Quando parar a Terapia? Psicóloga SP

Quando parar a Terapia?

Quando parar a Terapia?


Você começou sua psicoterapia em um momento, talvés, muito doloroso. 

O Tempo foi passando, você foi melhorando, até chegar no momento em que parece que é hora de encerrar a Terapia.

Parar a terapia ou trocar de Psicoterapeuta?

A Hora de trocar de Psicóloga também é delicada, afinal trata-se de uma relação solidificada profissionalmente, onde o rapport foi estabelecido, há uma confiança mútua.

Porém, o paciente percebe que não está evoluindo, embora tenha muitas questões a serem desenvolvidas.

Isso acontece com muita frequência, especialmente com pacientes muito antigos.

Nestes casos, cabe ao Psicólogo a delicada tarefa de propor uma troca, se perceber que o paciente pode desenvolver  mais, e não dispõe de ferramentas técnicas para auxiliá-lo.

Observe que empatia não é suficiente: em uma relação terapêutica, é preciso ir além do acolhimento empático; além disso, é preciso alertar o paciente que ele pode desenvolver outros aspectos da personalidade.

Existem alguns sinalizadores óbvios.

Objetivo alcançado. 
Você já consegue compreender seus gstilhos emocionais, aprendeu a controlar a ansiedade, reverter pensamentos disfuncionais, emitir comportamentos mais nobres,e, está achando um fardo ir pra terapia toda semana.

A sensação de cansaço mental é um sinalizador importante, que a Psicoterapia não está mais ajudando, uma vez que a Terapia serve para promover mudanças.

Embora existam sempre pontos que precisamos mudar, em alguns casos, podemos fazer isso sem a ajuda da Terapia.

A decisão de quando parar a terapia deve ser tomada em conjunto entre o paciente e o terapeuta, considerando o progresso do paciente, seus objetivos terapêuticos e suas necessidades individuais. Aqui estão algumas situações em que pode ser apropriado considerar encerrar a terapia:

Quando os objetivos terapêuticos foram alcançados: se o paciente conseguiu alcançar os objetivos terapêuticos que foram definidos no início da terapia, é um bom sinal de que pode ser hora de encerrar a terapia.

Quando o paciente sente que está pronto: se o paciente sentir que está pronto para terminar a terapia e se sentir capaz de lidar com seus problemas de forma independente, pode ser um sinal de que é hora de parar.

Quando a terapia não está mais ajudando: se o paciente sentir que a terapia não está mais ajudando e não está produzindo mudanças positivas, pode ser hora de considerar outras opções terapêuticas ou encerrar a terapia.

Quando o paciente não tem mais tempo ou recursos para continuar a terapia: se o paciente não puder mais pagar pela terapia ou se sua agenda estiver muito ocupada para continuar com as sessões, pode ser necessário encerrar a terapia.

Quando a psicóloga e o paciente concordam que é hora de encerrar a terapia: a decisão de parar a terapia deve ser tomada em conjunto entre o terapeuta e o paciente, e se ambos concordam que é hora de terminar, pode ser um sinal de que é hora de parar.

Como saber quando parar a Terapia?

Supondo que o paciente esteja realmente bem, desenvolveu habilidades de  assertividade, aprendeu a lutar sozinho(a) pelo seu direito de ser quem realmente é, será que deve parar a Terapia?

Embora algumas correntes da Psicologia entendam que a terapia seja para a vida, na prática, não é bem assim, afinal, um dos objetivos da Psicoterapia é ensinar ao paciente como ser mais assertivo.

Portanto, em alguns casos, é importante manter o acompanhamento psicológico por toda a vida, mas em outros casos, é hora de parar a terapia.

É importante lembrar que a terapia é um processo individual e que cada pessoa pode precisar de um tempo diferente para alcançar seus objetivos terapêuticos.

O importante é comunicar-se com a psicóloga e ter um diálogo aberto sobre as expectativas e os progressos terapêuticos.


Postar um comentário

0 Comentários