✔O que falar na primeira sessão

O que falar na primeira sessão de terapia?



O que falar na primeira sessão de terapia.Se você percebeu que realmente precisa de terapia;agendou sua consulta e está esperando pelo dia do atendimento, relaxe: as pessoas costumam sair destes encontros com Psicólogos melhores do que entraram.



Muitas pessoas apresentam dúvidas sobre o que se deve ou não falar na primeira sessão.




Perfeito:




Vamos esclarecer alguns pontos, salientando que as dicas deste artigo são unica e exclusivamente sobre o meu trabalho, não devendo generalizar para todos os psicólogos; afinal os bons psicólogos desenvolvem suas próprias estratégias para deixar a primeira sessão leve.




O dia D.

A primeira sessão. 



Não precisa ter medo não.


Eu procuro acolher as pessoas com leveza (independente de quem for). 

Pergunto apenas, nome, idade, profissão (se houver), escolaridade e o que aflige a pessoa.

Deste ponto em diante, as pessoas costumam desabafar bastante!

Sobre o que falar?

Geralmente as pessoas falam sobre si mesmas, sobre o que as aflige neste momento da vida e os gatilhos que a fizeram buscar psicoterapia....



É comum contarem parte de sua história de vida, suas conquistas, mencionar as injustiças sofridas, e o que fizeram  (e ainda fazem) pra lidar com isso...



Também é comum guardarem para si algumas passagens. Não há o menor problema.


Alguns mencionam as pessoas que amam, perguntam como lidar com situações angustiantes.


Algumas pessoas fazem listas de coisas que acham relevantes; ou uma cronologia da própria história.



Há quem faça perguntas: sobre mim, minha formação, e até mesmo sobre minha vida particular (eu não vejo problema em responder algumas, que não interferem no atendimento do paciente).




É normal que algumas pessoas chorem aqui, afinal estão passando a vida a limpo e relembrando antigas dores.



no consultório de psicologia Vila Mariana, São Paulo. Psicólogos, Psicóloga Bradesco, Amil, Sulamérica, sp, psicoterapeutas, São Paulo. Terapia de Casal, adultos, individual e infantil, Psicologa que atende Saúde BRadesco, Amil, Sulamérica por reembolso, atendimento psicologico a paciente de convênios, psicóloga bradesco em São Paulo, psicologa Amil em Sp, psicologa Sulamérica em Sp, psicologa intermédicaPsicoterapia por convênio, ajuda psicológica gratuita, psicologa em SP, psicologos em spE naturalmente há quem prefira não falar nada. Eu tento conversar até onde o paciente permitir. 

Quando ele se fechar, eu prefiro respeitar, deixando claro que pode retomar o assunto quando se sentir a vontade. (isso é bem raro, mas...)



Mas todas as pessoas têm um objetivo na terapia: tornar-se uma pessoa melhor, mais desenvolvida afetivamente, mais assertiva, mais segura, mais rica em repertório de atitudes, mais decididas, enfim, mais fortalecidas.


Mas claro que isso é espontâneo. 
Cada um deve falar o que quiser.


Ressaltando que o paciente é sempre a prioridade nos atendimentos. Sempre.


Porém,  sempre peço ao pacientes que  não se antecipem tanto com relação ao horário.


Entendo que estejam ansiosos pela consulta, mas não tenho como antecipar horário, nem atender mais cedo, exceto em raras exceções.


E por questões de sigilo e segurança de todos, não há sala de espera disponível  (justamente pra garantir o sigilo dos atendimentos. 

Pense o quão desconfortável seria se você estivesse falando sobre seus problemas sabendo que há alguém na sala de espera!!).


Então relaxe!


Se chegar mais cedo, a região tem bastante lugar pra tomar um café; meu saguão tem uma galeria gigante para as pessoas esperarem.

E faltando apenas 5 minutos, você pode tocar o interfone (105).



Qualquer dúvida, é só entrar em contato.


Endereço do Consultório de Psicologia na Vila Mariana

·         Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa - Vila Mariana
Horário de atendimento:
Seg-sex: 7:00-a 23:00
Sábado: 7:00 - 21:00

As perguntas mais frequentes na sessão de psicoterapia são:











  • como superar ou perdoar uma traição?
  • Como Passar no vestibular? 
  • Como lidar com carência afetiva?
  • Como superar a perda de um relacionamento
  • Como demonstrar sentimento?
  • Como fazer meu filho ser mais dócil? 
  • Como não idealizar um grande amor? 
  • Como superar a dificuldade de relacionamento, seja no trabalho, na vida social ou em família?
  • Como ser amado(a)?
  •  Como vencer o ciúme?
  • como a psicologia pode ajudar
  • como ajudar uma pessoa
  • como arrumar um namorado ou uma namorada?
  • Como terminar um relacionamento?
  • Como lidar com problemas no Trabalho?
  • Como arrumar um trabalho?
  • Como se adaptar às mudanças?
  • Quanto custa uma sessão de terapia?




  • Plano de saúde cobre psicologa
    Informações sobre atendimento Psicologico por meio de Plano de Saúde (Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, Intermédica Notredame)
    O que esperar de uma Psicologa
    Para você quer faz Psicoterapia, ou ainda não começou e não sabe exatamente o que esperar do psicólogo, aqui vão algumas dicas.  O Psicólogo é um profissional que vai te acolher com brandura, sem que isso seja pesado para o paciente psicológico
    O que é um atendimento psicológico? Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? Saiba mais
    Saiba de que forma a psicoterapia pode te ajudar: Favorecendo o autoconhecimento; diminuindo a ansiedade, controlando e tratando os sintomas da depressão
    O valor cobrado por uma sessão de Psicoterapia em são Paulo, é uma média do preço praticado na cidade de São Paulo, mais precisamente, na zona sul de sp.
    Os preços são fracionados de acordo com a duração de cada sessão, para que todos as pessoas tenham acesso aos atendimentos
    São atendimentos voltados para pessoas que estão em situação de alto risco psicológico, que estão atravessando situação traumática na última semana.

    Pessoas que amam demais precisam fazer terapia para que aprendam a amar de maneira menos dolorosa e mais feliz; a Psicoterapia pode ajudar pessoas com quadro de dependência afetiva a se amarem mais e em primeiro lugar.
    A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.
    Terapia para que os casais possam compreender melhor a si mesmos, buscando a compreensão do relacionamento e resgatando os motivos que os uniram.



    ✦Se você busca *Psicólogos de preço acessível*, saiba que eu disponibilizo atendimento social em alguns dias. Entre em contato para conhecer as condições.


    Psicologa em SP. Atendemos Adultos e Crianças. Terapia Casal, familiar. Atendo na Zona Sul de SP. Agende uma consulta Gratuita. Terapia de Casal. Terapia Infantil. Agende uma Consulta. Cognitivo Comportamental. Psicóloga na Zona Sul.Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradesco psicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso, Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp,






    Formulário de contato

    Nome

    E-mail *

    Mensagem *

    Postagens mais visitadas deste blog

    A dificuldade em mostrar sentimento

    O que é a dificuldade de relacionamento?

    Psicóloga que atende convênio Bradesco

    Preço | para Reembolso

    Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

    09 dicas de psicólogos para identificar relacionamentos abusivos

    A síndrome do Super-Herói

    A ♥ romantização do trabalho

    Carência afetiva: o que é e como lidar?

    Emoções ruins são contagiosas. Entenda o motivo.