✜ Psicóloga Maris V. Botari

 
*Psicóloga em SP*

Terapia Presencial ou Online

Consultório de Psicologia da Vila Mariana, São Paulo, SP.



◈ Psicóloga Maris V. Botari 
CRP-SP 06-121677

Credenciada do CRP-SP  para realizar terapia online

Agende uma consulta psicológica experimental gratuita (acolhimento)

Por conta do COVID-19, as consultas psicológicas online ocorrem por meio de chamada de vídeo via Whatsapp


◈ Oi, bem-vindo (a)! Sou  Maris V. Botari , psicóloga  clínica com mais de 12 anos de experiência. 

Se você veio até aqui (neste site de Psicologia), certamente busca respostas para questões muito íntimas e (as vezes) dolorosas.

Certamente  sente algo parecido com ansiedade que não passa, medo de algo que não sabe definir, sintomas que lembram depressão, esgotamento emocional, falta de motivação.


Quero te convidar para conhecer meu trabalho e um pouco da minha história de vida. Pode ser que eu possa te ajudar, de alguma forma. Permita que eu me apresente

Nos próximos parágrafos, pretendo compartilhar algumas informações que acredito que sejam úteis.

Caso não sejam, entre em contato pelo Whatsapp (11) 99984-9910.

Muitos clientes perguntam:
"Porque você escolheu a Psicologia?"

1. Filosofia de Vida

Psicóloga Maris V. Botari Acredito que numa profissão onde o vínculo de empatia seja a pedra fundamental, é sumamente importante que o meu possível cliente conheça um pouco da minha filosofia de vida, embora minhas habilidades técnicas sejam mais relevantes.

Escolhi a Psicologia pela minha facilidade natural de compreender e acolher as pessoas. Antes de ser Psicóloga, fui professora durante 20 anos.

Acredito que somos seres em constante desenvolvimento e evolução com uma tendência atualizante (como diria o Psicólogo humanista Carl Rogers, que me inspirou pela grandeza de seus conhecimentos sobre pessoas).
"Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo".(Rogers, p.31)

2. Referências

Veja minhas referências no Google, no Consulte.me, na Doctoralia e no Facebook.

3. Formação acadêmica

Meu Currículo Lattes  está a disposição de quem quiser conhecer detalhes da minha formação acadêmica.

◈Minha formação compreende até o momento: Especialização em NeuroPsicopedagogia (UCAM-MG), Psicologia Comportamental (HU-USP), Terapia Cognitivo-Comportamental (CETCC), Psicanálise (IPLA), Psicologia Escolar e Neurociências (Mackenzie), Neurociências (UFABC), Psicanálise (SBPI), Neuropsicologia (PUC-SP). 




◈Atualmente faço MBA em "Inteligência Competitiva", a fim de compreender melhor o universo que meus pacientes estão inseridos, e ajudá-los a pensar de maneira assertiva, desenvolvendo uma competitividade leal.

4. Objetivos profissionais:

Meu principal objetivo, como psicóloga, é colaborar para a promoção do bem estar emocional, racional, cognitivo e social dos meus clientes; servindo com o "alavanca" para o resgate da sua autoestima, a construção ou restauração da sua identidade; o desenvolvimento pessoal e/ou profissional; a busca do autoconhecimento; o controle do estresse. Considero estes tópicos fundamentais no tratamento da Depressão, Ansiedade e alguns transtornos mentais ou transtornos de personalidade.

5. Minha prática profissional.

Conheça a Psicóloga em SP

Adoto um modelo terapêutico mais interativo e humanizado onde o paciente e o terapeuta conversam bastante. 



Mas quando é necessário, eu apenas ouço (Depende do que o paciente busca). Trata-se de um modelo humanizado, onde o foco é o bem-estar do paciente acima de tudo.


◈No atendimento clínico busco abordagens inovadoras, com elementos que fazem parte da vida do cliente. Não faz muito sentido aplicar técnicas que sejam muito distantes do universo da pessoa.

Neste sentido, utilizo recursos como músicaspinturas, leituras, poesias, etc... de acordo com a disposição de cada um.


No atendimento infantil, procuro instrumentalizar a criança para lidar com suas dificuldades, ensinando-as a modificar o próprio comportamento, levando-as a compreender o mundo que as cerca.


6. Abordagens teóricas 

Recursos:

  • Terapia Cognitivo-comportamental, FAP. (Funcional Analisys Psycotherapy), Arteterapia, musicoterapia, ludoterapia, Coach.


Terapia Cognitivo-Comportamental



Na clínica, os primeiros atendimentos visam o estabelecimento de vínculo, pois não existe a menor possibilidade de trabalho se não houver aliança entre o terapeuta e o cliente. Deixo o cliente a vontade para falar de si mesmo e suas queixas.


A Psicoterapia é focada na

  • identificação modificação de Pensamentos disfuncionais
  • identificação e modificações de crenças - sobre si mesmo, o mundo, e o futuro;
  • identificação e modificação de comportamentos que lhe trazem prejuízos.
  • Como material de apoio utilizo a música, os filmes, leituras, desenhos, pinturas, etc...
FAP - Psicoterapia Analística Funcional


Estudei Análise do comportamento na USP. Dediquei boa parte da minha vida acadêmica a entender as varáveis que modulam um comportamento. O processo psicoterapêutico passa por três momentos: os CRB's (Clinical Relevant Behavior - Comportamentos clinicamente relevantes)

  1. CRB1 -  quando o paciente consegue expor aquilo que lhe incomoda;
  2. CRB2 - é o momento do Inshight, quando o paciente compreende o
  3. porquê de suas angústias;
  4. CRB3 - modificação de comportamento propriamente dita. 


    7.Missão, Visão e Valores éticos
    Psicologa em SP. Psicologa Zona Sul de SP, Psicologa  Vila Mariana, Klabin, Paraíso, Aclimação. Agende uma consulta psicológica, psicologa online, terapia online, terapia de casal, terapia de crianças, terapia infantil, psicologa, psicóloga Psicóloga, Gratuita. Terapia de Casal. Terapia Infantil. Agende uma Consulta. Cognitivo Comportamental. Psicóloga na Zona Sul. Psicologa Amil sp, Psicologa bradesco sp, Psicologa Intermédica. Terapia preço acessível, psicologa barata, psicologa gratuita, psicologa preço acessível


    • Missão
    Proporcionar ao cliente condições para a manutenção ou recuperação de sua saúde emocional (tratamento), estabilidade para lidar com novas demandas e prevenção de recaídas (fortalecimento psíquico).


    • Visão
    Neste sentido, busco aprimorar meus conhecimentos constantemente, para garantir formas atualizadas e efetivas de atendimento que adequadas: ao momento de vida do cliente; à sua demanda atual; e a seu contexto social.
    • Valores
    Atender com ética, transparência e responsabilidade, demonstrando um genuíno interesse pelas pessoas e compreensão de sua história de vida.
    • Ética
    A atuação do psicólogo é pautada pelo Código de Ética Profissional, que compreende, dentre outras coisas:



    O sigilo profissional do Psicólogo

    • Levar em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;
    • Assegurar a qualidade dos serviços INDEPENDENTE dos valores pagos.
    • É vedado ao psicólogo:
    • Prolongar desnecessariamente os atendimentos;
    • Utilizar preço como forma de propaganda;
    • Realizar diagnósticos pelos meios de comunicação pública, expondo pessoas;
    • Fazer previsão taxativa de resultados;
    • Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
    Vide nosso código de ética

    8. Outros trabalhos

    Outros Perfis


    Na mídia


    Se o que você busca numa psicóloga se encaixa com o que tenho para oferecer, fica um convite aqui em aberto: venha conversar comigo. 


    Permita-me entender você, acolher sua queixa e ajudar no que for necessário. 

    Agende uma consulta psicológica experimental gratuita

    Agende uma sessão de terapia gratuita

    Pelo link 

    Por Whatsapp
    (11-99984-9910)


    Endereço


    Rua Domingos de Moraes, 770
    Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)


    Metrô Ana Rosa - Vila Mariana
    São Paulo - SP

    Horário de atendimento
    Seg-sex: 7:00 - 23:00
    Sábado: 7:00 - 18:00

    Sou Psicóloga online, ou seja tenho credenciamento do CRP-SP para realizar terapia  online

    Meu consultório


    Meu consultório de Psicologia fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP, pertinho do metrô Ana Rosa, em Frente ao McDonalds da Domingos de Moraes





    Frases de Carl Rogers
    Acesso: 18 de maio de 2020

    1. Nas minhas relações com as pessoas descobri que não ajuda, a longo prazo, agir como se eu fosse alguma coisa que eu não sou. (p. 28)
    2. Descobri que sou mais eficaz quando posso ouvir a mim mesmo aceitando-me, e quando posso ser eu mesmo. … Julgo que aprendi isto com meus clientes, bem como através da minha experiência pessoal – não podemos mudar, não podemos afastar do que somos enquanto não aceitarmos profundamente o que somos. (p.29)
    3. Atribuo um enorme valor ao fato de poder me permitir compreender uma outra pessoa.(p.30)
    4. Verifiquei que me enriquece abrir canais através dos quais os outros possam comunicar os seus sentimentos, a sua particular percepção do mundo.(p.31)
    5. É sempre altamente enriquecedor poder aceitar outra pessoa.(p.32)
    6. Quanto mais aberto estou às realidades em mim e nos outros, menos me vejo procurando, a todo o custo, remediar as coisas.(p.33)
    7. Posso ter confiança na minha experiência. … quando sinto que uma atividade é boa e que vale a pena prossegui-la, devo prossegui-la.(p.34)
    8. A apreciação dos outros não me serve de guia. Apenas uma pessoa pode saber que eu procedo com honestidade, com aplicação, com franqueza e com rigor, ou se o que faço é falso, defensivo e fútil. E essa pessoa sou eu mesmo.(p.34)
    9. A experiência é para mim a autoridade suprema.(p.35)
    10. Sinto-me satisfeito pela descoberta da ordem pela experiência. … A investigação é um esforço persistente e disciplinado para conferir um sentido e um ordenação aos fenômenos da experiência subjetiva. (p.36)
    11. Os fatos são sempre amigos. O mínimo esclarecimento que consigamos obter, seja em que domínio for, aproxima-nos muita mais do que é a verdade. (p.37)
    12. Aquilo que é mais pessoal é o que há de mais geral. (p.37)
    13. A experiência mostrou-me que as pessoas têm, fundamentalmente, uma orientação positiva. … Acabei por me convencer de que quanto mais um indivíduo é compreendido e aceito, maior tendência tem para abandonar as falsas defesas que empregou para enfrentar a vida, e para progredir num caminho construtivo.(p.38)
    14. A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está fixado.(p.38)
    Penso que é possível agora ver claramente por que razão não existe filosofia, crença ou princípios que eu possa encorajar ou persuadir os outros a terem ou a alcançarem. não posso fazer mais do que tentar viver segundo a minha própria interpretação da presente significação da minha experiência, e tentar dar aos outros a permissão e a liberdade de desenvolverem a sua própria liberdade interior para que possam atingir uma interpretação significativa da sua própria experiência. (p.39)

    Rogers Carl R. Tornar-se Pessoa.São Paulo: Martins Fontes, 1991


    Referências

    TELLES, Thabata Castelo Branco; BORIS, Georges Daniel Janja Bloc  e  MOREIRA, Virginia. O conceito de tendência atualizante na prática clínica contemporânea de psicoterapeutas humanistas. Rev. abordagem gestalt. [online]. 2014, vol.20, n.1 [citado  2019-09-20], pp. 13-20 . Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-68672014000100003&lng=pt&nrm=iso>. ISSN 1809-6867.







    58 - Afinal o que é o sigilo profissional?
    O sigilo significa manter sob proteção as informações e os fatos conhecidos por meio da relação profissional em que estão implicadas a confiabilidade e a exposição da intimidade do(a) usuário(a).

    59 - Todo(a) psicólogo(a) está obrigado(a) ao sigilo profissional?
    Sim. Todo(a) psicólogo(a), em seu exercício profissional, está obrigado(a) ao sigilo, sendo este um dos pontos fundamentais sobre os quais se assenta o trabalho profissional, cabendo, portanto, ao(à) psicólogo(a) criar as condições adequadas para que não haja a sua violação. Quando, por falta dos devidos cuidados, ocorrer a quebra do sigilo, o(a) profissional poderá incorrer em falta ética e, sendo esta quebra de sigilo conhecida, o(a) psicólogo(a) pode ser denunciado(a) junto ao CRP e vir a sofrer um processo ético.

    60 - Em algum momento o(a) psicólogo(a) pode quebrar o sigilo?
    O artigo 10 do Código de Ética dispõe sobre a possibilidade do(a) psicólogo(a) decidir pela quebra do sigilo, sendo que deverá estar pautado(a) pela análise crítica e criteriosa da situação, tendo em vista os princípios fundamentais da ética profissional e a direção da busca do menor prejuízo. É preciso analisar a situação à luz do próprio Código de Ética considerado como um todo, por envolver um conjunto de fatores a serem verificados: motivo da quebra de sigilo, circunstâncias em que ocorreu, modo de operar a quebra de sigilo.

    61 - Quando o(a) psicólogo(a) precisar compartilhar informações com outros(as) profissionais, o que pode ser dito?
    O sigilo implica também que, quando houver necessidade de informar a respeito do atendimento a quem de direito, deve-se oferecer apenas as informações necessárias para a tomada de decisão que afete o(a) usuário(a) ou beneficiário(a).

    62 - Não tenho certeza sobre manter o sigilo de uma situação, o que fazer?
    Em caso de dúvida, é também importante que a situação da quebra de sigilo seja compartilhada e discutida com outros(as) profissionais envolvidos(as) no atendimento ou, quando não houver, que o(a) psicólogo(a) busque algum(a) profissional ou a orientação do próprio Conselho para auxiliá-lo(a) na reflexão crítica para uma tomada de decisão fundamentada.

    63 - Se decido quebrar o sigilo em uma situação, o que devo compartilhar?
    Quando houver decidido pela quebra de sigilo, o(a) psicólogo(a) deve tomar o devido cuidado para dar a conhecer a outrem apenas aquilo que está sendo demandado e para aquele fim específico, mantendo os demais aspectos não requisitados sob sigilo.

    64 - Se o(a) usuário(a) do serviço não estiver mais em atendimento, posso quebrar o sigilo?
    Mesmo após o término de um trabalho, ou do falecimento do(a) usuário(a) o sigilo das informações deve ser mantido, sendo que a decisão pela quebra de sigilo deve ser avaliada conforme mencionado anteriormente.

    65 - E no caso de atendimento a crianças e/ou adolescentes, o que posso compartilhar com os(as) responsáveis?
    Nestes casos é importante o cuidado para comunicar ao(à) "responsável apenas o estritamente essencial para se promoverem medidas em seu benefício" (Art. 13 do Código de Ética).

    66 - O que devo considerar ao escolher um local para atender?
    O local deve ser apropriado ao serviço de psicologia prestado, de modo que garanta o sigilo profissional e condições de segurança, ventilação, higiene e acomodação adequadas aos(às) usuários(as) que estão utilizando os serviços.
    74 - E a Psicoterapia, ela é privativa do(a) psicólogo(a)?
    Não. A psicoterapia é qualificada como prática do(a) psicólogo(a) e, embora seja uma atividade que tem sido costumeiramente desenvolvida por psicólogos(as), não se constitui em técnica de uso privativo, conforme Resolução CFP n.º 010/00.
    77 - Posso atender pessoas que se conhecem ou que são parentes, em atendimentos individuais?
    A decisão pelo atendimento é do(a) psicólogo(a), que considerará se o atendimento interferirá negativamente nos objetivos do serviço prestado, uma vez que não há nada na regulamentação que proíba especificamente o atendimento de familiares e/ou conhecidos(as).

    78 - Devo tomar algum cuidado quando optar por atender familiares e/ou conhecidos(as)?
    Sim. Além do conhecimento e consentimento das pessoas atendidas, o(a) psicólogo(a) deverá estar atento(a) em relação ao sigilo profissional. As informações de um atendimento não podem, em nenhuma hipótese, ser reveladas ou utilizadas no outro atendimento.






























    consulta com bons psicólogos em SP,psicólogos da zona sul de sp,psicólogos Amil, psicólogos Bradesco sp, Psicologa Clínica em São Paulo SP,psicólogos Sulamérica Psicóloga Online, Psicóloga e terapia infantil, Psicóloga Psicólogo sp Psicóloga vila mariana paraiso Terapia de casal Atendimento Via WhatsApp, terapia cognitiva comportamental zona sul, telemedicina, teleatendimento, Psicóloga em São Paulo, Terapia Casal, Adultos e Crianças, psicóloga convênio, reembolso. clinicas de psicologia em sp zona sul,psicologa comportamental sp, Terapia presencial ajuda a resgatar a autoestima,  tratando  Depressão, Ansiedade, Angustias, stress.Psicologa Bradesco, Psicologa Amil☉

    Comentários

    Postagens mais visitadas deste blog

    A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

    Psicóloga que atende convênio Bradesco

    Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

    Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

    Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

    Mecanismos de defesa nas relações afetivas

    Será que você é amado (a) de verdade?

    A necessidade de aceitação na Psicologia

    05 fases do luto afetivo

    Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

    Postagens mais visitadas deste blog

    A dificuldade em mostrar sentimento ❖Psicologa SP

    Psicóloga que atende convênio Bradesco

    Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

    Psicóloga por Whatsapp: sempre com você

    Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

    Mecanismos de defesa nas relações afetivas

    Será que você é amado (a) de verdade?

    A necessidade de aceitação na Psicologia

    05 fases do luto afetivo

    Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *

    Você precisa de terapia?


    Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

    Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

    • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
    • Quando você estiver perdido em seus pensamentos, sem conseguir achar uma direção, uma resposta para sua vida;
    • Quando o medo estiver maior que a coragem de enfrentar as dificuldades;
    • Quando estiver com vergonha de ser quem você é;
    • Quando a dor da for muito insuportável;
    • Quando seu sono, seu apetite e seu desejo sexual estiver comprometidos;
    • Quando você for vítima de abuso psicológico....
    • Sim, Talvez seja a hora de buscar Terapia.
    Leia mais sobre Terapia




    Nunca Passou na Psicóloga?

    Você nunca passou na Psicóloga? Se gostaria de passar, fique tranquilo porque é normal que você tenha muitas dúvidas.

    Algumas pessoas que nunca passaram por consulta com psicólogos tendem a idealizar a consulta as vezes de forma negativa e isto causa bastante ansiedade.
    Relaxe e venha. Traga para a Psicóloga apenas o que achar válido, afinal o momento é seu. O Psicólogo é um ego auxiliar, alguém que vai te ajudar a pensar nas questões da tua vida.
    A primeira Consulta psicológica dura de 30 a 50 minutos, tempo que o paciente tem para expor seus pensamentos, suas dúvidas, seus anseios, suas dores, etc.

    Se você nunca passou na psicóloga e gostaria de passar agende uma consulta psicológica gratuita