Sentimentos negativos: Ressentimentos, culpa e vingança

O ressentimento, a culpa e a vingança são emoções e comportamentos complexos que podem ter consequências negativas para a saúde mental e emocional de uma pessoa.



Ressentimentos, culpa e vingança

 
Como lidar com sentimento tão negativos? Este artigo explica o conceito dos sentimentos ruins.


Ressentir "é atribuir ao outro a responsabilidade pelo que nos faz sofrer" (KHEL, p. 11).


O ressentimento é uma emoção que surge quando alguém se sente ferido, injustiçado ou traído por outra pessoa.


De acordo com a psicóloga Maria Rita Khel, o ressentimento pode levar a pensamentos obsessivos, sentimentos de amargura e raiva e pode afetar negativamente os relacionamentos interpessoais.


Ela sugere que para superar o ressentimento é importante identificar a origem do sentimento e trabalhar em direção ao perdão e aceitação.

Às vezes, por falta de alternativas adequadas para a elaboração do sentimento negativo, é comum que a pessoa busque reparação dos males que lhe afligem, causando aos outros aborrecimentos semelhantes.


No entanto, isto parece não funcionar, pois causar ao outro um mal equivalente nem sempre trás alívio.







Podemos citar como exemplo a infidelidade conjugal.






Para aquele que foi traído, é natural que cultive (por algum tempo) sentimentos de raiva para mobilizar a atenção do outro. Isto é comum nos divórcios litigiosos.




A neuricientista Cibele Fabichak (2010) cita o exemplo das pessoas que mesmo após a separação querem manter o vínculo, mesmo que seja o da briga.

Tais pessoas tendem a buscar grandes reparações, por meio de pequenas provocações, motivados pelo ressentimento que insiste em imperar.

A culpa

A culpa é uma emoção que surge quando alguém se sente responsável por uma ação negativa ou quando acredita que não cumpriu com alguma obrigação.


A psicóloga clínica Maristela V. Botari destaca que a culpa pode ser útil em algumas situações, como quando nos ajuda a tomar responsabilidade pelas nossas ações.


No entanto, quando a culpa se torna excessiva ou injustificada, pode levar a sentimentos de ansiedade, depressão e baixa autoestima.


Nesses casos, é importante aprender a lidar com a culpa e a buscar ajuda profissional, se necessário.


Outro sentimento negativo que surge quando ocorrem estes dissabores afetivos é a culpa:


Ao colocar a culpa no outro, o ressentido supostamente pretende que o outro assuma a responsabilidade pelo que ocorreu, exigindo reparações que podem ser justas, ou exageradas em alguns casos.


Também pode ocorrer que os indivíduos coloquem a culpa em si mesmos, desenvolvendo sentimentos colaterais como remorso e menos-valia.





A vingança:


É o desejo de reparação de algum mal com outro mal: "olho por olho".


Este sentimento pode impelir os indivíduos a agirem da mesma forma, pagarem na mesma moeda.


A vingança é uma resposta emocional comum quando alguém se sente injustiçado ou traído. De acordo com o psicólogo clínico Ryan Howes, a vingança pode proporcionar uma sensação momentânea de justiça, mas pode levar a sentimentos de culpa e arrependimento posteriormente.


Além disso, a vingança pode perpetuar um ciclo de raiva e conflito. É importante buscar outras formas de lidar com as emoções negativas e resolver conflitos de maneira saudável.


Não é aconselhável, por duas razões:
Sentimentos negativos: Ressentimentos, culpa e vingança
 
  • primeiro porque a energia gasta em arquitetar um "plano de vingança" poderia ser usada para impulsionar melhorias na própria vida;
  • segundo porque, mesmo quando levada a cabo, não produz reparações suficientes, colocando o indivíduo em situação de constante insatisfação, exigindo mais e mais reparações.


Como lidar?


O ideal seria buscar formas de canalizar os sentimentos negativos para finalidades mais nobres, porém, quando os sentimentos negativos estão em alta, é muito difícil pensar em algo deste tipo.

A sugestão é não tomar nenhuma decisão sob o calor das emoções, pois as consequências podem ser muito piores.




Para lidar com sentimentos de culpa e menos valia, o ideal é buscar ajuda psicológica pois é necessário passar por um processo de renovação de identidade, formulando novas formas de autoconhecimento e aprender a emitir comportamentos e pensamentos mais saudáveis.




Referências


FABICHK, Cibele. Sexo, amor, endorfinas e bobagens. São Paulo, Novo Século: 2010.




KHEL, Maria Rita. Ressentimento. São Paulo. Casa do Psicólogo: 2011.


Martin, S. (2019). How to Overcome Resentment: Let Go of Bitterness and Anger. (Online) Disponível em: https://www.sharonmartincounseling.com/how-to-overcome-resentment-let-go-of-bitterness-and-anger/


Hill, T. (2019). Overcoming Excessive Guilt: How to Stop Feeling Unreasonably Responsible. (Online) Disponível em: https://blogs.psychcentral.com/caregivers/2019/11/overcoming-excessive-guilt-how-to-stop-feeling-unreasonably-responsible/


Howes, R. (2017). Revenge and the Dark Side of Human Nature. (Online) Disponível em: https://www.psychologytoday.com/us/blog/in-therapy/201710/revenge-and-the-dark-side-human-nature




Psicóloga SP

Agradecimentos

O conteúdo deste Site de Psicologia não substitui a consulta com Psicóloga, limitando-se a uma função meramente informativa.

Em caso de emergência procure o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Se estava buscando psicólogo gratuito sp, aqui vai uma dica valiosa: 
O centro de psicologia aplicada Unip são paulo-sp oferece atendimento psicológico gratuito e muito recomendado, por concentrar alguns dos melhores Psicólogos de SP.

É sempre uma honra receber sua visita. Muita paz!
psicologa sp

Total de visualizações de página

Whatsapp Psicóloga sp