Por que nos afastamos de pessoas negativas
Tendemos a nos aproximar de pessoas alegres, porque a alegria é contagiosa (por meio dos nossos neurônios espelhos, que possibilitam ao nosso cérebro reproduzir as emoções e comportamentos alheios).

Somos orientados pela nossa natureza a buscar nossa homeostase (equilíbrio) físico e mental o tempo todo, e isto nos leva muitas vezes a situações de angústia e sofrimento, o que causa um declínio na autoestima.
E quando isso ocorre, ficamos "pra baixo", sem ânimo pra fazer coisas simples, como sair, pentear cabelos, as vezes até mesmo trabalhar e estudar.
Todos nós já passamos por isso.
E nestes momentos, as pessoas se afastam porque (de forma inconsciente/ou consciente) percebem que não estamos bem e tendem a evitar nossa companhia, muitas vezes, por falta de recursos para ajudar, ou medo de se envolver com nossos problemas e não saber lidar com isso.
Não se trata de egoísmo, mas em muitos casos pode ser que as pessoas tenham receio de resgatar os próprios conflitos internos e por isso tendem a se afastar.
Não fique tão amargurado (a) se as pessoas te abandonarem nestes momentos.
A situação ideal seria que as pessoas estivessem ao nosso lado nas piores situações, mas pense bem: será que vale a pena ter ao nosso lado pessoas que não saberiam nos ajudar adequadamente?
Será que elas não nos faiam sentir piores?
Existem alguns desertos na vida que temos que atravessar a sós.
E que isto nos sirva de aprendizado e amadurecimento.