Pular para o conteúdo principal

Dependência Emocional: o que é e como lidar


Dependência Emocional: o que é e como lidar

Pensar na pessoa amada é esperado. 
Desejar sua presença é natural. 
Depender é problemático.


Dependência Emocional: o que é e como lidarExiste diferença entre agir com o outro e depender do outro para agir.

A dependência afetiva é um estado subjetivo que se apresenta como "amarras" emocionais. 


Parece que “falta o chão” quando a figura de importância se ausenta, mesmo que por um curo espaço de tempo, ou demonstra algum desinteresse.

Existe uma grande diferença entre agir com o outro e depender do outro para agir.


Perfil do dependente afetivo:


Na psicologia consideramos como dependente aquele indivíduo que não desenvolveu sua autonomia afetiva de forma adequada. 

Costumeiramente depositam a tomada de decisões de sua vida pessoal nas mãos do outro (escolha de roupas, corte de cabelos, cursos, etc).


É comum que não meçam esforços para agradar o outro, chegando ao ponto de sofrer prejuízos, para obterem pequena ou nenhuma gratificação.

Na sua concepção, um relacionamento saudável é aquele onde um vive somente para o outro, ignorando ou diminuindo a importância das outras instâncias da vida. deste modo, deixam de ser produtivos, abrem mão de outras gratificações e/ou colocam-se em risco pela pessoa amada.


Outra característica importante do dependente é a cegueira emocional: ele tende a ignorar a rejeição (velada ou manifesta) da outra parte. 

Quando rejeitado, costuma amplificar os mecanismos de vinculação, buscando resgatar a relação afetiva mesmo à custa de grandes sacrifícios. 

Sua autoestima está tão comprometida, que ele não consegue enxergar a si mesmo como uma pessoa, com desejos, necessidades e vontades próprias. Tudo o que deseja, tem alguma relação com seu parceiro afetivo.

Motivos da dependência emocional


Vivemos um momento sócio-histórico que supervaloriza as relações afetivas, mesmo que passageiras. Podemos observar este fenômeno nas letras de músicas, no filmes, novelas e seriados, que colocam a felicidade afetiva como o maior bem que um indivíduo pode ter.
Neste contexto, ficar sozinho é visto como algo "anormal" (o que é uma grande falácia, pois existem pessoas que vivem muito bem sozinhas).


Dependência ou felicidade?


Esta cultura da "felicidade amorosa a qualquer custo", leva algumas pessoas mais sensíveis a colocarem o sentido de sua vida nos relacionamentos. Quando encontram alguém, acreditam piamente que devem abrir mão de todos os outros interesses para investir seus recursos afetivos exclusivamente na relação, muitas vezes exigindo que o outro faça o mesmo.

O medo da solidão também é outro fator que pode colaborar para colocar algumas pessoas em estado de dependência afetiva. 

Existem momentos em que é importante que a relação seja partilhada, mas em outros é fundamental que a individualidade seja mantida, para garantir a qualidade da relação.


Como lidar com a dependência emocional


Uma das formas de elaborar a dependência afetiva é exercitar o autoconhecimento, a assertividade e desenvolver as habilidades sociais, que podem colaborar para desenvolver o senso de autonomia.


Buscar a compreensão dos motivos que te levam alguém a ser dependente pode facilitar o resgate da autoestima, levando o indivíduo a olhar mais para si mesmo, sem a necessidade imperiosa do olhar constante do outro sobre si.


Popular Posts

Postagens mais visitadas

psicologa sp

● 11 sinais de Ansiedade ● Psicóloga SP

Saiba quais são os 11 sinais de ANSIEDADE. Embora Ansiedade sugira um sentimento ruim, na verdade trata-se de um conjunto de emoções primitivas que têm por finalidade garantir nossa existência. A palavra "Ansiedade" deriva do latim  anxiosus,  e significa "inquieto" A Ansiedade surge sempre de algum incômodo, que se torna preocupação. Esta preocupação ocupa muito da nossa capacidade cognitiva, criando um estado ansioso (ansiedade). Neste estágio, o pensamento pode se tornar paranoide, o que pode colaborar para uma crise de ansiedade generalizada. No entanto, quando estes sentimentos se tornam muito amplos, desproporcionais às circunstâncias, pode indicar um transtorno de ansiedade generalizada. 11 sinais que podem indicam Transtorno de Ansiedade Generalizada 1. Preocupações excessivas; 2. Dificuldade em conciliar\manter o sono e apetite; 3. medos irracionais; 4. tensão muscular; 5. Indigestão, ou problemas gástricos\intestinais; 6. Frio na

Psicóloga Presencial e Online em São Paulo


Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas.

Algumas pessoas que nunca passaram por consulta com psicólogos tendem a idealizar a consulta as vezes de forma negativa e isto causa bastante ansiedade.

Relaxe e venha. Traga para a Psicóloga apenas o que achar válido, afinal o momento é seu.

Se você nunca passou na psicóloga e gostaria de passar agende uma consulta psicológica

Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

  • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
  • Quando você estiver perdido em seus pensamentos, sem conseguir achar uma direção, uma resposta para sua vida;
  • Quando o medo estiver maior que a coragem de enfrentar as dificuldades;
  • Quando estiver com vergonha de ser quem você é;
  • Quando a dor da for muito insuportável;
  • Quando seu sono, seu apetite e seu desejo sexual estiver comprometidos;
  • Quando você for vítima de abuso psicológico....
  • Sim, Talvez seja a hora de buscar Terapia.
Leia mais sobre Terapia

Se você busca indicação de bons Psicólogos em SP, convido você a vir conhecer o trabalho.

É por meio do diálogo que construiremos um bom processo psicoterápico. Sendo assim, aguardo seu agendamento de uma sessão de terapia para que você possa conversar sem pressão.

Agende uma consulta

________________________________________

Coloco-me a disposição para esclarecer suas dúvidas pelo Whatsapp (11) 99984-9910, e deixo um convite explícito para que você venha conhecer meu trabalho como Psicóloga em sp, no Consultório da Vila Mariana.

Tratamento depressão e Ansiedade, Problemas de dificuldade de relacionamento, ligue e pergunte qual o valor da consulta com psicólogo. Terapia online ou terapia presencial
COvid-19: Uso de máscara é obrigatório

Seja você mesmo(a).

Onde fica o consultório de psicologia na vila mariana?

Consultório de Psicologia Vila Mariana está situado quase na entrada do Metrô Ana Rosa, o que facilita o acesso para que busca Psicólogos na Vila Mariana, Paraíso, Chácara Klabin, Vila Clementino, Ibirapuera, Aclimação, Liberdade, Vergueiro, Cambuci, Jardim Paulista etc


Psicóloga em SP. Terapia Online e presencial. Terapia crianças adultos e casais. Psicóloga Convênio Bradesco Amil Sulamérica reembolso. Preço acessível. P, Psicologa