O consumidor, muitas vezes, não possui conhecimento técnico suficiente para avaliar a veracidade das informações contidas na publicidade, o que o torna mais vulnerável a práticas abusivas.