psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Quando parar a Terapia? Psicóloga SP

Quando parar a Terapia?

Quando parar a Terapia?


Você começou sua psicoterapia em um momento, talvés, muito doloroso. 

O Tempo foi passando, você foi melhorando, até chegar no momento em que parece que é hora de encerrar a Terapia.

Parar a terapia ou trocar de Psicoterapeuta?

A Hora de trocar de Psicóloga também é delicada, afinal trata-se de uma relação solidificada profissionalmente, onde o rapport foi estabelecido, há uma confiança mútua.

Porém, o paciente percebe que não está evoluindo, embora tenha muitas questões a serem desenvolvidas.

Isso acontece com muita frequência, especialmente com pacientes muito antigos.

Nestes casos, cabe ao Psicólogo a delicada tarefa de propor uma troca, se perceber que o paciente pode desenvolver  mais, e não dispõe de ferramentas técnicas para auxiliá-lo.

Observe que empatia não é suficiente: em uma relação terapêutica, é preciso ir além do acolhimento empático; além disso, é preciso alertar o paciente que ele pode desenvolver outros aspectos da personalidade.

Existem alguns sinalizadores óbvios.

Objetivo alcançado. 
Você já consegue compreender seus gstilhos emocionais, aprendeu a controlar a ansiedade, reverter pensamentos disfuncionais, emitir comportamentos mais nobres,e, está achando um fardo ir pra terapia toda semana.

A sensação de cansaço mental é um sinalizador importante, que a Psicoterapia não está mais ajudando, uma vez que a Terapia serve para promover mudanças.

Embora existam sempre pontos que precisamos mudar, em alguns casos, podemos fazer isso sem a ajuda da Terapia.

A decisão de quando parar a terapia deve ser tomada em conjunto entre o paciente e o terapeuta, considerando o progresso do paciente, seus objetivos terapêuticos e suas necessidades individuais. Aqui estão algumas situações em que pode ser apropriado considerar encerrar a terapia:

Quando os objetivos terapêuticos foram alcançados: se o paciente conseguiu alcançar os objetivos terapêuticos que foram definidos no início da terapia, é um bom sinal de que pode ser hora de encerrar a terapia.

Quando o paciente sente que está pronto: se o paciente sentir que está pronto para terminar a terapia e se sentir capaz de lidar com seus problemas de forma independente, pode ser um sinal de que é hora de parar.

Quando a terapia não está mais ajudando: se o paciente sentir que a terapia não está mais ajudando e não está produzindo mudanças positivas, pode ser hora de considerar outras opções terapêuticas ou encerrar a terapia.

Quando o paciente não tem mais tempo ou recursos para continuar a terapia: se o paciente não puder mais pagar pela terapia ou se sua agenda estiver muito ocupada para continuar com as sessões, pode ser necessário encerrar a terapia.

Quando o psicólogo e o paciente concordam que é hora de encerrar a terapia: a decisão de parar a terapia deve ser tomada em conjunto entre o terapeuta e o paciente, e se ambos concordam que é hora de terminar, pode ser um sinal de que é hora de parar.

Como saber quando parar a Terapia?

Supondo que o paciente esteja realmente bem, desenvolveu habilidades de  assertividade, aprendeu a lutar sozinho(a) pelo seu direito de ser quem realmente é, será que deve parar a Terapia?

Embora algumas correntes da Psicologia entendam que a terapia seja para a vida, na prática, não é bem assim, afinal, um dos objetivos da Psicoterapia é ensinar ao paciente como ser mais assertivo.

Portanto, em alguns casos, é importante manter o acompanhamento psicológico por toda a vida, mas em outros casos, é hora de parar a terapia.

É importante lembrar que a terapia é um processo individual e que cada pessoa pode precisar de um tempo diferente para alcançar seus objetivos terapêuticos.

O importante é comunicar-se com a psicóloga e ter um diálogo aberto sobre as expectativas e os progressos terapêuticos.

Postar um comentário

0 Comentários

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: