psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Positividade tóxica - Psicóloga sp explica

Psicóloga explica o que é a Positividade tóxica


Desde que o mundo é mundo, somos pressionados a pensar positivamente, ou seja, esperar que o melhor aconteça. 

Isto é normal, desejável e, embora seja difícil para algumas pessoas, não é algo tão sobrehumano.

O que deixa de ser normal é quando o pensamento positivo ignora completamente as variáveis contrárias, e tende a levar as pessoas a ignorarem alguns riscos de determinadas situaçōes.

Observe que pensar positivamente e positividade tóxica, são coisas bem diferentes.

Psicóloga explica o que é a Positividade tóxica


Pessoas positivamente tóxicas:

Havia um rapaz chamado Y, que sempre tentava ser positivo em todas as situações da vida, independentemente do que acontecesse.

Ele sempre dizia para si mesmo e para os outros que "tudo sempre dá certo no final" ou que "as coisas sempre podem ser piores".

Y era conhecido por ser uma pessoa otimista e alegre, mas com o tempo, suas atitudes começaram a se tornar tóxicas para si mesmo e para as pessoas ao seu redor.

Certo dia, Y passou por um grande problema em sua vida pessoal.

Ele tentou se manter positivo e focado no futuro, mas essa atitude se tornou excessiva e acabou anulando suas emoções legítimas em relação ao ocorrido.

Desta forma, passou a minimizar seus sentimentos e a julgar a si mesmo e aos outros que não estavam agindo de forma otimista o suficiente.

Em vez de se permitir sentir suas emoções e buscar ajuda para lidar com a situação, Y continuou a insistir em ser positivo e a encarar as coisas com um sorriso no rosto.

Com o tempo, essa atitude começou a prejudicar sua saúde emocional e mental, pois ele estava ignorando seus sentimentos e suprimindo sua dor.

O efeitos negativos da Positividade Tóxica.

Essa história representa a toxicidade da positividade tóxica, que é quando a pressão para sempre ser positivo e feliz pode se tornar prejudicial para a saúde mental e emocional. 

É importante lembrar que é normal sentir emoções negativas, e que nem sempre é possível ter uma perspectiva positiva em todas as situações. 

É fundamental permitir-se sentir e processar as emoções para poder lidar com elas de maneira saudável e eficaz.

Os psicólogos afirmam que a positividade tóxica pode ser prejudicial para a saúde mental e emocional das pessoas. 

Isso ocorre quando a pressão para ser sempre positivo e feliz pode levar as pessoas a negarem ou suprimirem suas emoções negativas legítimas, o que pode levar a uma carga emocional acumulada e a problemas psicológicos a longo prazo.

Como a Psicologia pode ajudar a compreender a Positividade Tóxica.

Os psicólogos recomendam que as pessoas reconheçam e aceitem suas emoções, positivas e negativas, e que aprendam a lidar com elas de forma saudável e construtiva. 

É importante também lembrar que a positividade genuína pode ser benéfica para a saúde mental e emocional, desde que seja equilibrada e realista, e que permita a expressão e processamento das emoções.

Além disso, os psicólogos ressaltam que a positividade tóxica pode ser particularmente problemática em certos contextos, como em locais de trabalho, onde pode criar uma cultura tóxica de negação de problemas e pressão excessiva para a produção. 

É importante, portanto, que as organizações adotem uma abordagem equilibrada em relação à positividade e incentivem uma cultura de abertura e autenticidade emocional.

Em resumo, os psicólogos enfatizam a importância de uma abordagem equilibrada e realista em relação à positividade, que permita a expressão e processamento de emoções, e que evite a negação ou supressão de emoções negativas legítimas.




Qual a diferença entre pensar positivo e a positividade tóxica?

A diferença fundamental entre o "pensamento positivo" e a "positividade tóxica" é que o pensamento positivo atua dentro de uma esfera de realismo, enquanto a positividade tóxica leva o indivíduo para um mundo de ilusōes e fantasias que só remotamente irão se concretizar.

Por exemplo:

Você foi informado(a) que estão fazendo cortes de funcionários na empresa em que trabalha, e existe portanto, uma grande possibilidade de ser demitido(a).

Pensar positivamente sobre a situação seria adotar um pensamento do tipo:

"Bem, pode ser que eu seja demitido(a), mas tenho boas chances de encontrar uma nova (e melhor) colocação no mercado, e deste modo, posso alavancar minha carreira."

A Positividade tóxica levaria o indivíduo a pensar:

"Eles nunca vão me demitir, sou importante demais para eles. Onde encontrarão alguém para me substituir?"

Os riscos da Positividade tóxica.

Existem, pleo menos, dois grandes motivos para evitar a positividade exagerada:

1) Pensar de maneira tóxica pode levar a pessoa a ignorar os riscos de uma situaçäo, o que pode gerar maiores problemas lá na frente. Por exemplo:

Uma pessoa quer comprar um carro que está com um preço muito, mas muito abaixo da tabela, por causa da documentação irregular.

Mesmo assim, a pessoa ignora os riscos (positividade tóxica) e compra o carro, pensando que nunca será parado numa blitz, ou nunca se envolverá em acidentes de trânsito, porque é um brilhante motorista.

Mas um dia, o "motorista sortudo" é surpreendido por uma blitz, que determina a apreensão do veículo, por causa da documentação irregular.

Enfim, Positividade tóxica leva ao negacionismo, que pode causar problemas ainda maiores.

Às vezes, precisamos apenas encarar os ftos como eles são, e nada mais.


Leia Também:



Obrigada pela leitura. 

Texto produzido pela:

Psicóloga SP: 
CRP-SP 06-121677.

Acolhimento humanizado online ou presencial

com mais de 12 anos de experiência profissional   

Não existe distância entre a Psicologia e você.
Psicóloga SP:  Maristela Vallim Botari  CRP-SP 06-121677.  Mais de 12 anos de experiência em Psicologia Clínica e Psicoterapia.


Caso a agenda não mostre um horario adequado às suas necessidades, você pode entrar em Contato direto e agendar sua sessão de terapia direto com a Psicóloga.


1ª sessão de Psicoterapia Online

Psicóloga, psicóloga sp, psicologa zona sul, psicologa perto de mim, psicologa preço, terapia de cas


Referências:

Visnievski, Vitória Miranda. Quando o otimismo passa do limite e vira positividade tóxica. [Online] Disponível em https://ead.unisc.br/blog/positividade-toxica. Janeiro de 2022. 

Postar um comentário

0 Comentários

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: