psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

A síndrome do Super-herói nos Relacionamentos


A síndrome do superherói nos relacionamentos amorososos e familiares

A síndrome do superheroi nos relacionamentos amorososos e familiares
Os super-heróis do amor são pessoas que acreditam seriamente que seu dever moral para com seu parceiro ou parceira é ajudá-lo a solucionar tdos os problemas da sua vida.

Em outras palavras, entende que precisa se doar ao máximo e alcançar o impossível, visando o bem-estar do companheiro ou da companheira, mesmo que (e sobretudo) em detrimento da sua saúde mental.

Se voce é o tipo de pessoa que acredita ter superpoderes para solucionar os problemas das pessoas que ama, creio que isto exige uma pausa para reflexões.

Quem são os super-heróis?


Os super-heróis cinematográficos em geral, são retratados como alguém que luta contra o mal, e têm como finalidade salvar a humanidade e/ou as pessoas que ama, erradicando “para sempre” as forças do mal que causam sofrimentos.

Possuem, dentre outras características, um orgulho acima da média, uma vez que desenvolvem a capacidade de pensar que devem resolver tudo sozinhos, sem ajuda, e que tudo depende deles.

Por exemplo: 

O Batman desenvolve estratégias próprias para combater o mal, o Hulk, o Flash e o Superman usam a forca física, etc.

Como os super-heróis influenciam as pessoas

Os psicólogos que estudam o comportamento humano, entendem que as variáveis ambientais afetam o desenvolvimento infantil. Os Psicologos infantis apontam para os perigos de deixar crianças expostas a programação midiática por muito tempo.

Eis a resposta: a programação televisiva cria, no imaginário das crianças, a necessidade de perfeição, a partir do comportamento hipercorreto do super-herói.

Proibido errar e ser imperfeito!
 A medida em que a criança desenvolve, e convive com outras crianças e adultos, seus erros são corrigidos, às vezes, de forma brutal.

E começam as cobranças para que sejam cada vez mais competitivas e perfeitas.

Mas a perfeição não basta


Aos poucos, somos ensinados (as) a agir com perfeição e ajudar as pessoas que supostamente estão fazendo “coisas erradas”. Ate aí, nada de mais. Realmente é louvável ajudar e orientar pessoas. Porem, em alguns casos, vamos perdendo a noção do nosso espaço e invadindo o espaço do outro, sem perceber e com a melhor das intenções.

Os grandes problemas começam quando as pessoas começam a se relacionar socialmente, seja no trabalho, seja no amor


Os super heróis no amor


Quando as pessoas começam a se relacionar e natural, e natural que haja uma certa confluência de interesses.

Os problemas começam quando você começa a carregar os problemas da outra parte, e tentar resolvê-los como se fossem teus, deixando inclusive, os seus problemas de lado.

Infelizmente, algumas pessoas agem de má-fé com os "super-herois", que por serem pessoas em geral bem intencionadas, não conseguem perceber a maldade que há no outro, e se envolvem em dívidas, prejuizos materiais ou morais, as vezes, irreversíveis.

Mesmo quando a situação não chega neste extremo, carregar nos ombros problemas alheios pode custar tempo e desgaste emocional, porque o reconhecimento nunca chega na mesma medida, além disso, o super-heroi sente que não vive mais sua própria vida, e pode perder a própria identidade.

E só irão perceber o prejuizo quando, depois de muito tempo, estiver distante das suas raizes, dos seus amigos, dos seus interesses.


Como a Psicologia pode ajudar os Super-Herois?


A síndrome do super-herói pode ser uma condição difícil de identificar, pois muitas vezes, as pessoas que a sofrem não percebem que estão excedendo seus próprios limites e prejudicando sua saúde mental e emocional. 

É por isso que a psicologia pode ser uma ferramenta muito útil para ajudar essas pessoas a reconhecerem sua situação e a adotarem um comportamento mais saudável e equilibrado.

Uma psicóloga pode ajudar uma pessoa com a síndrome do super-herói a aprender a estabelecer limites saudáveis e a desenvolver uma compreensão mais realista de seus próprios poderes e responsabilidades. 

Eles também podem ajudar a pessoa a reconhecer quando suas ações estão prejudicando seu próprio bem-estar e a desenvolver estratégias para lidar com situações desafiadoras de forma mais eficaz e saudável.

Além disso, um psicólogo pode ajudar a pessoa a identificar suas próprias necessidades e desejos, a fim de alcançar uma sensação mais equilibrada de autoestima e autoconfiança. 

Eles podem ajudar a pessoa a desenvolver habilidades de comunicação mais eficazes para expressar suas próprias necessidades e limites, e também para entender melhor as necessidades e limites dos outros.

Em resumo, a síndrome do super-herói pode ser uma condição perigosa e prejudicial, mas pode ser tratada com a ajuda de um profissional de psicologia. 

Se você está lutando com esse problema, não hesite em procurar ajuda de um psicólogo qualificado. Eles podem ajudá-lo a recuperar o controle de sua vida e a desenvolver um relacionamento mais saudável e equilibrado com aqueles que você ama.






Leia também


Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta

Obrigada pela leitura. 

Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga



Quero cuidar da minha saúde mental 
Escrito por:
Psicóloga SP  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677. 

Contato:

WhatsApp (11) 95091-1931
contato@psicologa-sp.com.br

Consultório:
Avenida Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.
Bela Vista - Metrô Consolação
São Paulo - SP - Brasil
CEP 01311-000
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta




  • Atende crianças a partir de 10 anos, adultos, casais e também indivíduos na terceira idade como psicóloga Online e Presencial em SP.


Terapia presencial ou Psicóloga online afinal não existe distância entre a Psicologia e você.

    • Visão:  Psicóloga focada em ajudar pessoas a buscar o autoconhecimento e o empoderamento pessoal, a fim caminhar na direção a uma vida mais saudável e satisfatória.
    • Valores: Atender com ética, respeito, honestidade, sem discriminação, sem julgamento ou críticas.

Atendimentos Psicológicos

Tratamentos Psicológicos

Abordagens 


Postar um comentário

0 Comentários

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: