Psicóloga SP fala sobre o Relacionamentos com narcisistas

Relacionamentos com narcisistas costumam ser extremamente desgastantes. 


Relacionamentos com narcisistas



Deixa-me contar a história de um rapaz que buscou ajuda em meu consultório após terminar um relacionamento com uma pessoa narcisista. 

J. sempre se sentiu atraído por pessoas com um senso de confiança e autoestima elevados, e quando conheceu sua última namorada, ficou completamente apaixonado. 

Ela era charmosa, bem-sucedida e cheia de energia. J. sentia-se atraído pela confiança dela, pela maneira como ela se apresentava no mundo.

Mas, aos poucos, a relação começou a se tornar tóxica. Sua namorada era extremamente crítica, manipuladora e constantemente o colocava para baixo. 

Quando J. tentava se expressar e falar sobre seus sentimentos, ela o ignorava ou o acusava de ser fraco.

J. tentou de tudo para agradá-la e manter a relação, mas não importava o que ele fazia, nunca era suficiente. 

Ele se sentia cada vez mais ansioso, confuso e inseguro, e eventualmente, decidiu terminar o relacionamento.

Quando ele veio até meu consultório, estava muito abalado. Sentia-se como se tivesse perdido o controle de sua vida e que não conseguiria superar o término.

Foi aí que começamos a trabalhar juntos. Conversamos sobre suas expectativas na relação e como ele se sentia quando era constantemente colocado para baixo. 

Também falamos sobre os sinais de narcisismo que ele percebia em sua ex-namorada e como eles afetavam a relação.

Com o tempo, J. começou a se sentir mais seguro e confiante. Aprendeu a identificar o comportamento manipulador de sua ex-namorada e a criar limites saudáveis. 

Ele também começou a trabalhar em sua própria autoestima e se viu capaz de estabelecer relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

Aconselho a qualquer pessoa que esteja lidando com uma pessoa narcisista a buscar ajuda psicológica. Pode parecer difícil no início, mas é possível superar essa situação e construir uma vida feliz e saudável. 

A terapia pode ser a chave para essa transformação.

Porém, quando lidamos com um verdadeiro narcisista, é importante buscar ajuda profissional para aprender a lidar com a situação. 

Uma psicóloga pode ajudar a entender o comportamento desse tipo de pessoa e a desenvolver estratégias para lidar com ela de forma saudável e proteger-se de possíveis abusos.

Quem é o Narcisista:

Laplanche e Pontalis salientam que 

O narcisismo primário designa um estado precoce em que a criança investe toda a sua libido em si mesma. O narcisismo secundário designa um retorno ao eu da libido retirada dos seus investimentos objetais”.

 (Laplanche e Pontalis, Dicionário de Psicanálise. 1992: 290).

Antes de falar sobre relacionamentos com Narcisistas, é útil definir o conceito do Narcisismo; De acordo com a Wikipedia:

<<O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida.[4][5]

  • Sigmund Freud publicou um artigo exclusivamente dedicado ao narcisismo, em 1914, chamado Sobre o narcisismo:. Uma Introdução.[8]
  • Em 1923, Martin Buber publicou um ensaio "Ich und Du" (Eu e Você), no qual ele apontou que nosso narcisismo muitas vezes nos leva a se relacionar com os outros como objetos em vez de igual para igual.>>

Fonte: Wikipedia Acesso em 28-01-2019

Na psicologia, entendemos o Narcisista como alguém que se coloca acima das pessoas, de todas as formas possíveis, não apenas ampliando seu autoconceito, como também desmerecendo os outros.

Não há nada errado em gostar de si mesmo, ao contrário: é muito importante que saibamos nos amar, nos valorizar e trabalhar para melhorar a cada dia.

Porém, o narcisista não se limita a isto, uma vez que faltam-lhe: autoconfiança, empatia e compaixão.

Portanto, para que consiga sentir-se bem lança mão de ferramentas de destruição da autoestima alheia, ou seja, como ele não consegue sentir-se bem (embora pareça que está bem), não permite que ninguém sinta-se melhor que ele. 

Exemplos:

Senhor X. " Meu carro é muito bom"
Sr. Narcisista: " O meu é ainda melhor"

Senhora X: "Minha neta passou na FUVEST"
Sra Narcisista: " A minha família inteira estudou na USP"

Senhor X" " Eu emagreci 15 quilos"
Senhor Naricsista: " Se eu quiser, perco 20 quilos em menos de um mês"

Todos somos, em algum grau, narcisistas, porém....o que nos difere das pessoas com TPN (Transtorno da Personalidade Narcisista) é a intensidade do comportamento narcísico que manifestamos e nosso desejo de mudar, melhorar e não cometer novos erros.

O transtorno de personalidade narcisista é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia (fonte, DSM-V)

Ter consciência dos próprios erros é um grande passo.

Relacionamentos com narcisistas 

O Relacionamento com pessoas narcisistas tende a ser difícil, especialmente porque eles (os narcisistas) têm uma forte inclinação a depreciar os outros.

Geralmente, as pessoas sentem-se incomodadas com este tipo de atitude depreciativa.

Não é raro que pessoas vítimas de seus comportamentos abusivos cheguem no meu consultório em busca de uma forma de lidar com as pessoas narcisistas.

Porém, nem tudo o que parece, é, na realidade aquilo que parece.
Embora seja desgastante, nem todas as pessoas abusivas são narcisistas, e com raras exceções, nem todo narcisista é abusivo.

O simples fato de estarmos diante de uma pessoa com atitudes abusivas, não é suficiente para diagnosticá-las como narcisistas. 

Pode ser que este alguém apenas alguém que precise de ajuda emocional para rever seus conceitos e suas atitudes. 

Pode ser alguém que precise de psicoterapia para aprender a tratar melhor as pessoas.

É muito comum que as vítimas de narcisistas sofram de baixa autoestima, ansiedade, depressão e sintomas de estresse pós-traumático. 

É importante entender que o narcisista pode ser muito habilidoso em manipular e controlar as emoções da vítima, fazendo com que ela se sinta responsável pelos abusos sofridos.

Lembro-me de um caso em que um jovem procurou meu consultório em busca de ajuda para lidar com um relacionamento abusivo. 

Ele estava namorando uma garota que o tratava de forma humilhante e desrespeitosa, mas ele se sentia incapaz de deixá-la por acreditar que ela era a pessoa mais importante de sua vida.

Com o tempo, percebi que a garota em questão apresentava comportamentos típicos de um transtorno de personalidade narcisista. Ela se colocava sempre em primeiro lugar, menosprezava os sentimentos e opiniões do namorado e esperava que ele atendesse a todas as suas necessidades sem questionar.

Aconselhei o jovem a manter a  ajuda psicológica e a considerar a possibilidade de terminar o relacionamento. Também o ajudei a compreender que ele não era o responsável pelo comportamento abusivo da namorada e que ele merecia um relacionamento saudável e respeitoso.

No final das contas, ele decidiu terminar o namoro e se dedicar a sua própria saúde emocional. Foi um processo difícil, mas ele aprendeu muito sobre si mesmo e conseguiu se libertar do ciclo de abuso.

Lidar com um narcisista pode ser uma tarefa difícil e dolorosa, mas a psicoterapia pode ajudar a vítima a entender o que está acontecendo e a desenvolver estratégias para se proteger e se recuperar do abuso.

Dormindo com o inimigo

E o resultado disso é um relacionamento abusivo, cheio de regras inflexíveis, apelos absurdos, chantagens emocionais, chegando muitas vezes ao atos de maldade, agressão e violência física.

Psicologicamente falando, o narcisista se entende como um "ser superior". 

Desta forma, ao se relacionar com um narcisista, você corre o risco de ser humilhado o tempo todo, e sempre de formas novas, afinal este torturador mental não mede esforços para criar novos instrumentos de tortura mental.

A retirada do "exército narcísico"

E quando ele se cansa, simplesmente vai embora, em busca de uma nova vítima, que ele considera "um novo desafio".

E justamente porque gostam de "pisar nas pessoas" para que sintam-se bem, eles preferem se relacionar com pessoas que: estão em vulnerabilidade emocional, ou demonstram ter uma personalidade bondosa, ingênua, simples, etc.  

Por que estas pessoas, na sua boa fé, não conseguirão perceber que são tratadas de forma abusiva.

Transtorno da Personalidade Narcísica

Pacientes com transtorno de personalidade narcisista têm dificuldades em regular a autoestima e, por isso, precisam de louvação e afiliações com pessoas ou instituições especiais. Eles também desvalorizam outras pessoas para manter uma sensação de superioridade. 

A prevalência do transtorno é estimada em até 6,2% na população norte-americana, sendo mais comum entre homens. Comorbidades são comuns, incluindo depressão, anorexia nervosa, transtornos por uso de substâncias e outros transtornos de personalidade. 

A etiologia envolve fatores hereditários e a possibilidade de cuidadores não tratarem a criança de forma adequada. 

Os sintomas incluem superestimação das habilidades e realizações, preocupação com fantasias de grandeza, necessidade de admiração, falta de empatia, entre outros. 

Para o diagnóstico do transtorno de personalidade narcisista, os pacientes devem apresentar padrão persistente de grandiosidade, necessidade de admiração e falta de empatia, caracterizado por pelo menos cinco dos sintomas listados, ocorridos no início da idade adulta.



Se você ou alguém muito especial está enfrentando dificuldades emocionais, sentindo-se incompreendido(a) e buscando apoio para lidar com relacionamentos com narcisistas, a Psicóloga SP Maristela convida você a iniciar uma terapia ou continuar o tratamento psicológico.


Psicóloga sp Maristela Vallim Botari 

CRP-SP 06-121677

Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta.

Psicóloga SP: com mais de 12 anos de experiência profissional acolhendo indivíduos de diferentes faixas etárias em psicoterapia.

Sua abordagem é humanizada e acolhedora, diferenciada para cada pessoa, porque cada pessoa é única e especial.


Os agendamentos de consultas psicológicas devem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo), Agendamentode consulta com psicologa sp


terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta

Contato:

Whatsapp (11) 95091-1931

Canal Youtube

Conheca sua Psicóloga SP Maristela


    • Missão: oferecer um espaço seguro e confidencial para que seus clientes possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e satisfatória.
    • Visão: Sua abordagem é adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada cliente, com foco em ajudá-los a superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais.
    • Valores: Acredita que a psicoterapia é uma ferramenta valiosa para aprimorar o autoconhecimento e o bem-estar, e estou comprometido em fornecer um ambiente de apoio, empatia e compreensão para cada pessoa que busque seus serviços.


  • As diferentes abordagens que a psicóloga utiliza
    • Acolhimento Humanizadovisa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.
    • Introdução a NeuroPsicologia
    • Teoria do Amor de Steinberg - Aplicada a terapia de casais

Atendimentos Psicológicos

  • Limites de atuação: o que a Psicóloga não consegue atender

ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS

Quem pode passar pela Psicóloga: 

Pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.
  • Público: Atende crianças a partir de 10 anos, adultos, casais e também indivíduos na terceira idade.

Modalidades de atendimento:

Próximo do Metrô Consolação

Horários de Funcionamento do Consultório
07:00 - 21:00 (segunda a sexta)
07:00 - 16:00 (sábados)

Informações secundárias:

Perguntas frequentes sobre Psicologos, terapia e Psicologia

    Como Funciona 1ª sessão de Psicoterapia?

    É onde a Psicóloga SP começa a entender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes.

    Quais os beneficíos da Terapia?

    A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.

    Quando procurar terapia?

    Geralmente as pessoas procuram terapia quando :
    • Alimentam crenças de desamparo ou desamor;


    • Querem se livrar de alguns sentimentos ruins como:
      • a inveja, 
      • a culpa, 
      • a raiva, 
      • o ciúme;
    • Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
      • pensamentos obsessivos, distorcidos intrusivos ou recorrentes;
      • ideação suicida, 
      • automutilação, 
      • agressividade exagerada.
      • Insônia;
      • oscilação de humor;
      • Compulsão alimentar;

    • Querem lidar melhor com o estresse cotidiano:

    Quando a Psicoterapia Funciona

    Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e serena. Geralmente os pacientes:
    • Passam enxergar suas qualidades. 
    • Desenvolvem a capacidade de reversibilidade
    • Adquirem coragem para enfrentar novos riscos; 
    • Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;
    • Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando as dificuldades de relacionamentos;
    • Não deixam de ter sentimentos ruins, mas compreendem o que eles significam.
    • Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico;
    • Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.
    • Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura.
    • Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira. 
    • Controla sua ansiedade e depressão;
    • Superam a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.
    • Aprendeu que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.
    Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do Psicólogo, quanto do paciente.

    Leia também

    Pontos Relevantes do Atendimento Psicológico:

      Sigilo:
        O princípio do sigilo é sagrado na prática da psicologia. 

        Nada do que for compartilhado em uma sessão de terapia será revelado a terceiros. 
        Este é um alicerce fundamental para a construção da confiança e liberdade de expressão durante o processo terapêutico.

            Segurança:
              A segurança é um compromisso primordial do psicólogo. 

              É sua responsabilidade garantir a segurança e integridade das intervenções, métodos, diagnósticos e análises.

              Assegurando que o paciente se sinta protegido e acolhido ao longo de sua jornada terapêutica.

                   Serenidade:
                    Uma sessão de terapia é um espaço de serenidade e acolhimento. 

                    É onde o paciente pode explorar suas emoções, pensamentos e experiências em um ambiente tranquilo e seguro.

                    A serenidade proporciona um cenário propício para a reflexão e o autoconhecimento, permitindo o enfrentamento das questões internas com calma e clareza.

                        Sincronicidade:
                          A sincronicidade representa a harmonia entre o psicólogo e o paciente. 

                          A Psicóloga SP precisa estar atenta e em sintonia com o discurso do paciente, compreendendo sua história, acolhendo suas dores e desafios. 

                          Essa sincronia é essencial para que a psicóloga seja um agente de mudanças efetivo, auxiliando o indivíduo a reescrever sua narrativa e promover transformações positivas em sua vida.
                            Ao considerar esses pontos cruciais durante o atendimento psicológico, a psicóloga sp Maristela Vallim Botari, CRP-SP 06-121677, busca criar um ambiente terapêutico onde o sigilo, a segurança, a serenidade e a sincronicidade sejam garantidos. 

                            Cada sessão é uma oportunidade de caminhar junto ao paciente, respeitando sua singularidade e apoiando-o em sua busca por bem-estar e crescimento pessoal.




                            Postar um comentário

                            0 Comentários