Pular para o conteúdo principal

Diferentes serviços prestados por um Psicólogo

 Nem todos os Psicólogos fazem todo tipo de serviço.

É importante salientar, que nossa profissão tem um alcance muito amplo, o que nos leva a realizar muitos serviços diferentes. E claro: se as demandas são diferentes, o tipo de formação também muda, o que nos leva a diferentes caminhos.


Os psicólogos sempre vão escolher trabalhos adequados às suas aptidões naturais e facilidade de manejo.


Muitas pessoas me procuram para realizar avaliação Psicológica e emitir Laudo. Como Psicóloga eu posso? Sim. Mas não sou especialista neste serviço, o  que vai demandar muito tempo, muito dinheiro investido pelo paciente e o retorno poderia ser pífio, uma vez que minha especialização é outra.

Para quem precisa de Laudos:

Se for laudo médico, para cirurgias ou procedimentos, aconselho a procurar um Psicólogo Hospitalar ou um Psicólogo que tenha experiência em emissão de Laudos médicos; se for para fins jurídicos o Psicólogo Forense é o mais indicado; se for para reabilitação neurológica, o Neuropsicólogo pode ajudar com muita eficiência; se for para problemas escolares, de aprendizado, o Psicopedagogo, ou Psicólogo escolar são as autoridades no assunto.

Os Laudos geralmente são cobrados a parte, pois são trabalhos muito complexos que exigem muitas horas de avaliação e estudos, e não poderia ser diferente, afinal trata-se de um documento que pode mudar a vida de uma pessoa. Confira a tabela do CFP 2021

Vou re-postar aqui um texto muito legal que encontrei na net, explicando direitinho sobre as diferenças na Psicologia, disponível em 

https://querobolsa.com.br/revista/conheca-quais-sao-as-areas-da-psicologia

Acesso em 09-09-2021.

Espero que seja esclarecedor!


Conheça quais são as áreas da Psicologia - REVISTA QUERO

Quais são as áreas da Psicologia:

  1. Psicologia Clínica
  2. Psicologia do Esporte
  3. Psicologia do Trânsito
  4. Psicologia Escolar/Educacional
  5. Psicologia Hospitalar
  6. Psicologia Jurídica
  7. Psicologia Organizacional e do Trabalho
  8. Psicologia Social
  9. Psicomotricidade
  10. Psicopedagogia
  11. Neuropsicologia


    Agora que você descobriu que Psicologia vai muito além da clínica, saiba um pouco mais de cada uma das áreas de atuação, segundo o anexo II da Resolução CFP 03/2007 do Conselho Federal de Psicologia (CFP).




O que faz um Psicólogo Clínico

Conheça quais são as áreas da Psicologia - REVISTA QUERO


Psicólogo Clínico atua na área da saúde, com atendimentos individuais, em pequenos ou grandes grupos. O objetivo das intervenções do Psicólogo Clínico é amenizar o sofrimento psíquico do homem. Ele pode atuar em clínicas particulares ou institucionais (privadas ou do governo).

O Psicólogo Clínico pode desempenhar diversas modalidades terapêuticas, dentre elas psicoterapia individual, de casal, familiar ou em grupo, psicoterapia lúdica, terapia psicomotora, arteterapia, orientação de pais, etc. Os psicólogos são amparados pela ciência com técnicas e abordagens, tais como Behaviorismo, Psicanálise, Existencial-Humanista, e outras.  

O que faz um Psicólogo do Esporte

O Psicólogo do Esporte atua especificamente na área esportiva, como sugere o nome. Podendo ele atuar na área de pesquisa e na prática, diretamente com atletas, técnicos e comissão técnica esportiva. O objetivo do Psicólogo do Esporte é trabalhar com a saúde mental, comportamento cognitivo e motor dos envolvidos com esportes de alto rendimento.

O Psicólogo do Esporte poderá ter diversas atribuições, segundo o CFP, mas separei algumas para que você possa ter uma ideia melhor. Veja: realiza atendimentos individuais ou em grupo, empregando técnicas psicoterápicas adequadas à situação, com o intuito de preparar o desempenho da atividade do ponto de vista psicológico; elabora e participa de programas e estudos de atividades esportivas educacionais, de lazer e de reabilitação, orientando a efetivação do esporte não competitivo de caráter profilático e recreacional, para conseguir o bem-estar e qualidade de vida dos indivíduos; desenvolve ações para a melhoria planejada e sistemática das capacidades psíquicas individuais voltadas para otimizar o rendimento de atletas de alto rendimento bem como de comissões técnicas e dirigentes.

O que faz um Psicólogo do Trânsito

O Psicólogo do trânsito atua na parte de estudos, ações educativas, engenharia e operação do tráfego, no que compete às áreas de processos psicológicos, psicossociais e psicofísicos.

Se você já passou pelo processo de habilitação para dirigir já conhece um Psicólogo do Trânsito, afinal, dentre as atividades possíveis dessa especialização está a aplicação de testes psicológicos e elaboração de pareceres e laudos de candidatos à obterem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que faz um Psicólogo Escolar/Educacional

Psicólogo Escolar/Educacional atua no sistema educacional formal, realizando pesquisas, diagnóstico de alunos e instituições e aqueles que participam do processo ensino-aprendizagem, também realiza intervenção preventiva ou corretiva em grupo e individualmente.

O Psicólogo Escolar/Educacional na escola tem como parte de sua missão contribuir no desenvolvimento de melhores práticas e novos procedimentos educacionais.

Teste Vocacional de Psicologia

O que faz um Psicólogo Hospitalar

Conheça quais são as áreas da Psicologia - REVISTA QUERO


O Psicólogo Hospitalar atuar em instituições de atenção à saúde, realizando atendimentos a pacientes, familiares de pacientes, pessoas que passarão por procedimento cirúrgico. Atua sempre para garantir conforto psicológico nos envolvidos com situações decorrentes do adoecimento.

O Psicólogo Hospitalar pode atuar com atendimentos individuais, a grupos específicos, ministrando palestras a equipes multiprofissionais, consultoria, e em diversas outras atividades em que o objetivo seja o apoio e segurança ao paciente e família.

Onde estudar Psicologia

O que faz um Psicólogo Jurídico

O Psicólogo Jurídico atua junto à Justiça em processos de análise e atenção a pessoas conectadas a processos jurídicos, privados de liberdade ou não.

Algumas, de tantas, atribuições possíveis do Psicólogo Jurídico, segundo o CFP, são: atua como perito judicial nas varas cíveis, criminais, Justiça do Trabalho, da família, da criança e do adolescente, elaborando laudos, pareceres e perícias, para serem anexados aos processos, a fim de realizar atendimento e orientação a crianças, adolescentes, detentos e seus familiares; orienta a administração e os colegiados do sistema penitenciário sob o ponto de vista psicológico, usando métodos e técnicas adequados, para estabelecer tarefas educativas e profissionais que os internos possam exercer nos estabelecimentos penais; realiza atendimento psicológico a indivíduos que buscam a Vara de Família, fazendo diagnósticos e usando terapêuticas próprias, para organizar e resolver questões levantadas.


O que faz um Psicólogo Organizacional e do Trabalho?

O Psicólogo Organizacional e do Trabalha é atuante no que compete à relação do homem com as organizações de trabalho. É uma figura forte dentro da área de Recursos Humanos, podendo atuar com a seleção, treinamento e desenvolvimento dos funcionários e também com enfoque na saúde do trabalhador.

Existem muitas atividades possíveis ao Psicólogo Organizacional e do Trabalho, listei algumas das muitas que constam no decreto oficial do CFP. Veja: planeja e desenvolve ações destinadas a equacionar as relações de trabalho, o sentido de maior produtividade e da realização pessoal dos indivíduos e grupos inseridos nas organizações, estimulando a criatividade, para buscar melhor qualidade de vida no trabalho. Participa do processo de desligamento de funcionários de organizações, em processos de demissões e na preparação para aposentadorias, a fim de colaborar com os indivíduos na elaboração de novos projetos de vida. Elabora, executa e avalia, em equipe multiprofissional, programas de desenvolvimento de recursos humanos. Participa dos serviços técnicos da empresa, colaborando em projetos de construção e adaptação dos instrumentos e equipamentos de trabalho ao homem, bem como de outras iniciativas relacionadas a ergonomia. 


O que faz um Psicólogo Social

O Psicólogo Social atua em diferentes espaços, podendo se eles institucionais e comunitários, com enfoque na saúde, educação, trabalho, lazer, meio ambiente, comunicação social, justiça, segurança e assistência social, em prol do coletivo.

O Psicólogo Social pode se dedicar ao estudo social (pesquisa e pesquisa-ação) para compreender a influência da sociedade em comportamentos individuais e também na proposição de políticas públicas. 

O que faz um Psicólogo Psicomotricista 

O Psicólogo Psicomotricista está presenta nas áreas de educação, reeducação e terapia psicomotora, com enfoque na motricidade (motricidade pode-se compreender por conjunto de funções nervosas e musculares que permite os movimentos voluntários ou automáticos do corpo).

Veja algumas atribuições possíveis do Psicólogo Psicomotricista: atua junto à crianças em fase de desenvolvimento: bebês de alto risco, crianças com dificuldades/atrasos no desenvolvimento global; crianças portadoras de necessidades especiais (deficiências sensoriais, preceptivas, motoras, mentais e relacionais) em conseqüência de lesões. Atua no atendimento à 3º idade. Atua junto a escolas e empresas, no diagnóstico das situações-problema vivenciadas na organização, objetivando a conscientização da importância do relacionamento humano, através de técnicas psicomotoras que buscam o respeito do limite, da autonomia e do ritmo de cada indivíduo.

Faculdades de Psicologia

O que faz um Psicopedagogo

O Psicopedagogo pode atuar em diversos ambientes educacionais, visando sempre compreender os processos de aprendizagem para que possa atuar também na intervenção buscando melhorias para educadores e alunos e todos envolvidos no processo escolar.

O Psicopedagogo tem diversas atribuições, duas delas citadas pelo decreto do CFP são: buscar a compreensão dos processos cognitivos, emocionais e motivacionais, integrados e contextualizados na dimensão social e cultural onde ocorrem. Trabalhar para articular o significado dos conteúdos veiculados no processo de ensino, com o sujeito que aprende na sua singularidade e na sua inserção no mundo cultural e social concreto. 

O que faz um Neuropsicólogo

Conheça quais são as áreas da Psicologia - REVISTA QUERO


O Neuropsicólogo trabalha na área da saúde e pesquisa. Embasado pela neurociência, esse profissional atua no diagnóstico, acompanhamento, tratamento e na pesquisa da cognição, das emoções, da personalidade e do comportamento e o funcionamento cerebral, nesse âmbito.

Algumas atividades do Neuropsicólogo são, segundo o CFP: utilizar instrumentos especificamente padronizados para avaliação das funções neuropsicológicas envolvendo principalmente habilidades de atenção, percepção, linguagem, raciocínio, abstração, memória, aprendizagem, habilidades acadêmicas, processamento da informação, visuoconstrução, afeto, funções motoras e executivas. Estabelecer parâmetros para emissão de laudos com fins clínicos, jurídicos ou de perícia; complementa o diagnóstico na área do desenvolvimento e aprendizagem.


Quando uma pessoa se forma no curso de Psicologia ela está apta a ingressar em qualquer uma das áreas citadas acima, claro que cursos de especialização e atualização são bem-vindos em todas as áreas.

Comentários

psicologa sp

◈Você precisa de Psicoterapia?❖ Psicologa SP

◈Quem deve fazer Psicoterapia? Terapia é para todos(as).  Sem exceção.  Para quem tem problemas emocionais e para quem não tem. Para quem busca acolhimento, e para quem não precisa de acolhimento algum, mas quer só conversar  Psicoterapia é para quem tem problemas emocionais, para quem sofre de ansiedade , depressão ou estresse agudo.  Para quem não consegue tomar decisões, para quem busca novas formas de interagir com outras pessoas. ◈ A Psicoterapia também é indicada para quem NÃO tem problemas emocionais, e quer simplesmente compreender melhor alguns aspectos da vida, e manter a serenidade conquistada ao longo da trajetória existencial, a fim de continuar estabelecendo boas relações com as outras pessoas. A busca pela Psicoterapia A Busca por  Psicólogos em SP  cresceu no último ano em mais de 120% no Google, em comparação com o ano anterior. A maioria dos Consultórios de Psicologia da cidade de são Paulo está praticamente sem horário na agenda. Isto significa que as pessoas e

psicologa sp

● Psicóloga por Whatsapp: como marcar uma sessão psicologos online

● Psicóloga por Whatsapp: como Agendar uma sessão psicólogos online psicologos online Se você quer fazer terapia mas não quer sair de casa para vir ao consultório , podemos realizar a terapia online, afinal: Fazer terapia é sempre muito bom.  Pode ajudar a resgatar a serenidade, o bem estar, promovendo a paz interior e ajuda a deixar a vida mais leve.  Você passa a viver um dia de cada vez, podendo resgatar a serenidade perdida pelas estradas tortuosas das preocupações que geram ansiedade e das desesperanças que geram depressão. Algumas pessoas têm receio de procurar psicólogos, por medo de serem julgados, mal avaliados, excluídos, segregados, e saírem pior do que entram. Nada disso pode acontecer. Bons psicólogos JAMAIS farão julgamento, críticas, grosserias, perguntas inoportunas, abordarão assuntos desconfortáveis, ou causarão algum tipo de constrangimento ao cliente, afinal, nossa missão é promover o bem-estar dentro do ambiente terapêutico (isso inclui o ambiente virtual). Busque

Postagens mais visitadas