Psicóloga SP - explica os 07 sinais de amor patológico

O que é o amor patológico

O amor patológico, também conhecido como "amor obsessivo", é uma condição em que uma pessoa se torna obcecada por outra a ponto de prejudicar sua própria vida e bem-estar emocional. 

Essa condição pode se manifestar em uma variedade de comportamentos, incluindo o desejo de controle, possessividade, ciúme excessivo, comportamentos destrutivos e até mesmo violência.


Uma história fictícia que ilustra o amor patológico é a de M. e J.


M.conheceu J. na faculdade e imediatamente se apaixonou por ele. Ela se esforçou para passar tempo com ele e, eventualmente, eles começaram a namorar. 

No entanto, Maria rapidamente desenvolveu um ciúme obsessivo de João e começou a controlar todos os aspectos de sua vida. 

Ela verificava constantemente as mensagens de texto e as contas de mídia social de J., exigia que ele se mantivesse afastado de amigos e familiares e até mesmo o forçou a desistir de seus hobbies e interesses.

J. tentou se afastar de M. várias vezes, mas ela sempre o convencia a voltar para ela, dizendo que não poderia viver sem ele. 

Eventualmente, a relação se tornou tão tóxica que J. decidiu terminar tudo de uma vez por todas. 

M. não conseguiu lidar com a rejeição e se tornou violenta, perseguindo e assediando J. por semanas. Ele finalmente procurou ajuda de uma psicóloga para lidar com o trauma que havia sofrido.


O que é amor patológico


O amor patológico, também conhecido como "síndrome de De Clérambault" ou "erotomania", é um transtorno psicológico que se caracteriza por uma obsessão por uma pessoa que geralmente é inatingível ou não corresponde ao amor do indivíduo. 

Na psicologia, o amor patológico é considerado uma forma de transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), já que envolve pensamentos e comportamentos repetitivos e intrusivos em relação a uma pessoa específica.

De acordo com a psicologia, as pessoas que sofrem de amor patológico tendem a idealizar a pessoa amada e interpretar de forma distorcida as interações ou sinais vindos dela, como se houvesse uma correspondência afetiva. 

Elas também podem perseguir a pessoa amada, invadir sua privacidade e até mesmo se comportar de forma violenta ou agressiva.

O amor patológico pode ser desencadeado por diferentes fatores, como baixa autoestima, problemas emocionais, como depressão e ansiedade, traumas ou abusos na infância, entre outros. 


Comportamentos relacionados ao Amor patologico


Os comportamentos relacionados ao amor patológico podem ser variados e, muitas vezes, podem ser confundidos com um comportamento de amor saudável. 

No entanto, o amor patológico se caracteriza por uma obsessão intensa por uma pessoa que geralmente é inatingível ou não corresponde ao amor do indivíduo. Alguns comportamentos comuns associados ao amor patológico incluem:

Idealização: A pessoa que sofre de amor patológico pode idealizar a pessoa amada, vendo-a como perfeita e idealizada. Eles podem ter expectativas irreais em relação à pessoa e criar fantasias em torno dela.

Perseguição: A pessoa pode perseguir a pessoa amada, buscando informações sobre ela ou invadindo sua privacidade. Eles podem enviar mensagens constantes, ligar repetidamente ou aparecer inesperadamente em lugares onde a pessoa amada está.

Interpretação distorcida: A pessoa que sofre de amor patológico pode interpretar de forma distorcida as interações ou sinais vindos da pessoa amada, vendo sinais de amor e afeto onde não há nenhum.

Ciúmes excessivos: A pessoa pode ter ciúmes extremos da pessoa amada, mesmo sem razão para isso. Eles podem se sentir ameaçados por outras pessoas que se aproximam da pessoa amada, mesmo que não haja motivo para se sentir assim.

Comportamento violento: Em casos extremos, a pessoa que sofre de amor patológico pode se tornar violenta ou agressiva em relação à pessoa amada ou a outras pessoas que eles consideram uma ameaça.

É importante lembrar que esses comportamentos podem variar de acordo com a gravidade e as circunstâncias do amor patológico. 

É importante procurar ajuda psicológia se você estiver preocupado com o seu comportamento ou o de alguém próximo a você. A psicoterapia pode ajudar a tratar o amor patológico e promover relacionamentos mais saudáveis.



07 sinais de amor patológico.


Para o Psicólogo Fromm (1973) amor patológico. é caracterizado pelos comportamentos compulsivos e pensamentos obsessivos, bem como relações de dependência.

Pensamentos:
  1. De controle " Onde ele (ela) estará?"
  2. Leitura Mental: "Será que está pensando em mim"?;
  3. Insegurança: "Será que ele (ela) me ama de verdade?";
  4. Onipotência: " Tenho que fazer tudo o que posso para agradar";
  5. Leitura mental: "ele (ela) deve estar sentindo minha falta";
  6. Catastrófico: " eu morreria sem ele (ela)";
  7. Generalização: "ele (ela) é tudo pra mim", nunca mais vou amar ninguém assim", "sem ele (ela) nada mais tem sentido".

Comportamentos: 

  1. Vigiar o parceiro, aberta ou secretamente; seja fisicamente ou por meio das redes sociais;
  2. Exigir que o parceiro mantenha contato, mesmo quando isto é impossível;
  3. Mandar muitas mensagens via celular, mesmo sabendo que o outro não quer, ou não pode responder;
  4. Perder a capacidade de tomar iniciativas, delegando ao outro a tomada de decisões sobre sua própria vida;
  5. Mesmo quando a capacidade de tomada de decisões está preservada, estas são tomadas visando a proximidade e/ou o bem estar do outro;
  6. Abrir mão de seus interesses particulares para "viver somente para o outro";
  7. Distorcer o que o parceiro (a parceira) fala e faz
Lovecentrismo. Este amor neurótico começa quando um indivíduo coloca "a vida nas mãos de alguém", passando a se comportar em função do outro. 

Isto leva a uma defasagem social, uma vez que o dependente afetivo tende a se isolar das pessoas. 

Esta amor patoólogico tem como desdobramentos: a ansiedade, o pensamento obsessivo e o ciúme patológico, que pode ser definido como manifestações desmedidas de controle sobre o outro. 

Tratamento para amor patológico


O tratamento para o amor patológico geralmente envolve terapia individual e, às vezes, terapia de casal, se o parceiro também estiver disposto a participar.

 Uma psicóloga que pode ajudar nesse processo é a Maristela Vallim Botari psicologia clínica em São Paulo. 

Ela possui vasta experiência em ajudar pessoas a superar problemas emocionais e pode ajudar a lidar com os aspectos mais difíceis do amor patológico, como a dependência emocional, a ansiedade e a depressão que podem surgir como consequência que atende em seu Consultório na Bela Vista, na Cidade de São Paulo e também oferece terapia Online individual ou de casal.



Para saber mais sobre amor patológico


A  Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, é autora de livros sobre comportamento humano, como "Mentes Ansiosas" e "Mentes Depressivas", que podem ajudar as pessoas a compreenderem os mecanismos e os comportamentos que caracterizam a dependência emocional e o amor patológico.

Tratamento de amor patológico 


O tratamento para o amor patológico geralmente envolve uma abordagem terapêutica, como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), que busca ajudar o indivíduo a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais e a desenvolver habilidades para lidar com suas emoções de forma mais saudável. 

A psicoterapia também pode ajudar o indivíduo a trabalhar sua autoestima, suas dificuldades emocionais e a promover o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.

Referências


FROMM, Erich. A arte de amar. São Paulo. Martins Fontes.

RISO, Walter. Amar ou dependender. L&PM. 2009.

SILVA, Ana Beatriz Barbosa. Mentes Ansiosas.Ed. Fontanar. 2004








Agendar uma sessão com a é simples e fácil! Você pode entrar em contato diretamente pelo WhatsApp ou pelo telefone e agendar sua sessão de acolhimento humanizado.
 
Durante nossas sessões, você vai se sentir à vontade em um ambiente seguro e confidencial. Aqui, pode compartilhar suas preocupações sem medo de julgamentos.

A nossa Psicóloga Maristela  vai te ajudar a entender suas emoções e comportamentos, buscando as causas por trás deles. 

Com muita experiência e abordagens inovadoras, ela pode te guiar na superação de traumas, vícios, ansiedade e mudanças de vida.

Juntos, vocês vão construir um plano de tratamento personalizado, adaptado às suas necessidades, para alcançar seus objetivos emocionais. 


Psicóloga Maristela Vallim Botari

◈ CRP-SP 06-121677
Formação: Currículo Lattes
Canal Youtube
Experiência profissional


Não deixe para depois a oportunidade de cuidar de você e de sua saúde emocional. Agende agora mesmo sua sessão com a Psicóloga Maristela e comece a transformar sua vida.    Psicóloga Maristela Vallim Botari  ◈ CRP-SP 06-121677 ◈ Missão, Visão e Valores éticos ◈ Formação: Currículo Lattes ◈Canal Youtube ◈ Experiência profissional: Há mais de 12 anos, Acolhendo de maneira Humanizada em Psicoterapia para crianças (+10), Adultos, Casais e Terceira Idade.



Endereço: Consultório da Avenida Paulista 
Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar. 
Bela Vista - S. Paulo/SP CEP 01311-931


Como chegar ao consultório


Próximo ao Metrô Consolação e Trianon-Masp, aos bairros deCerqueira César e Jardins,  próximo as Avenidas Rebouças e  Augusta.

Contato: 

Enviar mensagem via WhatsApp  (11) 95091-1931

Horário: das 7:00 as 2100 de segunda a sexta / até as 14:00 aos sábados.

Missão, Visão e Valores éticos


  • Sua  missão como psicóloga é  possibilitar que as pessoas se desenvolvam de forma plena e saudável.

  • Sua visão: evolução emocional, com respeito aos seus próprios limites e dos demais indivíduos.

  • Os valores são baseados na ética e na honra, pois acredita que trabalhar com ética é fundamental para uma vida honrada. Defende o respeito às diferenças como um princípio fundamental.

Para garantir a ética profissional, é importante estabelecer os  limites de atuação, a fim de oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes.

Seu Currículo Lattes que está a disposição de quem quiser conhecer detalhes da  formação acadêmica.




A Psicoterapia pode ser procurada em diferentes momentos da vida, quando se passa por momentos de dificuldades emocionais ou de adaptação a mudanças significativas. 

É importante buscar Atendimento Psicológico quando os sentimentos negativos começam a afetar o cotidiano, interferindo na vida pessoal, profissional ou nos relacionamentos. 

Também é recomendado procurar Psicóloga quando se percebe comportamentos repetitivos e negativos, dificuldade em tomar decisões, baixa autoestima, sentimentos de ansiedade e depressão persistentes, dentre outros sintomas que causam sofrimento e impacto na qualidade de vida. 

O processo psicoterapêutico pode auxiliar no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades emocionais e na resolução de conflitos internos, permitindo que o indivíduo tenha mais controle sobre a própria vida

Psicoterapia pode ser procurada em diferentes momentos da vida, quando se passa por momentos de dificuldades emocionais ou de adaptação a mudanças significativas. 

É importante buscar ajuda emocional quando os sentimentos negativos começam a afetar o cotidiano, interferindo na vida pessoal, profissional ou nos relacionamentos. 

Também é recomendado procurar Psicoterapia quando se percebe comportamentos repetitivos e negativos, dificuldade em tomar decisões, baixa autoestima, sentimentos de ansiedade e depressão persistentes, dentre outros sintomas que causam sofrimento e impacto na qualidade de vida. 

processo psicoterapêutico pode auxiliar no autoconhecimento, no desenvolvimento de habilidades emocionais e na resolução de conflitos internos, permitindo que o indivíduo tenha mais controle sobre a própria vida.

Buscando Psicóloga SP / Psicólogos em São Paulo


Se chegou aqui, provavelmente estava em busca de ajuda emocional.

Ao buscar por uma consulta com psicóloga ou psicólogo, é importante levar em consideração diversos fatores, incluindo o preço da terapia e a experiência da Psicóloga e conhecer os Diferentes atendimentos prestados por uma psicóloga.