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A necessidade de aceitação na Psicologia


O que significa “A necessidade de aceitação”?
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Na Psicologia, Aceitação consiste em acolher o outro da forma como ele se apresenta, com seus defeitos, qualidades e excentricidade, sem tentativas de modificá-lo para que satisfaça expectativas e se ajuste aos caprichos dos outros. 



Autenticidade



Quando são aceitas de forma incondicional, as pessoas tendem a manifestar-se de forma mais autêntica, conseguindo desenvolver suas potencialidades (Rogers, 1981).






Embora seja desejável obter a aceitação externa, a aceitação não é condição sine qua non para a felicidade. É possível viver em paz, mesmo nos ambientes mais hostis, embora não seja fácil.


A busca pela aceitação




A busca pela aceitação ( de grupos sociais ou parceiros afetivos) pode levar a um certo desgaste nas relações, uma vez que para agradar ao outro,as vezes é necessário deixar de fazer algo por si.

Em alguns casos, as pessoas se tornam infelizes, reprimindo sentimentos, pensamentos e comportamentos, o que pode levar eventualmente ao desajuste emocional e ao adoecimento psíquico. 



Preservando a individualidade



Existe um espaço vital, só nosso, onde cultivamos nossos sonhos, fantasias, alegrias, tristezas, sonhos. Este espaço é como um jardim, que deve ser regado, podado, cultivado incessantemente. Seria justo destruir este jardim para receber aceitação? 




Se o desejo de aceitação alheia for maior que a autoaceitação, é hora de rever alguns pontos importantes, questionando os motivos que levam a abrir mão da própria identidade. Devemos fazer concessões? Para que? Quais os ganhos? Quais as perdas? Como lidar com isso?


Tendência Atualizante


Conforme aponta Rogers, quando aceito, o indivíduo tende a crescer, isto se chama Tendência Atualizante. Portanto, o bloqueio deste crescimento pode indicar falta de autoaceitação genuína. 


Naturalmente, devemos fazer algumas concessões para conviver em sociedade, mas existe uma longa distância entre fazer concessões para o bem-estar de todos e abrir mão de si mesmo (a). Mas quando o mal estar psicológico se instalar, é hora de rever certas atitudes! 


Referências.

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. São Paulo: Martins Fontes, 1981.




Se você busca resposta para seus questionamentos, saiba que a Psicologia pode ajudar bastante; embora não tenhamos respostas para tudo, podemos pensar juntos sobre diversos temas.


A Terapia Cognitivo Comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez. Indicada para casos de depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento, estresse e para quem quer perder peso.

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    Você precisa de terapia?


    Existem algumas regras para saber se você precisa ou não de terapia:

    Todos precisamos de terapia. Porém não precisa ser a todo momento. Existem situações que é possível atravessar sozinho(a), mas em outras a ajuda emocional oferecida por um psicólogo pode ser muito bem vinda.

    • Quando a ansiedade, o estresse, a depressão, ou a dificuldade de relacionamento estiverem provocando muitos danos emocionais;
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