Psicólogo pode? Qual a conduta ética de um Psicólogo?

Psicólogo pode? Qual a conduta ética de um Psicólogo?

Escrito por 

Psicóloga SP- Maristela Vallim Botari - Psicóloga clínica na Av. Paulista

Psicóloga SP - Terapia Online e presencial perto de você

Psicólogo pode? Qual a conduta ética de um Psicólogo?

O que é ética na Psicologia?

Psicólogo pode elogiar paciente? 

Psicólogo pode abraçar paciente? 

Psicólogo pode demonstrar emoção na frente de um paciente? 

Psicólogo pode se alimentar na frente de um paciente? 

Psicólogo pode brigar com  paciente? 

Psicólogo pode falar de religião com  paciente? 

Psicólogo pode falar de política com  paciente? 



A ética na Psicologia envolve um conjunto de princípios e diretrizes que regem a conduta dos psicólogos em relação aos seus pacientes e à profissão como um todo. Alguns dos pontos-chave incluem:


Elogiar o paciente: Ética e profissionalmente, um psicólogo pode sim elogiar um paciente quando apropriado e pertinente ao contexto terapêutico. No entanto, esse elogio deve ser genuíno, respeitoso e voltado para o progresso ou conquistas do paciente no processo terapêutico.


Abraçar o paciente: As diretrizes éticas geralmente desaconselham o contato físico, como abraços, entre psicólogo e paciente. Isso é para garantir um ambiente terapêutico seguro e respeitoso, preservando os limites profissionais e minimizando mal-entendidos ou interpretações inadequadas.


Demonstrar emoção: É considerado ético que os psicólogos sejam autênticos e empáticos, podendo expressar emoções de maneira adequada ao contexto terapêutico. No entanto, isso deve ser feito com cautela, mantendo o foco no paciente e não sobrecarregando-o com as próprias emoções do psicólogo.


Alimentar-se na frente do paciente: Em geral, não é aconselhável que o psicólogo se alimente durante as sessões, já que isso pode distrair ou causar desconforto ao paciente. No entanto, há situações específicas, como sessões longas ou emergências, em que isso pode ser necessário, mas sempre com sensibilidade em relação ao paciente.


Brigar com o paciente: Conflitos podem surgir, mas é fundamental que o psicólogo mantenha a compostura e evite engajar-se em discussões acaloradas ou brigas com o paciente. O foco deve ser na resolução construtiva de conflitos, preservando o ambiente terapêutico seguro e respeitoso.


Em todos os casos, o psicólogo deve sempre priorizar o bem-estar e o progresso do paciente, mantendo uma postura ética e profissional em todas as interações. As diretrizes éticas e o código de conduta da profissão são fundamentais para orientar o comportamento do psicólogo em situações diversas.





Escrito por Psicologa sp - Maristela Vallim Botari - Psicóloga clínica na Av. Paulista


Postar um comentário

0 Comentários