Como escolher um bom psicólogo de casal?

Como escolher um bom psicólogo de casal?


Como escolher um bom psicólogo de casal?



Escolher um psicólogo pode ser uma tarefa desafiadora, mas existem algumas orientações que podem ajudar nesse processo:

Identifique suas necessidades: 

  • Antes de começar a buscar um psicólogo, pense sobre o que você espera alcançar com a terapia. Isso pode ajudá-lo a procurar um profissional que possa atender às suas necessidades específicas.
  • Identificar suas necessidades é um passo importante para encontrar um psicólogo que possa ajudá-lo a alcançar seus objetivos terapêuticos. 

Ao identificar suas necessidades, você pode procurar um psicólogo que possa atender às suas necessidades específicas. 

Para escolher um bom psicólogo de casal, você pode considerar os seguintes pontos:

  • Qualificações e especialização: Verifique se o psicólogo possui experiência em Terapia de casal. Para sabr isso, pesquise seu nome, junto com o termo "terapia de casal". 



O que é terapia de casal?




A terapia de casal é um tipo de terapia que envolve a participação de um casal e é conduzida por uma psicóloga. 

Também conhecida como terapia conjugal, tem como objetivo principal ajudar os parceiros a lidarem com problemas e desafios que surgem em seu relacionamento.

A psicóloga que realiza a terapia de casal é uma profissional especializada no campo da psicologia, com conhecimentos e habilidades específicas para trabalhar com casais.

Ela oferece um ambiente seguro e confidencial onde os parceiros podem expressar suas preocupações, compartilhar seus sentimentos e melhorar a comunicação.

Durante as sessões de terapia de casal, a psicóloga auxilia o casal a identificar e compreender os padrões de interação que podem estar contribuindo para conflitos ou insatisfação no relacionamento. 

Ela ajuda a explorar questões como comunicação deficiente, problemas de confiança, dificuldades na resolução de conflitos, falta de intimidade ou divergências de valores.

A terapia de casal com uma psicóloga pode envolver várias abordagens terapêuticas, dependendo das necessidades e preferências do casal. 

Quando procurar Terapia de Casal?


O objetivo é promover a compreensão mútua, fortalecer o relacionamento, desenvolver habilidades de resolução de problemas e fornecer estratégias para enfrentar os desafios do casamento ou relacionamento.

É importante destacar que a terapia de casal pode ajudar os parceiros a reconstruir a confiança, fortalecer o vínculo emocional e promover um relacionamento mais saudável e satisfatório.

  • Você pode considerar buscar terapia de casal quando enfrentar problemas persistentes no relacionamento. Alguns sinais incluem:

  • Problemas de comunicação constante, com discussões frequentes e dificuldade em expressar sentimentos de forma saudável.

  • Conflitos que não são resolvidos satisfatoriamente, resultando em ressentimento ou distanciamento emocional.

  • Falta de intimidade emocional ou sexual, levando a sentimentos de desconexão.

  • Quebra de confiança, como traição, e dificuldade em reconstruir a confiança perdida.

  • Mudanças importantes que afetam o relacionamento, como a chegada de um filho, problemas financeiros ou questões de saúde.

  • Dificuldades em tomar decisões conjuntas sobre assuntos importantes.

Se você se identificar com algum desses problemas, a terapia de casal pode ajudar. 

É uma oportunidade para conversar sobre suas preocupações com um profissional treinado e neutro, que oferecerá suporte e orientação para fortalecer o relacionamento.

Lembre-se de que terapia de casal pode ajudar a reconstruir a confiança, aprimorar a comunicação e promover um relacionamento mais saudável e satisfatório.




Formação do Psicólogo


A boa formação do Psicólogo não tem relação com o nme da Universidade, mas sim, com a particpação do profissionais em atividades acadêmicas e extra acadêmic\as, como estágios, cursos, palestras, congressos, etc.

Estas atividades indicam um óbvio interesse em compreender melhor o ser humano, as mudanças de comportamento, e também significa que o psicólogo está sempre pronto a aprender com outros profissionais mais experientes.

Bons psicólogos, geralmente têm um Currículo Lattes, onde mencionam sua trajetória acadêmica e profissional. A Plataforma Lattes, é a Plataforma mais confiável do Brasil, porque todas as informações precisam ser validadas.

Experiência profissional.

Pesquise os profissionais experientes em casos como o teu busque e os psicólogos perto de você.

É importante verificar se o profissional é formado em psicologia e se está regularmente registrado no Conselho Regional de Psicologia da sua região.

Verifique a abordagem do psicólogo: existem diferentes abordagens na psicologia, e é importante escolher um profissional que utilize uma abordagem com a qual você se sinta confortável. 

Agende uma primeira consulta: antes de decidir se vai continuar com um psicólogo, agende uma primeira consulta para conhecê-lo e avaliar a sua empatia com ele. 

Na primeira sessão, você pode conversar sobre suas necessidades e expectativas em relação à terapia e avaliar se o psicólogo tem a abordagem e a personalidade que você procura.

Lembre-se que a escolha do psicólogo é muito pessoal e o mais importante é encontrar um profissional com o qual você se sinta confortável e confiante para trabalhar em suas questões pessoais.

  • Para conhecer sua experiência: :verifique a produção intelectual do Psicólogo nas redes sociais: Os bons psicólogos geralmente publicam muita coisa sobre seu trabalho, inclusive no Youtube seu blog de Psicologia,  seu Linkedin. 
  • Atente para a forma que o Psicólogo trata alguns assuntos, se tem um discurso claro, se aborda temas que são pertinentes ao que você procura.
  • Competência. Verifique se o Psicólogo já atendeu casos como o seu, como atua, e sobretudo, se tem competência necessária para atender sua queixa.
Mesmo os psicólogos recém formados, já entram no mercado com alguma experiência, pois fizeram estágios obrigatórios.

  • Recomendações e referências: Peça recomendações a amigos, familiares ou profissionais da área de saúde mental. Eles podem indicar psicólogos de confiança com os quais já tiveram uma boa experiência.
A melhor forma de escolher um bom Psicólogo:
  • Empatia e conexão: A terapia de casal requer confiança e abertura. Ao realizar a primeira consulta, observe se você e seu parceiro se sentem à vontade e compreendidos pelo psicólogo. A empatia e a conexão são aspectos importantes para um trabalho eficaz.
  • O Contato inicial é fundamental. Você precisa gostar do Psicólogo. Se não gostar, não se acanhe: suspenda as sessões e procure outro, afinal você vai expor sua vida para ele. Não é agradável quando não há rapport (empatia mútua)

Outros detalhes menos relevantes, porém importantes, incluem:

  • Disponibilidade e localização: Considere a disponibilidade do psicólogo em termos de horários de consulta. 
  • Localização. Escolher um psicólogo em São Paulo pode ser um desafio, dependendo da localização do paciente. Para quem trabalha na zona Sul e nora na zona Norte, as vezes fica mais fácil escolher um Psicólogo na zona sul, que escolher na zona Norte, devido ao deslocamento.
  • Além disso, leve em consideração a localização do consultório para facilitar o acesso às sessões.
  • Preço. O Preço da consulta com Psicólogo em São Paulo varia muito e depende da proposta e da ideologia de cada Psicólogo. Mas que fique bem claro: Preço não é sinônimo de qualidade.

Lembre-se: É importante encontrar alguém com quem você e seu parceiro se sintam confortáveis e confiantes para compartilhar suas preocupações e trabalhar juntos na terapia. 

Se necessário, vocês podem agendar uma ou mais consultas iniciais para avaliar se a compatibilidade e o encaixe são adequados antes de se comprometerem com um profissional a longo prazo.

Como funciona a Terapia de Casal


A Terapia de Casal é um processo terapêutico que visa ajudar os casais a entenderem e resolverem os problemas que estão enfrentando em seu relacionamento. 

Durante as sessões, a Psicóloga especializada em terapia de casal irá trabalhar com o casal para identificar as questões subjacentes que estão causando conflitos e dificuldades na relação.

No início da terapia de casal, o terapeuta irá criar um ambiente seguro e confidencial, onde ambos os parceiros poderão expressar suas preocupações, frustrações e desejos de forma aberta e honesta. 

 A Psicóloga atuará como um mediador imparcial, auxiliando na comunicação e na compreensão mútua.

Durante o processo terapêutico, a Psicóloga de casal ajudará o casal a identificar padrões de comportamento e de comunicação disfuncionais que possam estar contribuindo para os conflitos. Eles trabalharão juntos para desenvolver estratégias eficazes de resolução de problemas, fortalecer a comunicação e melhorar a intimidade emocional.

Além disso, a terapia de casal também pode abordar questões individuais de cada parceiro que possam estar influenciando o relacionamento de forma negativa. a Psicóloga pode ajudar os indivíduos a explorarem suas próprias emoções, crenças e padrões de comportamento, visando promover o autoconhecimento e o crescimento pessoal.

A terapia de casal pode ser um processo desafiador, mas também pode ser extremamente gratificante. Com a orientação do terapeuta, o casal tem a oportunidade de reconstruir a confiança, fortalecer o vínculo afetivo e desenvolver habilidades para lidar com os desafios do relacionamento de forma saudável e construtiva.

Informações sobre a Terapia de casal:

Onde: Consultório da Psicóloga Maristela Vallim Botari, na Av. Paulista, 2001
Quando: Para agendar sua sessão de terapia de casal, clique no link de agendamento e escolha o melhor horário.
Os agendamentos de consultas psicológicas devem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo), ou pelo whatsapp (11) 95091-1931