Terapia de Casal ❖ Acolhimento Humanizado



Terapia de casal Presencial 


Terapia de casal em sp

Preço: R$ 218,00  (Apenas Presencial)
Duração de 50 minutos. 
 Frequência: semanal, quinzenal ou esporádica

Agende aqui
Público: Todos os casais com idade acima de 18 anos
Necessária a concordância de todos os envolvidos.


Objetivos da Terapia de Casal


  • Auxiliar o casal a compreender sua dinâmica de funcionamento, os pontos de embaraços afetivos (relações confluentes); 
  • desenvolver em cada um a compreensão acerca de si mesmo e do outro, dentro e fora da relação.
  • Ampliar a percepção sobre as fronteiras do comportamento individual e do casal e das suas respectivas famílias de origem e relacionamentos anteriores e amigos; 
  • É possível ter uma convivência harmoniosa com todos, sem perder a noção de casal.
  • Facilitar a comunicação;
  • Orientar sobre como discutir determinados assuntos, mostrando que a diferença entre pontos de vista, na maioria das vezes é algo bem pequeno diante do sentimento que os une;
  • Criar uma identidade própria para o casal;Identificar e corrigir comportamentos abusivos, agressivos, violentos.

.

Funcionamento da Terapia de casal:



1- O primeiro encontro visa definir e alinhar interesses.

2- Salientando que a proposta não é evitar a separação, mas sim, promover o bem estar emocional dos parceiros, a solução é o fim, essa é uma decisão a ser tomada pelos pacientes, jamais pelo psicólogo.


3 - As partes devem estar de acordo em participar da terapia de casal. Se demanda pode ser apenas de um dos indivíduos é mais interessante que seja atendimento individual.

4 - É válido buscar a terapia de casal quando as questões têm a ver com o relacionamento ou resvalam nele, ou seja, quando os problemas se amplificaram durante o relacionamento e estejam afetando.

5 - É importante que o casal tenha clareza do que precisa ser levado ao psicólogo, para que as sessões de terapia não se transformem em conversas sobre o dia a dia. Aliás, a pergunta “em que posso ajudar”, feita pela psicóloga, tem como finalidade trazer os problemas a tona.

6 - Se uma das partes decidir fazer sessões individualmente, a psicóloga não deve ser a mesma que conduz a terapia de casal, já que existe o risco de criar desconfianças de privilegiar quem atende individualmente.


Leia também:
Porque a Terapia de casal favorece a relação


A Terapia de casal ajuda a melhorar a relação pois reestabelece os antigos vinculos afetivos emocionais perdidos por meio dos problemas cotidianos.


Relacionamentos não vêm com manual de instruções. São desafiadores e exigem renovação de posturas, e senso de autocrítica constante.


Por meio do diálogo presente na Terapia de casal, as pessoas reaprendem a argumentar de maneira não violenta, ceder e cobrar de formas mais justas, compreender o universo existencial da outra parte, ajudar sem se prejudicar, apoiar quando necessário e perdoar o que for possível ser perdoado.


O Objetivo da Terapia de casal é o alinhamento do discurso e das atitudes.



A Formação do casal


Alguns relacionamentos afetivos começam quando os pares encontram pontos de afinidade entre si: As pessoas se conhecem e tendem a se analisar mutuamente, a fim de observar os pontos que existem em comum, para que possam estabelecer conexões.

E geralmente encontram muitos conectores: as ideias são parecidas, os gostos, o padrão de vida, etc.


Os desentendimento começam


Mas por algum motivo, o relacionamento (que começou bem promissor) começa a sofrer alguns arranhões, que podem se tornar feridas, úlceras, metástases e ir a óbito.


Um destes motivos é a falta de comunicação assertiva: a maioria das pessoas tem dificuldade em expressar sentimentos, emoções e aborrecimentos e acaba emitindo comportamentos opostos ao esperado naquele contexto e isto gera uma dificuldade nos relacionamentos afetivos que pode se tornar intransponível se nada for feito.




Discutindo a relação


As discussões entre casais raramente são produtivas, ao contrário, tendem a destruir a comunicação e o respeito, pois no calor do momento, muitas acusações (geralmente infundadas) são feitas, e isto vai minando o relacionamento pouco a pouco.




Fazendo o outro (a) sofrer:


Um mecanismo muito comum usado para estes fins é a chantagem emocional, que consiste em um conjunto de estratégias para criar culpa e remorso em alguém que não satisfaz os desejos e anseios dos outros.


E quando fazemos o outro sofrer, automaticamente estamos estragando o relacionamento. 


A Terapia de casal melhora a relação?


Sim, certamente porque:
1. produz diálogo, abre espaço para que o casal fale de si mesmo;
2. Amplia a compreensão sobre o outro. Nem sempre sabemos o que o outro pensa, mas muits vezes fazemos leitura mental, e outras distorções;
3. ajuda a compreender a história de vida da outra pessoa;
4. Ensina como falar certas coisas desagradáveis;
5. Ensina quando falar coisas desagradáveis;
7. Favorece a criação da cumplicidade;
8. Desenvolve noção de comprometimento;
9. Leva-nos a pensar sobre traição, perdão, e solidão de outra forma, com outros olhos;
10. Ajuda a conviver melhor com os familiares também.



Abordagem:

Cognitivo-comportamental
Humanizada
Teoria Triangular do amor (Stenberg)





Psicóloga SP Terapia de casal em sp



Postagens recentes