Pular para o conteúdo principal

Cisne negro - Análise Psicológica


Este artigo tem a intenção de analisar o filme "Cisne Negro" na abordagem da Psicanálise Kleiniana e da Psicopatologia



Estrelado por Natalie Portman, o filme retrata a história de Nina Sayers uma bailarina, solteira, que vive com a mãe.

O filme, Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010), do diretor Darren Aronofsky, constrói a trama de Nina Sayers, protagonizada por Natalie Portman.


Nina Sayers é “garota doce” filha de uma bailarina aposentada que deposita em sua filha todas as suas ambições, cobrando da filha um perfeccionismo quase inatingível.


Assim, Nina passa a se dedicar aos ensaios de forma integral e acaba sendo escolhida pelo diretor Thomas como a bailarina principal na apresentação da temporada de “O Lago dos Cisnes”.


Na história original, o espetáculo trata de uma estória em que  duas irmãs são enfeitiçadas e aprisionadas, uma  no corpo de um cisne branco e a outra no corpo de um cisne negro. 
“Ela deseja liberdade, mas só poderá encontra-la no amor”. 
Ambos conhecem um príncipe que o cisne branco não consegue conquista pois é meigo e angelical.  
Mas o cisne negro, que esbanja sensualidade consegue seduzi-lo, levando o cisne Branco ao suicídio.


Nina vive o desafio de representar os dois cisnes numa apresentação “Visceral e verdadeira”, em substituição à perfeita  Beth, que está se aposentando.
Sua técnica de dança é perfeita, mas falta-lhe a sensualidade necessária para dar vida ao cisne negro. 
Assim, é preciso que passe a treinar cada vez mais para atingir a perfeição que o personagem exige.
 Assim, acaba por desenvolver uma psicopatologia que já estava latente, ora pelas pressões de sua mãe, ora pelas pressões da carreira.
Nina busca a perfeição em seu trabalho na companhia de balé e em função disso é chamada para dançar o balé “Cisne Negro”.

Este trabalho exige muito treino, habilidade e sensualidade especialmente para viver o cisne negro, mas Nina não tem esse poder de sedução.

Abrindo um parênteses: a história do Cisne negro que é vivida no palco se desenrola  dessa forma: uma garota tímida vivia no corpo de um cisne branco, esperando um beijo do seu amado para voltar a ser mulher. Porém sua irmã gêmea o seduz, o que provoca muita tristeza no cisne branco, o que faz com cometa suicídio.

Voltando ao filme: Nina tem uma concorrente, a bailarina Lilly (Milla Kunis) que é a expressão da sensualidade, ideal para o papel do Cisne Negro, porém, carece de técnica, que Nina tem de sobra. Assim Nina se vê às voltas com uma rival, um diretor exigente e uma mãe controladora e invejosa.

A busca pela perfeição no Cisne Negro faz com que Nina treine dia e noite, levando-a a histeria, e desencadeando alguns surtos esquizofrênicos. 

Ela passa a ter alucinações de toda natureza, inclusive bissexuais. Suas alucinações são povoadas de fantasia com cisne negro: ela se imagina bela, poderosa, sedutora. Porém sente um medo paranoico de ser substituida pela rival Lilly.

Sua relação com a mãe, num primeiro momento parece tranquila, mas o observador atento vai notar que logo de início essa mãe tem uma atitude de cuidado extremo, ao ajudar a filha vestir o casaco (Ninna tem 30 anos!!). 

Essa mãe trata a filha como se ela tivesse 5 anos de idade, se considerarmos que dentre outras coisas, chama-a de “menina doce”, decora seu quarto com ursinhos de pelúcia,  papel de parede rosa, e põe ao lado da sua cama uma caixinha de música com uma bailarina....

Quando essa filha é escolhida para o personagem Cisne Negro, a mãe compra um enorme bolo confeitado, que a filha rejeita e a mãe ameaça jogá-lo no lixo. Considerando que a bailarina não deve engordar, esse bolo pareceu uma sabotagem.

Em outra cena, essa mãe liga para a secretaria da companhia, para reclamar de uma atitude que prejudicou sua filha, tomando a dianteira de uma situação que poderia facilmente ser resolvida pela própria Nina.

A situação começa a se complicar quando Nina sai pra se divertir com a rival Lilly: a mãe não suporta dividir a filha com a amiga e passa a sabotá-la abertamente, deixando de despertá-la no horário certo. Aí as brigas começam entre as duas começam pra valer.

Mas Nina não se dá por vencida: no dia da apresentação ela encanta a platéia ao interpretar os dois cisnes, o branco com a sutileza que o momento exige, e o negro com toda voracidade que pode colocar no personagem. O final eu não vou contar (sinto muito, rsrs).

Conceituação Kleiniana.


Inveja e Gratidão

Quando é muito intensa, pode interferir nos mecanismos esquizoides, pois dificulta do processo de divisão (splitting) onde surge um objeto bom e um objeto perseguidor. Ao ser danificado este objeto bom origina-se a inveja e isso conduz a “confusão entre o bom e o mau” (Segall, p. 53)
A fim de não se sobrepor à mãe que foi no passado uma bailarina medíocre, Nina vive o dilema de ser a melhor estrela da companhia ou não se sobresair para preservar a mãe. (confusão entre o bom e o mau).

Essa atitude assemelha-se ao que Klein chama de INVEJA E GRATIDÃO, pois Nina demonstra inveja da mãe ao querer se tornar uma bailarina também, e sua gratidão está implícita no fato de não querer se sobresair, vivendo timidamente, o que a prejudica na desenvoltura do papel de Cisne Negro.

Porém ela se sobresai. E a situação se inverte. A mãe passa a sentir inveja da filha que foi mais longe do que ela própria havia conseguido (pois jamais saiu do corpo de baile). A reparação é feita a partir do bolo confeitado, mencionado acima, mas essa reparação tem um certo “sabor” de inveja pois a filha não deve comer doces, especialmente às vésperas da apresentação.

A mãe é a personificação da Inveja e do ciúme, percebendo que a filha pode obscurer sua modesta carreira, fica apavorada quando percebe que esta se destaca e passa a ter  atitudes destrutivas em relação à filha, numa tentativa de destruir esse objeto bom, gerador de vida e talento, que a mãe se recusa a aceitar.

Splitting

A principal realização dessa fase é o splitting, ou divisão do ego que permite a este ordenar suas experiências e classificar os objetos em bons ou maus. Mais tarde este splitting será responsável pelo discernimento no adulto e também a base para a repressão (Segall, p. 46).
A partir do rompimento interno com a mãe, expresso numa cena em que Nina quebra a caixinha de música e joga fora seus ursinhos, ela poderia estar revivendo a A Posição depressiva. Somente nesse momento Nina percebe que ela é um ser independente dessa mãe castradora, que a controla de todas as formas possíveis. Quando se desfaz dos brinquedos, está se desfazendo dessa mãe internalizada que há 30 anos habita dentro de si.

Identificação projetiva

A leitura que se aproxima dos conceitos Kleinianos é feita a partir da identificação projetiva que conforme aponta Segall, “da-se quando as partes do self são expelidos e projetados num objeto externo, que se torna controlados por partes projetadas, identificando-se com elas (p. 39) e tem inicio quando a posição esquizoparanoide é estabelecida em relação ao seio, [...] Este mecanismo de defesa produz [...]o medo da retaliação por parte do objeto atacado; ansiedade por dar-se conta de que partes de si mesmo estão no objeto. (Segall, p. 42).
No filme essa identificação projetiva se dá quando Nina, em suas alucinações percebe os quadros pintados pela mãe se mexendo, perseguindo-a (ansiedade persecutória). Seu pavor fica evidente pela forma apressada que deixa o recinto onde os quadros estão expostos.

Voracidade.

Segall postula que a voracidade “consiste em extrair toda bondade do objeto sem considerar as consequências, o que pode resultar na destruição deste objeto e de sua bondade”. (Segall, p. 52)

Esta voracidade é pontuada de diversas formas no decorrer do filme, mas apenas para citar alguns passagens:
·         Nina afana objetos pessoais da bailarina Betty, considerada até então a mais perfeita;

  • ·         A destruição do Cisne Branco;
  • ·         A destruição da mãe em suas alucinações;
  • ·         A destruição da rival em suas alucinações;
·         Dentre outras

Todas essas personagens mencionadas deram á Nina algo de bom, mesmo que sutilmente: amor, amizade, exemplo. Nas suas alucinações Nina se vê ameaçada por estas pessoas, como se fossem objetos maus e persecutórios e sempre os destrói. A única excessão aqui é a destruição do Cisne Branco que esta incorporada nela mesma. (Quem assistiu o filme vai entender, eu não posso falar nada...)

Apenas para concluir....
A inveja é um conceito que devemos aplicar no cotidiano com muita cautela.  A inveja que atribuimos aos outros, pode estar dentro de nós (projeção). Por isso, sempre que houver um “invejoso” por perto é sempre bom questionar “ o que ele tem que eu não tenho?”. 

Conheci pessoas que achavam que o mundo inteiro tinha inveja de si e que no entanto não conseguiam conceber a alegria alheia, não aprenderam a desejar o bem, não aprenderam a viver em paz, nem desfrutar da felicidade alheia.

Outros negam-se a enxergar as qualidades alheias, numa atitude de destruição ao objeto bom, atitude típica da inveja. Essa destruição internalizada lhes traz algum conforto? Aqui precisamos  Precisamos de bom senso e muita reflexão!




Sinais e sintomas:

Alterações sensoperceptivas:


Analgesia – Incapacidade de sentir dor ou estímulos. (Dalgalarrondo, 2008).

Dermatilomania (picking) - consiste em repetição crônica de coçar, tocar, cutucar, arranhar, furar ou escoriar determinadas regiões da pele, de modo tão intensivo ou repetitivo que acaba provocando o aparecimento de feridas, cicatrizes ou mudanças na pigmentação da pele (MENTALHELP, 2010). 

Nina escolheu dois locais em seu corpo para fazer o picking: peles em volta das unhas  pele das costas por isso usa sempre um casaquinho não mostrar as suas costas.


Alucinação cinestésica



A medida que o comprometimento de Nina com as personagens (Cisne Branco e Cisne Negro) aumenta ela passa a  desenvolver alucinações (como perceber a existência de penas em seu corpo), pernas entortando-se, olhos tornam-se vermelhos. Para Dalgalarrondo estas alucinações são “fantasmas pessoais inconscientes do alucinado.” (Dalgalarrondo, p. 131, 2008).


Alucinação Autoscópica.



Num dado momento do filme, Nina vê a si mesma passando por um estreito corredor.


Alucinação visual/ auditiva.



No camarim Nina  tem uma conversa imaginária com outra colega. Nesta conversa a colega diz pode interpretar o cisne negro em seu lugar. Com um cão de espelho, Nina ataca a colega, mas fere a si mesma.


Delírio



Seus delírios estão podem ser caracterizados como persecutórios, pois em alguns momentos acredita que Lilly quer tomar seu posto de bailarina principal, Isto compromete sua vida social, uma vez que via a todas como ameaça em potencial.


Em dado momento delirante, Nina vê Lily vestida como Cisne Negro, afirmando que irá dançar em seu lugar. Neste momento, Nina solta todo seu sentimento reprimido e ataca sua colega com um pedaço de espelho. Esta vitória delirante lhe permite fazer uma brilhante apresentação.


Entretanto, Nina não ataca Lily de fato, afinal trata-se de um delírio. Nina ataca a si mesma e sangrando interpreta a morte do Cisne Branco.





Referências:

Dalgalarrondo, Paulo (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª ed, Porto Alegre: Artmed, 2008.


DSM-IV-TR (2000). Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução Claudia Dornelles, 4ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2002.


Miná, Camila Schorr ; Oliveira, Aline Sardin Padilla.  Cisne Negro . [Online] Disponível em . Acesso em 21 de abril de 2012

SEGALL, Hanna. Introdução a obra de Melanie Klein. Imago. Rio de Janeiro, 1975

Psicologa SP - Acolhimento Humanizado perto de você

Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.
Psicologa sp, psicóloga SP, psicólogos em São Paulo, psicologo sp, psicólogo SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, agendar consulta cm psicólogos, psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicólogos Bradesco, convenio reembolso de consultas psicológicas, terapia casal sp, atendimento psicológico online, atendimento online, psicólogo apoio, psicológico online, site de psicologia online, psicologa zona norte sp, melhores psicólogos de sp, consulta com psicóloga online, neuropsicologo online, psicólogo online preço, psicologo online whatsapp, onde encontrar psicóloga acessível, psicóloga barata, psicóloga grátis, preço acessível de terapia


O que esperar da consulta com a Psicologa clinica Maristela:

O objetivo do atendimento psicológico é promover a saúde mental e emocional, reduzindo o sofrimento causado pela ansiedade, depressão e estresse.

Ao buscar atendimento com a Psicologa sp Maristela, você pode esperar:

* Ambiente de confiança e segurança, onde se sentir à vontade para compartilhar suas emoções e pensamentos.
* Experiencia profissional e ampla, com mais de 14 anos de atuação como Psicologia Clínica em São Paulo.
Acolhimento Humanizado e personalizado, que prioriza sua saúde mental e bem estar emocional, individualizado e  adaptado às suas necessidades e objetivos específicos.
* Análise e compreensão das suas emoções e experiências, ajudando a identificar padrões e causas de seus problemas.
* Desenvolvimento de estratégias e ferramentas para lidar com situações estressantes e melhorar a qualidade de vida.
* Comprometimento ético e excêlencia dos atendimentos, garantindo um cuidado profissional e responsável.


Experiência profissional


Ao longo de sua trajetória, a psicóloga é focada em elaborar métodos personalizados de atendimento que satisfazem 95% do seu público.

Além disso, vem criando novas dinâmicas para atender em terapia de casal. 

Ela se compromete em apoiar a pessoa em sua jornada de cura e auto-descoberta, ajudando a superar desafios e promovendo um entendimento mais profundo da mente humana para melhorar a qualidade de saúde mental.

Sua abordagem é adaptada às necessidades e objetivos específicos de cada cliente, com foco em ajudá-los a superar desafios emocionais, psicológicos e comportamentais.

Seu trabalho consiste em oferecer um atendimento diferenciado para que seus clientes possam explorar seus pensamentos, emoções e comportamentos, e trabalhar em direção a uma vida mais saudável e satisfatória.


Isto é apenas um reflexo de sua paixão pela Psicologia e desenvolvimento humano.

A prática do atendimento psicológico abrange diversas abordagens terapêuticas, incluindo a Terapia Cognitivo-Comportamental e Acolhimento humanizado

Formação Acadêmica

A formação acadêmica da psicologa sp Maristela inclui renomadas universidades como PUC, Mackenzie, UNIP, USP e UFAC.

Isto permite uma abordagem integrativa e inovadora em seu trabalho como psicologa clinica.

Psicologa sp, Psicologa sp, psicóloga SP, psicólogos em São Paulo, psicologo sp, psicólogo SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, agendar consulta cm psicólogos, psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicólogos Bradesco, convenio reembolso de consultas psicológicas, terapia casal sp, atendimento psicológico online, atendimento online, psicólogo apoio, psicológico online, site de psicologia online, psicologa zona norte sp, melhores psicólogos de sp, consulta com psicóloga online, neuropsicologo online, psicólogo online preço, psicologo online whatsapp, onde encontrar psicóloga acessível, psicóloga barata, psicóloga grátis, preço acessível de terapia
Quem pode passar na consulta Psicológica?

A Psicóloga se dispõe a elaborar cuidadosamente um atendimento personalizado para cada paciente. 

Seu trabalho pode ser procurado para quem busca tratamentos para questões emocionais muito profundas, ou simplesmente para quem precisa de um conselho ou orientação.

A consulta com psicologa individual e o acompanhamento psicológico realizados de forma virtual permitem que as sessões de terapia sejam acessíveis mesmo para aqueles que possuem restrições de tempo ou mobilidade. 

Além da terapia individual, a terapia de casal é outra modalidade importante. 
Nesses casos, o foco está em melhorar a comunicação e resolver conflitos dentro do relacionamento.

A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para ajudar o paciente a superar ansiedade, depressão e outros desafios. 

O acolhimento humanizado em terapia é essencial para criar um ambiente de confiança e segurança para o paciente. 

É uma abordagem que prioriza o respeito, a empatia e a compreensão das emoções e experiências do indivíduo, permitindo que o paciente se sinta compreendido e valorizado, facilitando o processo de autoconhecimento, crescimento pessoal e superação de desafios emocionais.

Essa combinação de abordagens pode trazer muitos benefícios, incluindo uma melhor compreensão das emoções e experiências do paciente, uma maior capacidade para lidar com situações estressantes e uma maior confiança nos próprios recursos. 

Em resumo, a combinação da terapia cognitivo-comportamental com o acolhimento humanizado em terapia oferece um tratamento mais completo e eficaz para ajudar os pacientes a superar seus desafios emocionais.

Terapia Presencial na Av. Paulista 

Psicóloga SP atende pacientes em seu consultório na Av. Paulista, 2001 cj 1911- Bela Vista, Perto do Metrô Consolação. 

Para você que busca uma psicologa perto de mim significa que você pode contar com uma psicóloga presencial em uma região bastante acessível,  sem precisar se deslocar para longas distâncias. 

Mas, para aqueles que não estão perto da Av. Paulista, também oferece a opção de realizar uma consulta individual com a psicologa online.

consulta com psicologa online 

A terapia online é uma opção confortável e prática para quem precisa de ajuda. 

Atualmente, milhares de pessoas recebem atendimento online, beneficiando-se da conveniência e acessibilidade que essa forma de atendimento psicológico oferece. 

Desde março de 2020, a psicologa sp Maristela atendeu mais de 1.200 pacientes online. E este número não para de crescer. 

Consulta Psicóloga Valor

O preço sessão de terapia é diferente para casal e infantil mas é o mesmo valor para terapia online ou presencial.

A 1ª consulta individual custa R$ 99,00

A consulta com psicologa pode ser uma alternativa valiosa para aqueles que buscam um atendimento mais coloquial, sem perder a qualidade técnica/teórica.

Embora muitas pessoas possam confundir com um bate-papo casual, na verdade, a Psicóloga sp se concentra em compreender as emoções embutidas na fala e no olhar do paciente.

A prática da psicologia, seja presencial ou online, busca oferecer suporte emocional e psicológico, ajudando os pacientes a enfrentar desafios e alcançar seu potencial máximo. 

Psicóloga SP Maristela Vallim Botari está preparada para oferecer esse suporte, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento humano em cada sessão de terapia.

O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a prática da profissão e estabelece diretrizes para garantir que o atendimento psicológico seja realizado de maneira ética e eficaz. 

O papel do psicólogo é essencial para a saúde mental, pois é necessário um profissional qualificado para ajudar outras pessoas. 

Os psicólogos podem trabalhar em equipe ou individualmente, fornecendo apoio e orientação para que os pacientes sejam capazes de viver melhor e sentir-se mais confortáveis.

Seu trabalho é indicado para todos que buscam melhorar sua qualidade de vida e sentir-se mais bem estar. 

Os melhores psicólogos são aqueles que incentivam e apoiam o crescimento emocional de seus pacientes, estabelecendo uma relação empática e acolhedora que os faça sentir à vontade para compartilhar suas preocupações e buscar soluções. 

A empatia e a compreensão são fundamentais para uma relação terapêutica eficaz e produtiva. 

Os melhores profissionais compreendem a individualidade de cada pessoa, adaptando suas abordagens de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada paciente.

Em breve você poderá receber nossa newsletter semanal, que oferece dicas, informações e atualizações deste site de Psicologia que trata de temas que vão além da Psicoterapia, como cuidados com a saude mental, qualidade de vida e relacionamentos.

Para cuidar da sua saúde mental, é fundamental buscar suporte adequado quando necessário.

No entanto, é fundamental compreender que este site não oferece tratamento ou aconselhamento imediato para pessoas em crise suicida.

Além disso, cabe destacar que os textos escritos pela psicologa sp neste site de psicologia, em hipótese alguma substituem o trabalho do Psicólogo, servindo apenas como parâmetro para informação geral sobre a Psicologia.

O Conselho Regional de Psicologia orienta que em caso de emergências psicológicas, é crucial ter acesso rápido a apoio profissional. 

Procure atendimento profissional imediata

Em momentos de crise, é importante contatar o CVV pelo número 188 ou acessar o site cvv.org.br para conversar com um voluntário treinado.

É importante ressaltar que a terapia individual, seja presencial ou em consulta online, pode ser uma ferramenta valiosa para melhorar sua saúde mental e lidar com situações de crise.
 
Informações úteis.

Saiba Onde e como encontrar Psicóloga Bradesco, Psicologos Gratuitos, Psicologa perto de mim.
psicologa perto de mim, saude é,psicologa preço sessão, sessão de terapia valor, psicologa, psicóloga psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Consulta com a Psicóloga em SP, Psicologa por whatsapp: Psicólogos  em São Paulo, terapia online e Presencial Av. Paulista, Psicólogo São Paulo, terapia individual, terapia onlinepreço sessão, psicologa vila mariana, psicologos perto de mim, psicólogo em são paulo

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento - Psicóloga SP

Se você está buscando uma psicologa perto de mim   para tratar de dificuldades em mostrar seus sentimentos, é importante saber que essa é uma questão comum que muitas pessoas enfrentam. Em consulta com psicóloga,   exploramos os padrões de pensamento e comportamento que podem estar impedindo a expressão de sentimentos e trabalhar com o paciente para desenvolver estratégias eficazes para lidar com esses desafios. Compreendendo a dificuldade A complexidade das emoções humanas muitas vezes se manifesta através da dificuldade em expressá-las.  Em um mundo onde a comunicação é fundamental, o desafio de transmitir sentimentos genuínos pode ser uma barreira significativa para muitos.  Como  psicologa sp , tenho sido testemunha ocular essa luta em muitos dos meus pacientes, cujas experiências variam desde dificuldades interpessoais até questões mais profundas de autoconhecimento e aceit

Diferença entre: paixão e amor. psicologa sp

A diferença entre paixão e amor é um tema frequentemente explorado na psicologia e é essencial para entender as dinâmicas dos relacionamentos.  A psicologa sp Maristela Vallim Botari explica que a paixão é geralmente caracterizada por uma intensa emoção e atração física, sendo muitas vezes impulsiva e avassaladora.  É comum no início dos relacionamentos e pode ser acompanhada por sentimentos de euforia e excitação.  Por outro lado, o amor é mais profundo e duradouro, envolvendo um vínculo emocional e um compromisso genuíno com o bem-estar do outro.  O amor se baseia em confiança, respeito mútuo e um desejo de crescimento conjunto.  Enquanto a paixão pode diminuir com o tempo, o amor tende a se fortalecer e evoluir, proporcionando uma base estável para relacionamentos saudáveis e duradouros. Vamos falar mais sobre isso? Quando as pessoas ficam confusas M. estava confuso em relação aos seus sentimentos por uma mulher que acabara de conhecer.  Ele decidiu procurar a ajuda de uma psicólog

As 05 fases do luto afetivo | Psicologa sp

Psicóloga sp    Maristela Vallim Botari As 5 fases do luto:  Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. As propostas apresentadas por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro Elisabeth Kübler-Ross   (Bióloga que estuda as relações afetivas). "Sobre a Morte e o Morrer", publicado em 1969, são consideradas fundamentais para a compreensão dos diferentes estágios que as pessoas atravessam ao lidar com a perda e o processo de luto. Suas ideias revolucionaram a maneira como a sociedade encara o tema da morte e oferecem insights valiosos sobre a experiência humana diante da perda de entes queridos. Ilustrando com uma história Fictícia: Há alguns anos, J e P namoravam há cinco anos e planejavam se casar em breve. No entanto, um dia P acabou o relacionamento de forma abrupta, deixando J

Perguntas que a Psicóloga faz na primeira consulta

Eu não começo a consulta Psicologica perguntando, mas sim,agradecendo a oportunidade de atender o paciente   E pergunto se tem alguma pergunta antes de começar. Geralmente, as pessoas querem saber sobre minha experiência profissional . Em seguida, faço perguntas genéricas: Dados Pessoais: Nome completo: Idade: Data de nascimento: Já fez terapia antes? Se sim, há quanto tempo? Quanto tempo durou? Por que motivo procurou a terapia anterior? Por que motivo procura a Terapia agora, neste momento da sua vida? (Esta é a pergunta principal) Quando começou a sentir o estas angústias? Tem sintomas físicos? taquicardia sudorese calafrios tremores enxaqueca queda ou aumento de