Psicólogos são todos Iguais?
Não.
Psicólogos, na verdade são todos diferentes.
Conheça as principais diferenças entre os Psicólogos:
Se você busca Psicólogos em São Paulo é importante conhecer as principais diferenças entre os Psicólogos.
Compete a você perguntar ao Psicólogo se ele pode atender sua demanda, e se tem experiência em atender casos como teu.
E isso porque os psicólogos são diferentes em sua formação e prática profissional.
As principais diferenças entre os Psicólogos
Quando saímos da faculdade, basicament temos a mesma formação, porém depois da faculdade, cada um de nós escolhe onde quer atuar, de acordo com suas vocações, ideologias e aptidões naturais.
Por exemplo: Se o Psicólogo atua no âmbito Forense, pode não ser o mais indicado para tratar crianças com TDAH.
Imagem de Freepik
Principais diferenças entre Psicólogos:
Para conhecer as principais Especializações da Psicologia, clique nos links abaixo
Trabalha em instituições educacionais, atuando na prevenção e intervenção em problemas de aprendizagem, comportamento e desenvolvimento de alunos, bem como na formação e capacitação de professores e equipe pedagógica.
esse psicólogo atua em empresas e organizações, prestando serviços como seleção e recrutamento de pessoal, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, gestão de conflitos, entre outros.
trabalha em questões relacionadas ao trânsito e mobilidade urbana, atuando em processos de habilitação de condutores, prevenção de acidentes, intervenções psicológicas em vítimas e familiares de acidentes, dentre outros.
esse psicólogo atua em contextos judiciais e extrajudiciais, prestando serviços como avaliação de capacidade civil, perícias em casos de violência, guarda de filhos, adoção, dentre outros
trabalha com questões relacionadas à relação entre o movimento e o desenvolvimento emocional e cognitivo, prestando serviços como diagnóstico e tratamento de problemas de coordenação motora, orientação de pais e professores, dentre outros.
esse profissional atua em contextos esportivos, trabalhando com atletas, técnicos e equipes, prestando serviços como seleção e preparação de atletas, intervenções em crises, avaliação psicológica de atletas, dentre outros.
esse psicólogo trabalha com questões relacionadas ao bem-estar psicológico e emocional das pessoas, prestando serviços como diagnóstico e tratamento de transtornos mentais, intervenções em crises, acompanhamento terapêutico, dentre outros.
Psicólogo Clínico - ou Psicoterapeuta: Atende no consultório de Psicologia, pessoas que querem conversar sobre si mesmas.
Abordagem Psicóloga: Basicamente, trabalhamos com 3 abordagens: Psicanálise, Comportamental e Humanista. Não existe melhor ou pior: todas funcionam bem, pois são pressupostos teóricos cientificamente comprovados.
Se você não tem familiaridade com estes termos, não se prenda a isto: na prática isto não faz muita diferença para nossos pacientes, uma vez que na faculdade de psicologia, aprendemos a manejar todas elas.
Psicanalista: pode atender o paciente deitado no divã, priorizando o método de “associação livre”, e a “transferência”, ou seja, o foco de sua atenção é na associação de ideias do paciente e na forma como ele se comporta na presença do profissional. Praticamente tudo é interpretado, desde os atrasos, os gestos, a forma como o paciente se veste, etc.
Psicólogo humanista: (ACP – Abordagem Centrada na Pessoa) Embora seja uma abordagem da Psicologia, tende a ser uma inclinação natural da maioria dos Psicólogos, pois nos ensina a ser empáticos e acolhedores (dá pra pensar em algum psicólogo sem estas características?
Psicólogo Cognitivo Comportamental: Foca nas modificações de pensamentos, comportamentos, sentimentos e crenças centrais. Para saber mais sobre a Terapia Cognitiva Comportamental (abordagem que eu ofereço. Clique aqui para saber mais sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental
atua em contextos hospitalares, trabalhando com pacientes e familiares, prestando serviços como suporte emocional, intervenções em crises, atendimento psicológico em unidades de internação, dentre outros.
esse psicólogo trabalha com questões relacionadas ao processo de aprendizagem, prestando serviços como diagnóstico e tratamento de dificuldades de aprendizagem, orientação de pais e professores, desenvolvimento de programas de ensino, dentre outros
esse psicólogo trabalha com questões relacionadas às relações sociais, prestando serviços como intervenções em grupos e comunidades, desenvolvimento de projetos sociais, avaliação de políticas públicas, terapia gratuita,dentre outros.
O neuropsicólogo é um profissional que atua no estudo das relações entre o cérebro e o comportamento humano. Ele utiliza conhecimentos da neurociência e da psicologia para avaliar e tratar problemas cognitivos e emocionais em pacientes de todas as idades.
O neuropsicólogo trabalha com a avaliação neuropsicológica, que consiste em testes padronizados para avaliar as funções cognitivas, como memória, atenção, linguagem e habilidades visuo-espaciais.
Com base nos resultados dessa avaliação, o neuropsicólogo pode identificar dificuldades específicas do paciente e desenvolver um plano de tratamento individualizado. Além disso, o neuropsicólogo pode atuar na prevenção de problemas cognitivos e no auxílio a pacientes que sofreram lesões cerebrais ou doenças neurodegenerativas, como o Alzheime
XII – Psicóloga/o especialista em Saúde (Resolução CFP 003/2016)
O psicólogo especialista em Saúde é um profissional capacitado para atuar na promoção e prevenção da saúde mental e emocional, bem como no diagnóstico e tratamento de transtornos mentais que afetam a saúde. Ele pode atuar em hospitais, clínicas e instituições de saúde, realizando atendimento individual e em grupo, intervenções em crises e emergências, entre outras atividades relacionadas à saúde
O psicólogo especialista em Avaliação Psicológica é responsável por realizar testes, exames e outras técnicas de avaliação psicológica para identificar e diagnosticar transtornos mentais e emocionais em pacientes. Ele deve ter formação e capacitação específica na área, seguindo as diretrizes e regulamentações do Conselho Federal de Psicologia. Além disso, ele deve garantir a ética e a privacidade do paciente durante o processo de avaliação.
Conclusão: Como escolher o Psicólogo Certo?
Existem milhares de Psicólogos excelentes em São Paulo e no Brasil inteiro, e no resto do mundo.
Encontrar um bom psicólogo pode ser tão desafiador quanto encontrar um bom dentista, dermatologista, nutricionista, advogado, cabeleireiro, restaurante e assim por diante.
A dica é pesquisar referências na internet, avaliar o currículo do profissional, verificar se o CRP está ativo e se a proposta de atendimento está alinhada com suas necessidades, pois cada psicólogo possui um estilo de atendimento particular, embora compartilhem a mesma formação básica.
O que realmente diferencia um psicólogo é a forma como atua, suas experiências profissionais, sua inovação e autenticidade.
A formação é importante, mas não é suficiente. A experiência no manejo das questões emocionais do paciente, a sensibilidade e a empatia são determinantes para um bom resultado em psicoterapia.
O preço dos serviços Psicológicos:
O CRP-SP disponibiliza uma tabela de valores, a fim de nortear nossos clientes, e nossos serviços, para que possamos alinhar honorários, não ficando muito acima ou abaixo da médica do mercado.
O Psicólogo atualizado
E por mais que estudemos muito, nunca sabemos o suficiente: precisamos sempre de novas fontes de conhecimento, afinal estamos lidando com pessoas que mudam o tempo todo.
Obrigada pela visita ao nosso site de Psicologia.
Se você chegou até aqui, é provável que estava Procurar Terapia, Psicólogo
em busca de informações sobre diversos tópicos relacionados à psicologia e terapia.
Abaixo, listamos alguns dos principais links que podem te ajudar a encontrar as informações que procura:
Esperamos que esses links sejam úteis na sua busca por informações sobre psicologia, terapia e assuntos relacionados.
Caso tenha alguma pergunta específica ou precise de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco.
Caso tenha alguma pergunta específica ou precise de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco.
Estamos aqui para ajudar!
Atualmente a Psicóloga SP, Maristela oferece Tratamentos Psicológicos
- Conheca os Benefícios da Terapia
- Motivos para Fazer Terapia
- Como funciona uma Sessão de Terapia
Geralmente as pessoas procuram terapia quando
- Apresentam Dificuldade de Relacionamento;
- Alimentam crenças de desamparo ou desamor;
- Dificuldade em superar um término de relacionamento; Como Esquecer Alguém
- Dificuldade em aceitar uma traição;
- Querem manter um relacionamento feliz;
- Precisam se livrar de uma dependência emocional
- Querem lidar com a rejeição
- Gostariam de aprender a amar;
- Querem identificar e se libertar de relacionamentos abusivos, abuso moral ou psicológico;
- Aprender Como Lidar com a Rejeição
- Compreender se as Reconciliações valem a Pena.
- Apresentam problemas de Dependência Emocional
- Estão em busca de aprimorar suas Relações Amorosas
- Buscam formas de resgatar sua autoestima;
- Querem viver de forma mais autêntica
- Querem evitar comparações;
- Querem aprender a viver com mais autenticidade.
- Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
- pensamentos obsessivos, distorcidos intrusivos ou recorrentes;
- ideação suicida, automutilação, agressividade exagerada.
- Insônia;
- oscilação de humor;
- Compulsão alimentar;
- Buscam uma reforma íntima:
- Querem se livrar de alguns sentimentos ruins como a inveja, a culpa, a raiva, o ciúme;
- Entenderam que é hora de superar a carência afetiva, e a dependência emocional;
- Precisam perdoar, superar e esquecer eventos traumatizantes;
- Querem aprender a se importar menos com o que os outros pensam a seu respeito;
- Querem compreender a diferença entre expectativas e ilusões.
- Apresentam problemas de estresse no trabalho
- Precisam aprender a não romantizar trabalho.
- Precisam aprender a explorar melhor suas Relações Amorosas
- Aprender a dizer não
- Superar a Dificuldade de relacionamentos
- Superar a dificuldade demonstrar sentimentos;
- Identificar e lidar com chantagem emocional;
Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.
A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc.
Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais.



.webp)
0 Comentários
conteúdo aguardando aprovação.