Relacionamentos com narcisistas ❖Psicologa Sp



Antes de falar sobre relacionamentos com Narcisistas, é útil definir o conceito do Narcisismo;

De acordo com a Wikipedia:

O termo "narcisismo" vem do mito grego de Narciso, um bonito jovem e indiferente ao amor que ao se ver refletido na água apaixonou-se pela própria imagem refletida.[4][5]

  • Sigmund Freud publicou um artigo exclusivamente dedicado ao narcisismo, em 1914, chamado Sobre o narcisismo:. Uma Introdução.[8]
  • Em 1923, Martin Buber publicou um ensaio "Ich und Du" (Eu e Você), no qual ele apontou que nosso narcisismo muitas vezes nos leva a se relacionar com os outros como objetos em vez de igual para igual.[9]
Fonte: Wikipedia
Acesso em 28-01-2019


Quem é o Narcisista:

Na psicologia, entendemos o Narcisista como alguém que se coloca acima das pessoas, de todas as formas possíveis, não apenas ampliando seu autoconceito, como também desmerecendo os outros.

Não há nada errado em gostar de si mesmo, ao contrário: é muito importante que saibamos nos amar, nos valorizar e trabalhar para melhorar a cada dia.

Porém, o narcisista não se limita a isto, uma vez que falta-lhe a principal ferramenta: autoconfiança. portanto, para que consiga sentir-se bem lança mão de ferramentas de destruição da autaestima alheia, ou seja, como ele não consegue sentir-se bem (embora pareça que está bem), não permite que ninguém sinta-se melhor que ele. 


Dormindo com o inimigo


E o resultado disso é um relacionamento abusivo, cheio de regras inflexíveis, apelos absurdos, chantagens emocionais, chegando muitas vezes ao atos de maldade, agressão e violência física.

Psicologicamente falando, o narcisista se entende como um "ser superior". 
Desta forma, ao se relacionar com um narcisista, você. corre o risco de ser humilhado o tempo todo, e sempre de formas novas, afinal este torturador mental não mede esforços para criar novos instrumentos de tortura mental.

A retirada do "exército narcísico"


E quando ele se cansa, simplesmente vai embora, em busca de uma nova vítima, que ele considera "um novo desafio".

E justamente porque gostam de "pisar nas pessoas" para que sintam-se bem, eles preferem se relacionar com pessoas que: estão em vulnerabilidade emocional, ou demonstram ter uma personalidade bondosa, ingênua, simples, etc.  Por que estas pessoas, na sua boa fé, não conseguirão perceber que são tratadas de forma abusiva.

As vítimas do narcisismo


Geralmente estas pessoas me procuram muito fragilizadas, achando que são as piores pessoas do mundo.
Meu trabalho consiste em mostrar que estão sendo vítimas de um abusador e mostrar que foram vítimas de um jogo infinito de farsas, mentiras e abusos morais.

"A mentira é uma das muletas dos narcisistas, mas suas histórias são distantes, difíceis de confirmar"
Fonte: EL Pais
Acesso em 29-01-2020


Leia também 



Narcisismo é o excesso de apreço que um indivíduo tem por si mesmo, geralmente desproporcional à realidade. O indivíduo narcisista dispensa a avaliação alheia, chegando muitas vezes a se sentir ultrajado quando alguém ousa fazer algum comentário a seu respeito que não esteja em concordância com o que pensa sobre si mesmo.


São os piores companheiros que se pode ter porque sua falta de receptividade os torna incapazes de ajudar os outros. “Em situações como viagens, quando se faz com alguém que não se conhece bem, é preciso tomar cuidado porque a personalidade aflora. As narcisistas podem aparecer a qualquer momento”



Comentários

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento

O que é a dificuldade de relacionamento?

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Psicóloga que atende convênio Bradesco

Chantagem emocional: o que é e como lidar na Psicologia

Sulamérica Psicólogos Recomendados em São Paulo

Plano de saúde cobre psicólogo

Psicóloga Clínica na Vila Mariana, São Paulo, SP

Dificuldade de Relacionamento - Psicologa sp

A ♥ romantização do trabalho