Pular para o conteúdo principal

Psicóloga Sp explica como lidar com relaçōes tóxicas

Psicóloga SP explica como lidar com relaçōes tóxicas


Psicóloga Sp explica como lidar com relaçōes tóxicas


Há uma história sobre a Sra. X, uma mulher que estava em um relacionamento tóxico com um homem chamado Sr. Y. No início, a Sra. X estava feliz com seu relacionamento com o Sr. Y. 

Ela pensava que ele era um homem gentil e amoroso. Mas com o tempo, ela começou a perceber que o comportamento dele estava mudando.

O Sr. Y começou a se tornar possessivo e controlador, não permitindo que a Sra. X passasse tempo com amigos ou familiares. Ele também começou a criticá-la constantemente e a fazer comentários depreciativos sobre sua aparência e habilidades.

Apesar disso, a Sra. X ficou com o Sr. Y, acreditando que ele mudaria e que ela poderia consertar seu relacionamento. 

Ela começou a se isolar de outras pessoas, perdendo contato com amigos e familiares. Ela se sentia sozinha e isolada, mas continuou acreditando que o Sr. Y era o único que ela tinha.

O Sr. Y eventualmente se tornou cada vez mais agressivo e violento com a Sra. X. Ele a ameaçava e a intimidava, fazendo-a sentir medo e insegurança. 

Ainda assim, a Sra. X continuou acreditando que ele mudaria e que o amor deles seria forte o suficiente para superar tudo.

Mas, infelizmente, as coisas só pioraram. O Sr. Y continuou a abusar física e emocionalmente da Sra. X. Ela finalmente percebeu que seu relacionamento era irreparável e decidiu terminar tudo. 

Foi uma decisão difícil, mas a Sra. X finalmente percebeu que merecia mais e que seu relacionamento com o Sr. Y era tóxico e prejudicial para ela.

A Sra. X eventualmente se recuperou do relacionamento abusivo e aprendeu a valorizar a si mesma e a sua própria felicidade acima de tudo. 

Ela se reconectou com amigos e familiares e encontrou a paz e a felicidade em sua vida. 

A história da Sra. X serve como um lembrete de que é importante reconhecer e deixar relacionamentos tóxicos para trás, para que possamos encontrar a felicidade e a paz que merecemos.

Como a Psicóloga pode ajudar?

A Sra. X chegou ao consultório da Psicóloga SP Maristela com o coração pesado e a mente confusa. 

Ela havia estado em um relacionamento tóxico com seu parceiro por vários anos, e apesar de saber que a situação estava prejudicando sua saúde mental e física, ela não conseguia encontrar uma maneira de sair.

A psicóloga começou a sessão fazendo perguntas abertas e acolhedoras, permitindo que a Sra. X compartilhasse seus pensamentos e sentimentos livremente. 

Ela validou os sentimentos da cliente, ajudando-a a compreender que ela não estava sozinha e que não havia nada de errado em querer deixar um relacionamento tóxico.

Em seguida, Psicóloga começou a trabalhar com a Sra. X para desenvolver um plano de ação concreto e realista para sair do relacionamento. 

Ela ajudou a cliente a identificar seus recursos, incluindo amigos e familiares que poderiam apoiá-la, e a criar um plano financeiro para garantir que ela pudesse se sustentar após a separação.

A psicóloga também trabalhou com a Sra. X para ajudá-la a reconhecer seus padrões de pensamento negativos e a desafiá-los. 

Ela encorajou a cliente a praticar a auto-compaixão e a aceitar que, embora possa ser difícil no início, deixar o relacionamento tóxico é a melhor escolha para sua saúde e bem-estar a longo prazo.

Ao longo de várias sessões, a psicóloga Maristela ajudou a Sra. X a ganhar confiança em si mesma e a se preparar para deixar o relacionamento tóxico. 

Ela também forneceu recursos e informações adicionais para a cliente, incluindo informações sobre abrigos para mulheres em situação de violência doméstica.

Finalmente, a Sra. X encontrou a coragem de deixar o relacionamento tóxico e começar uma nova vida para si mesma. 

Ela agradeceu a Psicóloga SP Maristela por seu apoio inabalável e por ajudá-la a encontrar a força para seguir em frente.

Como lidar com pessoas tóxicas na relação?

  • Sinceramente, sugiro que você faça uma análise detalhada sobre os ganhos de estar nessa relação e se vale a pena, por que, em alguns casos, as perdas afetivas são muito maiores que os ganhos.
  • Em hipótese nenhuma tnte bancar o herói da relação ( ou a heroina).
  • Conheça bem a pessoa com quem você está se relacionando; verifique a pessoa está dispota a mudar os padrões de toxicidade comportamentais e substitui-los por comportamentos mais nobres, ou no mínimo, menos tóxicos;
  • Nunca alimente discussões com pessoas tóxicas ou abusivas, pois a probabilidade de você sair perdendo (a discussão e a paciência) é muito grande, além disso, estas pessoas não querem melhorar nada, na maioria dos casos, querem apenas discutir para ver o outro estressado (a).

Se você vivencia uma relação adoecida, é hora de rever seus conceitos e se conhecer melhor; verificar o que há em você mesmo (a) que te leva a investir nesse relacionamento.  O rompimento pode doer menos que os abusos.

Como as relações amorosas deveriam ser:

Quando entramos em uma relação afetiva, geralmente apostamos todas as fichas no sucesso da relação, esperando ser minimamente feliz.

Para a maioria das pessoas, as relações promissoras  são aquelas onde há troca, carinho, cuidado e preocupação com o bem estar alheio.

Relações afetivas adoecidas

Porém, isto nem sempre ocorre: é possível observar que muitas relações afetivas perderam seu objetivo original, tornando-se um peso.

O start para o adoecimento da relação são as cobranças excessivas e infundadas: Quando uma das partes acredita que está investindo afeto de mais e recebendo menos do que gostaria, a relação tende a ficar desequilibrada, pois há uma discrepância entre o real e o idealizado.

Causas do adoecimento das relações afetivas

Alguns indivíduos  com tendência ao NARCISISMOentram na relação esperando apenas receber amor e cuidado sem se preocupar em retribuir, e sem a capacidade de olhar para a necessidade do outro. 

Tais indivíduos tornam a relação pesada para a outra parte, que muitas vezes se desdobra para agradar uma pessoa supostamente "tão especial", sem conseguir notar que as deficiências emocionais do outro devem ser tratadas por ele mesmo.

Mecanismos de defesas nas relações

Outros desenvolvem uma relação pautada pelo ciúme incessante e desconfianças absurdas, acreditando que irão perder seu parceiro afetivo diante da primeira concorrência em potencial. 

Isto leva a desenvolver mecanismos sofisticados de controle: dentre eles podemos citar as exigências de respostas instantâneas de mensagens; as visitas surpresas ao local de trabalho, etc. 
Tais mecanismos de controle colaboram para levar a relação à falência, uma vez que assume o propósito de dizer ao outro, de forma indireta o quanto ele  não é confiável. Esta mensagem de desconfiança pode causar impactos profundos na relação, pois a outra parte pode reagir de diversas formas: a) se esforçando ao máximo para provar que é confiável;b) fazendo escondido exatamente o que o outro desconfia que faça, para que possa sentir-se como um ser humano livre;c) com indiferença total, não se importando com o que o outro pensa.

A falta de entendimento

É importante observar que numa relação afetiva o diálogo é importante. Todo devem falar, ouvir, e ser ouvidos. Não há opiniões ou pontos de vistas mais importantes. Ambos devem ter o mesmo peso, afinal isto é uma relação de amor ou de trabalho? 

Quem deve dominar a relação?

O conceito de dominação em uma relação afetiva não deveria nem mesmo existir, afinal um namoro ou casamento não é uma relação empregatícia, onde um manda e outro obedece ((que também não deveriam ser assim, mas é outra discussão)). Trata-se de uma relação que deve ser configurada na base da troca de cuidados, atenção e prazer. 

Relação de troca e cobrança


Em geral, as necessidades de afeto são diferentes entre os indivíduos: enquanto uns necessitam de constante reafirmação em função da sua carência afetiva, outros se contentam com muito menos do que merecem em termos de troca, dando muito mais do que recebem.

As cobranças excessivas e absurdas nada resolvem, pois cada um dá aquilo que aprendeu a dar, no que concerne a afeto e forçar o outro a dar algo que não possui é um dos atalhos para o adoecimento da relação.



Obrigada pela leitura.
Artigo escrito por

Psicologa sp  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677.



Psicóloga SP Endereço do Consultório  Psicóloga SP - Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677.




Canal Youtube

Há mais de 12 anos, Acolhendo de maneira Humanizada em Psicoterapia para crianças (+10), Adultos, Casais e Idosos.

Endereço: Consultório da Avenida Paulista 

Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar. 
Bela Vista - S. Paulo/SP CEP 01311-931

Contato: 

Enviar mensagem via WhatsApp  (11) 95091-1931

Missão, Visão e Valores éticos

  • Sua  missão como psicóloga é auxiliar na ampliação da capacidade cognitiva, emocional e afetiva dos meus pacientes, possibilitando que eles se desenvolvam de forma plena e saudável.
  • Sua visão é de um futuro em que o ser humano seja capaz de evoluir emocionalmente, identificando seus próprios sentimentos e comportando-se com respeito aos seus próprios limites e dos demais indivíduos.
  • Os valores que norteiam o seu trabalho são baseados na ética e na honra, pois acredito que trabalhar com ética é fundamental para uma vida honrada. Também defendo o respeito às diferenças como um princípio fundamental.

Para garantir a ética profissional, é importante que eu também estabeleça seus próprios limites de atuação, a fim de oferecer o melhor atendimento possível aos seus pacientes.

Seu Currículo Lattes que está a disposição de quem quiser conhecer detalhes da sua formação acadêmica.



A terapia pode ser procurada em diferentes momentos da vida, quando se passa por momentos de dificuldades emocionais ou de adaptação a mudanças significativas. 

É importante buscar Acolhimento Humanizado quando os sentimentos negativos começam a afetar o cotidiano, interferindo na vida pessoal, profissional ou nos relacionamentos. 

Também é recomendado procurar Psicóloga quando se percebe comportamentos repetitivos e negativos, dificuldade em tomar decisões, baixa autoestima, sentimentos de ansiedade e depressão persistentes, dentre outros sintomas que causam sofrimento e impacto na qualidade de vida. 


O processo terapêutico pode auxiliar no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades emocionais e na resolução de conflitos internos, permitindo que o indivíduo tenha mais controle sobre a própria vida

terapia pode ser procurada em diferentes momentos da vida, quando se passa por momentos de dificuldades emocionais ou de adaptação a mudanças significativas. 

É importante buscar ajuda emocional quando os sentimentos negativos começam a afetar o cotidiano, interferindo na vida pessoal, profissional ou nos relacionamentos. 

Também é recomendado procurar terapia quando se percebe comportamentos repetitivos e negativos, dificuldade em tomar decisões, baixa autoestima, sentimentos de ansiedade e depressão persistentes, dentre outros sintomas que causam sofrimento e impacto na qualidade de vida. 

O processo terapêutico pode auxiliar no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades emocionais e na resolução de conflitos internos, permitindo que o indivíduo tenha mais controle sobre a própria vida.






    • Como Funciona a primeira sessão de Terapia?
    • Com o Acolhimento Humanizado - que em Psicoterapia visa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.





Psicólogo preço


Se você possui um plano de saúde que oferece reembolso para consultas com psicólogos, é importante buscar entrar em contato com a sua operadora de Saúde e obter mais informações.




Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento - Psicóloga SP

Artigo escrito por Psicologa sp     Maristela Vallim Botari   - CRP/SP 06-121677. Psicóloga Clínica. Porque algumas pessoas têm dificuldade em mostar sentimento?  Vou contar uma história sobre um personagem fictício chamado L., que tinha dificuldade em demonstrar seus sentimentos.  Desde a infância, L. sempre foi muito introvertido e retraído, tendo dificuldades em se conectar emocionalmente com as pessoas ao seu redor. Ele era um bom aluno na escola e se dedicava aos estudos, mas nunca se destacava nos esportes ou nas atividades sociais. Quando L. começou a trabalhar, percebeu que tinha ainda mais dificuldades em demonstrar seus sentimentos.  Se fechava em si mesmo e evitava o contato com os colegas de trabalho, muitas vezes sendo visto como antipático e arrogante.  Ele até tentou se aproximar de algumas pessoas, mas sempre que tentava expressar seus sentimentos , ele se sentia inseguro e se r

As 05 fases do luto afetivo | Psicologa sp

Psicóloga sp    Maristela Vallim Botari As 5 fases do luto:  Negação, raiva, barganha, depressão e aceitação. As propostas apresentadas por Elisabeth Kübler-Ross em seu livro Elisabeth Kübler-Ross   (Bióloga que estuda as relações afetivas). "Sobre a Morte e o Morrer", publicado em 1969, são consideradas fundamentais para a compreensão dos diferentes estágios que as pessoas atravessam ao lidar com a perda e o processo de luto. Suas ideias revolucionaram a maneira como a sociedade encara o tema da morte e oferecem insights valiosos sobre a experiência humana diante da perda de entes queridos. Ilustrando com uma história Fictícia: Há alguns anos, J e P namoravam há cinco anos e planejavam se casar em breve. No entanto, um dia P acabou o relacionamento de forma abrupta, de

Quanto custa um Psicólogo

Para quem busca informações sobre  quanto custa um psicologo . Neste artigo são apresentados os preços da  consulta com a  Psicóloga sp   Maristela Vallim Botari A  Psicologia  tem muito a oferecer, independente do q uanto custa um Psicólogo. Psicóloga preço sp,  psicóloga preço, quanto custa um psicólogo Quanto custa uma consulta com a Psicóloga sp  CRP-SP 06-121677   A 1ª sessão com a Psicóloga SP R$ 98,00 Psicoterapia  Individual para adultos R$ 109,00 Consulta avulsa -  R$ 75,00 Psicologa   Infantil  (+10 anos) R$ 109,00 Psicoterapia  Casal R$ 218,00 Terapia para Idosos R$ 109,00 Psicologa   Infantil  (+10 anos) R$ 109,00 Formas de pagamento: Pix, boleto, ou cartōes de débito ou crédito parcelado, tranferências Bancárias. Se optar por fazer seu agendamento pel o site , terá a opção de realizar seu pagamento na mesma plataforma. Caso prefira fazer o agendamento via WhatsApp (11) 95091-1931, poderá pagar com cartão, no consultório (Psicoterapia presencial), ou PIX (psicoterapia O

Psicologa SP - Acolhimento Humanizado perto de você

Psicologa SP - Maristela V. Botari CRP-SP 06-121677



O objetivo do atendimento psicológico é promover a saúde mental e emocional, reduzindo o sofrimento causado pela ansiedade, depressão e estresse.

Experiência profissional

A Psicóloga SP Maristela, com mais de 12 anos de atendimento em Psicologia Clínica, oferecendo atendimento humanizado, garantindo excelencia e comprometimento ético, visando o bem-estar dos pacientes. 

Isto é apenas um reflexo de sua paixão pela Psicologia e desenvolvimento humano.

Ao longo dos anos, ela atende com abordagens quem ajudam as pessoas a enfrentarem desafios e dificuldades e alcançarem seu potencial máximo.

A prática do atendimento psicológico abrange diversas abordagens terapêuticas, incluindo a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). 

Esta abordagem é uma das mais utilizadas por psicólogos devido à sua eficácia em tratar uma ampla gama de problemas emocionais e comportamentais. 


Psicologa sp, psicóloga SP, psicólogos em São Paulo, psicologo sp, psicólogo SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, agendar consulta cm psicólogos, psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicólogos Bradesco, convenio reembolso de consultas psicológicas, terapia casal sp, atendimento psicológico online, atendimento online, psicólogo apoio, psicológico online, site de psicologia online, psicologa zona norte sp, melhores psicólogos de sp, consulta com psicóloga online, neuropsicologo online, psicólogo online preço, psicologo online whatsapp, onde encontrar psicóloga acessível, psicóloga barata, psicóloga grátis, preço acessível de terapia

Formação Acadêmica

A formação acadêmica da Psicologa SP Maristela Vallim Botari inclui renomadas universidades como PUC, Mackenzie, UNIP, USP e UFAC. 

Durante sua trajetória acadêmica, estudou de diversas áreas da psicologia, incluindo Neurociências, Psicologia Escolar, Psicologia do Trabalho, Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), Psicanálise e Humanismo.

Essa diversidade permite à Psicóloga sp Maristela uma abordagem integrativa e personalizada em seu trabalho como psicologa clinica.



Psicologa sp, Psicologa sp, psicóloga SP, psicólogos em São Paulo, psicologo sp, psicólogo SP, psicóloga perto de mim, consulta com psicóloga, agendar consulta cm psicólogos, psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicólogos Bradesco, convenio reembolso de consultas psicológicas, terapia casal sp, atendimento psicológico online, atendimento online, psicólogo apoio, psicológico online, site de psicologia online, psicologa zona norte sp, melhores psicólogos de sp, consulta com psicóloga online, neuropsicologo online, psicólogo online preço, psicologo online whatsapp, onde encontrar psicóloga acessível, psicóloga barata, psicóloga grátis, preço acessível de terapia


Quem pode passar na consulta Psicológica?

Quem passa por momentos difíceis, sentindo-se incompreendido, desamparado(a) e isolado(a).

Público: Acima de 10 anos, com ou sem encaminhamento médico.

Psicóloga SP oferece um atendimento personalizado para cada paciente.

A consulta com psicologa online é uma modalidade que tem ganhado cada vez mais popularidade.

Atualmente, milhares de pessoas recebem atendimento online, beneficiando-se da conveniência e acessibilidade que essa forma de terapia oferece. 

Desde março de 2020, a Psicóloga Sp Maristela atendeu mais de 1.200 pacientes online. E este número não para de crescer. 

A consulta com psicologa individual e o acompanhamento psicológico realizados de forma virtual permitem que as sessões de terapia sejam acessíveis mesmo para aqueles que possuem restrições de tempo ou mobilidade. 

Além da terapia individual, a terapia de casal é outra modalidade importante. 
Nesses casos, o foco está em melhorar a comunicação e resolver conflitos dentro do relacionamento.

A Psicóloga SP atende pacientes em seu consultório localizado na Av. Paulista, 2001 cj 1911- Bela Vista Perto do Metrô Consolação,  

Além disso, para aqueles que não estão perto da Av. Paulista, também oferece a opção de realizar uma consulta individual com a psicologa online.

Todas com horário agendado.

Consulta Psicóloga Valor


O preço sessão de terapia é diferente para casal e infantil mas é o mesmo valor para terapia online ou presencial.

A consulta individual inicial custa R$ 99,00

Psicologa sp Humanizada

A consulta com psicologa sp humanizada pode ser uma alternativa valiosa para aqueles que buscam um atendimento mais coloquial, sem perder a qualidade técnica/teórica.

Embora muitas pessoas possam confundir com um bate-papo casual, na verdade, a Psicóloga sp se concentra em compreender as emoções embutidas na fala e no olhar do paciente.

A prática da psicologia, seja presencial ou online, busca oferecer suporte emocional e psicológico, ajudando os pacientes a enfrentar desafios e alcançar seu potencial máximo. 

Psicóloga SP Maristela Vallim Botari está preparada para oferecer esse suporte, promovendo o bem-estar e o desenvolvimento humano em cada sessão de terapia.


O Conselho Federal de Psicologia regulamenta a prática da profissão e estabelece diretrizes para garantir que o atendimento psicológico seja realizado de maneira ética e eficaz. 

Em breve você poderá receber nossa newsletter semanal, que oferece dicas, informações e atualizações deste site de Psicologia que trata de temas que vão além da Psicoterapia, como dificuldade de relacionamentos, autoestima, luto, etc




Psicóloga perto de mim, saude é,psicologa preço sessão, sessão de terapia valor, psicologa, psicóloga preço sessão, psicologa vila mariana, psicologos perto de mim, psicólogo em são paulo