Pular para o conteúdo principal

Egocentrismo e Individualismo


Egocentrismo e Individualismo. Algumas pessoas vivem em um "mundo" tão seu, que perdem a noção do outro enquanto indivíduo. Trocando em miúdos, se tornam pessoas egocêntricas!

A metáfora "mundo" aqui deve ser entendida como o espaço que  cada um ocupa na sociedade e na família. Tais "mundos" são geralmente cercados por imposições sociais, barreiras, hábitos, regras e afetos.
A charge a seguir ilustra bem o que pretendo dizer:


Traduzindo: o egocentrismo é uma forma de promover seu bem estar, em detrimento do bem estar alheio.

E por ser uma tendência crescente na sociedade, isto gera diversos problemas sociais, de relacionamento, afetivos, emocionais, etc., uma vez que todos temos necessidades que precisam ser supridas pelo outro. Pra dizer o mínimo: necessitamos de compreensão alheia em 90% dos casos, porém só a recebemos em menos de 10%.

Como conviver com pessoas egocêntricas?


Pode-se fazer uma tentativa de mostrar a ela que o outro também tem necessidades semelhantes as tuas, e que existem prioridades. Deve-se abrir a possibilidade de sensibilizar o egocêntrico, sem "bater de frente", pois o confronto neste caso é inútil.

Como sensibilizar o outro? Bem, falaremos disto adiante....

Abraços

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema parecido, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, etc

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais,


Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional.

Meu consultório de Psicologia fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP



Agende uma consulta Gratuita psicológica

Pelo link

 Agenda OnLine

Por Whatsapp

(11-99984-9910)

Por Email

agendamento@psicologiasemfronteiras.com.br

Endereço

Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa - Vila Mariana
Em frente ao McDonalds

Horário de atendimento

Seg-sexta:
Sábado:
7:00 - 23:00
7:00 - 21:00

Psicóloga online 


Tenho credenciamento do CRP-SP para realizar terapia  online
Outros Sites de Psicologia

psicologa sp

1ª Sessão de Terapia: como funciona

Se você nunca passou na Psicóloga, ou por algum motivo precisou interromper e gostaria de retomar sua Psicoterapia, fica aqui um convite para vir conhecer meu trabalho, expondo suas queixas e fazendo um pré-diagnóstico. Algumas pessoas têm medo de vir à Psicóloga. Isto é normal, mas não é "legal". O ideal seria passar em um Psicólogo, pelo menos uma vez na vida, para inferir seu estado emocional, para conhecer o Trabalho dos psicólogos, desabafar, e para colocar em dia suas variáveis emocionais, aquelas que, quando acumulam, geram depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento. Psicólogos não existem apenas para tratar de "pessoas com problemas". Oras, todos nós temos problemas a resolver, afinal a vida é um desafio constante. Os Psicólogos existem justamente para favorecer o enfrentamento destes problemas emocionais, que todos atravessamos. Trata-se de uma escuta imparcial, acolhedora e humanizada, sem julgamentos, sem preconceitos de qualquer natureza. Observ