Perfil do paciente psicológico: quem busca Psicóloga SP?

Perfil do paciente psicológico: quem busca Psicóloga SP?

Você certamente já se perguntou se precisa de terapia? Ou se a psicoterapia é para pessoas como você?

Certamente sim! Apresento a você, meu futuro paciente, uma análise estatística, coletada ao longo dos últimos 10 anos de atividades em Psicologia Clínica.


Quem é o paciente da Psicóloga Maristela?

Basicamente, todo mundo!

Atendo pessoas de todas as idades, acima de 10 anos, de todas as etnias, classes sociais, localidades, profissões, ou sem profissão alguma, pessoas em busca de autoconehcimento, de paz e de acolhimento.

Todas as pessoas são bem-vindas aqui.

É natural que algumas pessoas apresentem dúvidas se devem ou não procurar uma Psicóloga. Muitos pacientes chegam ao meu consultório um tanto deslocados, por não terem certeza se a terapia é para pessoas como eles.

Quem é o paciente psicológico? Psicóloga SP

Muito bem, vamos esclarecer os fatos:

Psicoterapia é para todo mundo.

Mas, afinal, você não é todo mundo. 

Entendo suas dúvidas e preocupações sobre se a psicoterapia é adequada para você, e qual o tipo de ajuda emocional indicada.

Mas vamos esclarecer os fatos de uma vez por todas: a psicoterapia é para todo mundo, incluindo você.


Faixa etária:

Estatisticas deste consultório desde Agosto de 2013


Idade perc.

de 10 a 17 10%

de 17 a 25 22%

de 25 a 35 22%

de 35 a 45 23%

de 45 a 55 13%

acima de 55 10%

100%

Quem é o paciente psicológico? Psicóloga SP

Vamos falar sobre as faixas etárias das pessoas que procuram terapia. 

É interessante ver como a busca por ajuda profissional é diversificada.

  • Abaixo dos 10 anos, este consultório não oferece ajuda emocional, portanto, não cabe na análise estatística.
  • Dos 10 aos 17 anos, temos cerca de 10% dos jovens que buscam terapia. A adolescência pode ser um período desafiador, cheio de mudanças e descobertas, e muitos encontram na terapia um espaço para lidar com suas questões, incluindo sexualidade e carreira.
  • Na faixa dos 17 aos 25 anos, temos uma maior parcela, cerca de 22%, que busca ajuda. Nessa fase, muitos estão enfrentando a transição para a vida adulta, com suas próprias pressões e desafios.
  • Dos 25 aos 35 anos, também temos 22% das pessoas buscando terapia. É uma fase em que muitos estão construindo suas carreiras, estabelecendo relacionamentos e lidando com as responsabilidades da vida adulta.
  • Na faixa dos 35 aos 45 anos, encontramos 23% das pessoas que buscam terapia. Nesse período, muitas vezes enfrentamos mudanças significativas em várias áreas da vida, como família, trabalho e saúde.
  • Dos 45 aos 55 anos, temos 13% das pessoas procurando terapia. Nessa fase, muitos estão passando por transições importantes, como filhos saindo de casa, buscando recolocação profissional, cuidado dos pais idosos ou reavaliação de metas e propósitos de vida.
  • Acima dos 55 anos, ainda temos 10% das pessoas buscando terapia. O amadurecimento traz desafios próprios e a terapia pode oferecer suporte emocional nessa fase da vida.
Essa é apenas uma visão geral, mas mostra como pessoas de diferentes faixas etárias estão buscando apoio psicológico. Independentemente da idade, a terapia está disponível para todos que desejam cuidar da saúde mental e emocional.

Como a psicologa tem ajudado estas pessoas


A psicóloga desempenha um papel crucial no suporte emocional e na promoção do bem-estar das pessoas em diferentes faixas etárias. Veja como ela tem ajudado esses indivíduos.

Abaixo dos 10 anos, a psicóloga pode oferecer orientação aos pais, fornecendo estratégias para lidar com questões específicas da infância, tais como comportamento, aprendizado e socialização.

Dos 10 aos 17 anos, ela ajuda os adolescentes a compreenderem e lidarem com os desafios típicos dessa fase, como questões de identidade, pressões acadêmicas, relacionamentos familiares e descobertas emocionais.

Na faixa dos 17 aos 25 anos, oferece suporte durante a transição para a vida adulta, ajudando os jovens a explorarem suas identidades, a lidarem com pressões sociais e a tomarem decisões importantes sobre carreira e relacionamentos.

Dos 25 aos 35 anos, auxilia na gestão de conflitos, stress profissional e pessoal, bem como no desenvolvimento de habilidades de enfrentamento. Ajuda na reflexão sobre metas e prioridades, contribuindo para o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Na faixa dos 35 aos 45 anos, oferece suporte durante mudanças significativas, como transições familiares, decisões de carreira e questões de saúde. Ajuda a lidar com desafios específicos dessa fase.

Dos 45 aos 55 anos, auxilia na reavaliação de objetivos de vida, oferecendo suporte emocional durante eventos como filhos saindo de casa, mudanças profissionais e questões de saúde relacionadas à meia-idade.

Acima dos 55 anos, proporciona suporte emocional diante dos desafios específicos do envelhecimento, como ajustes nas relações familiares, aposentadoria, saúde mental e física, promovendo uma qualidade de vida mais equilibrada.

Em todas as faixas etárias, a psicóloga atua como uma guia, facilitando a compreensão, o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal, contribuindo para que cada indivíduo possa enfrentar seus desafios e buscar uma vida mais saudável e significativa.



Estatísticas por demanda


Quem é o paciente psicológico? Psicóloga SP



Agora vamos dar uma olhada nas demandas mais comuns das pessoas que procuram terapia. Vamos lá:

  • Cerca de 10% das pessoas buscam terapia devido à Depressão que é um transtorno que pode afetar profundamente o humor, a energia e a qualidade de vida das pessoas.

  • A ansiedade é uma demanda muito frequente, representando cerca de 40% dos casos. A ansiedade pode se manifestar de diferentes formas, como ataques de pânico, preocupação excessiva e medos irracionais, causando um grande impacto na vida diária.

  • Cerca de 14% das pessoas procuram terapia devido a dificuldades de relacionamento. Problemas de comunicação, conflitos constantes ou falta de intimidade são algumas das questões que podem ser abordadas na terapia.

  • A terapia de casal é procurada por aproximadamente 10% das pessoas. Muitos casais buscam ajuda para melhorar a comunicação, resolver conflitos e fortalecer o vínculo afetivo.

  • Cerca de 16% das pessoas procuram terapia devido a problemas no trabalho. Isso pode incluir estresse relacionado ao ambiente de trabalho, insatisfação profissional ou dificuldades de gerenciamento.

  • O luto é uma demanda que representa 10% dos casos. A perda de um ente querido pode desencadear uma série de emoções e processos de luto, e a psicóloga pode oferecer suporte nesse processo de adaptação.

Essas são algumas das demandas mais comuns na terapia, mas cada paciente psicológico é único, exclusivo e deve ser tratado como tal, e não como pare de uma análise estatística.


O importante é saber que a psicoterapia está disponível para ajudar em diferentes aspectos da vida e proporcionar um espaço de apoio e crescimento emocional.

Estatística por localização


Em geral, eu recebo pacientes do Brasil inteiro, e até mesmo de outras cidades do mundo, por meio da Psicoterapia online.

Mas, fazendo um recorte geográfico dos pacientes que buscam psicóloga perto de mim, certamente estão buscando terapia presencial na Bela Vista.

No entanto, as pessoas que veem até o meu consultório  em busca de psicóloga são, na maioria das vezes, oriundas de outras regiões de sp, como a Zona Sul, Zona Norte, Zona Leste e Zona Oeste, sem considerar as pessoas da região central de Sp, onde o consultório está localizado.

Em geral, eu recebo pacientes do Brasil inteiro, e até mesmo de outras cidades do mundo, por meio da Psicoterapia online.  Mas, fazendo um recorte geográfico dos pacientes que buscam "Psicóloga perto de mim", certamente estão buscando terapia presencial na Bela Vista.  No entanto, as pessoas que veem até o meu consultório são, na maioria das vezes, oriundas de outras regiões de sp, como a Zona Sul, Zona Norte, Zona Leste e Zona Oeste, sem considerar as pessoas da região central de Sp, onde o consultório está localizado.

Conclusão

Então, se você já se perguntou se precisa de terapia, saiba que é uma pergunta válida e comum. 

Não hesite em buscar ajuda de um psicólogo qualificado, que estará lá para apoiá-lo e orientá-lo em sua jornada rumo ao bem-estar emocional e mental. 

Postar um comentário

0 Comentários