Depressão: o que é e como tratar. Psicóloga SP

Depressão: o que é e como tratar. Psicóloga SP



Depressão: o que é e como tratar.

psicologa, psicóloga sp, psicóloga perto de mim, terapia presencial, terapia sp, psicóloga zona sul sp, psicóloga reembolso de consultas pelo plano de saúde, terapia de casal, Psicóloga SP na Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, psicóloga Maristela vallim botari sp, psicóloga mars, psicóloga Maristela na av. Paulista, psicóloga Maristela botari, psicóloga Maristela vallim, psicóloga Maristela e excelente, psicóloga Maristela e experiente, psicóloga Maristela foi a melhor que encontrei perto de mim, psicóloga sp Maristela, psicóloga na bela vista Maristela,   Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp


Você tem percebido que está gradativamente desmotivado, apático e com pensamentos negativos recorrentes e mau humor? Se você respondeu sim a essas perguntas, talvez esteja atravessando um episódio depressivo.


O que é a depressão:



A depressão é uma doença mental que pode afetar pessoas de todas as idades, sexos e etnias.


É caracterizada por uma combinação de sintomas emocionais, físicos e cognitivos, que podem interferir significativamente na qualidade de vida e no desempenho das atividades diárias.


Infelizmente, a depressão é uma condição que afeta uma grande parcela da população mundial, atingindo cerca de 20% das pessoas, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). Alguns indivíduos apresentam episódios depressivos esporádicos, enquanto outros são cronicamente afetados pela doença.



Segundo o DSM-V, American Psychiatric Association (2014), para se diagnosticar a depressão, é necessário que o indivíduo apresente cinco dos nove critérios estabelecidos pelo manual, por um período de duas semanas ou mais. 

Esses critérios incluem humor deprimido na maior parte do dia, perda de interesse ou prazer em atividades, alterações de peso ou apetite, problemas de sono, agitação ou lentificação, fadiga, sentimentos de inutilidade ou culpa, dificuldade de concentração e pensamentos recorrentes de morte.


Sintomas da depressão



Os sintomas da depressão podem variar de leves a graves e podem ser desencadeados por uma variedade de fatores, incluindo eventos estressantes da vida, predisposição genética, desequilíbrios químicos no cérebro e outros problemas de saúde mental.




Causas da Depressão



Observa-se que muitos pacientes apresentam antecedentes genéticos, mas outros adquirem por fatores afetivos/sociais, como perdas, lutos, abandonos, solidão, rupturas, etc. Estas situações normalmente, causam tristeza, mas quando o indivíduo não consegue superar esta tristeza, e começa a apresentar sintomas físicos, podemos suspeitar de Depressão. reescreva e melhore


Embora haja uma predisposição genética para a depressão, muitos casos são adquiridos através de fatores afetivos e sociais, tais como perdas, lutos, abandono, solidão e rupturas em relacionamentos. Embora seja normal sentir tristeza em resposta a essas situações, quando uma pessoa não consegue superar a tristeza e começa a experimentar sintomas físicos, pode ser um sinal de depressão.


Além disso, há outras possíveis causas da depressão, incluindo desequilíbrios químicos no cérebro, doenças crônicas, uso de certos medicamentos e experiências traumáticas. É importante lembrar que a depressão é uma doença real e grave, que requer tratamento adequado e acompanhamento médico profissional.




Tratamento da depressão



A boa notícia é que a depressão é tratável. Existem várias abordagens terapêuticas eficazes, que incluem a psicoterapia, a medicação e a combinação desses dois métodos. 

A psicoterapia cognitivo-comportamental, por exemplo, é um tipo de psicoterapia que se concentra em ajudar o indivíduo a identificar e mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais. 

Os medicamentos antidepressivos podem ser prescritos para ajudar a equilibrar as substâncias químicas do cérebro e melhorar o humor.


Além disso, há uma série de medidas que as pessoas podem tomar para ajudar a prevenir a depressão ou gerenciar seus sintomas. 

Isso inclui cuidar da saúde física, como fazer atividade física regularmente, seguir uma dieta saudável e equilibrada, dormir bem e evitar substâncias como álcool e drogas ilícitas. 

A prática de técnicas de relaxamento, como a meditação e a ioga, pode ajudar a reduzir o estresse e melhorar o bem-estar emocional.


Se você está sofrendo de depressão, saiba que não está sozinho e que a ajuda está disponível. 

É importante procurar um profissional de saúde mental qualificado, que possa avaliar seus sintomas e orientá-lo sobre as opções de tratamento mais adequadas para o seu caso específico. 

Com o tratamento certo, muitas pessoas com depressão conseguem se recuperar e retomar suas vidas normais e produtivas.






Referências:



AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-5. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.


FLECK, M. P. et al. Revisão das diretrizes da Associação Médica Brasileira para o tratamento da depressão. Rev. Bras. Psiquiatr., São Paulo, v. 31, supl. 1, S7-S17, 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 mar. 2017.


HARZHEIM, E.; AGOSTINHO, M. R.; KATZ, N. (Org.). Protocolos de encaminhamento para psiquiatria adulto [Internet]. Porto Alegre: Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul; TelessaúdeRS-UFRGS, 2016. Acesso 18/17/2019.


WORLD HEALTH ORGANIZATION. Pharmacological treatment of mental disorders in primary health care. Geneva: WHO, 2009. Acesso 18/17/2019.


Obrigada pela leitura. 

Texto produzido pela:

Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar. 
Entrada pela Padre João Manoel, 37
Bela Vista - 50 m. do Metrô Consolação
São Paulo - SP - Brasil
CEP 01311-000