● Por que nos afastamos de pessoas negativas

Por que nos afastamos de pessoas negativas



Tendemos a nos aproximar de pessoas alegres, porque a alegria é contagiosa (por meio dos nossos neurônios espelhos, que possibilitam ao nosso cérebro reproduzir as emoções e comportamentos alheios).

psicologa bradesco, psicologa amil, psicologa sulamérica

Somos orientados pela nossa natureza a buscar nossa homeostase (equilíbrio) físico e mental o tempo todo, e isto nos leva muitas vezes a situações de angústia e sofrimento, o que causa um declínio na autoestima.

E quando isso ocorre, ficamos "pra baixo", sem ânimo pra fazer coisas simples, como sair, pentear cabelos, as vezes até mesmo trabalhar e estudar.

Todos nós já passamos por isso.


E nestes momentos, as pessoas se afastam porque (de forma inconsciente/ou consciente) percebem que não estamos bem e tendem a evitar nossa companhia, muitas vezes, por falta de recursos para ajudar, ou medo de se envolver com nossos problemas e não saber lidar com isso.

Não se trata de egoísmo, mas em muitos casos pode ser que as pessoas tenham receio de resgatar os próprios conflitos internos e por isso tendem a se afastar.

Não fique tão amargurado (a) se as pessoas te abandonarem nestes momentos. 

A situação ideal seria que as pessoas estivessem ao nosso lado nas piores situações, mas pense bem: será que vale a pena ter ao nosso lado pessoas que não saberiam nos ajudar adequadamente? 

Será que elas não nos faiam sentir piores?

Existem alguns desertos na vida que temos que atravessar a sós. 

E que isto nos sirva de aprendizado e amadurecimento.




Acolhimento Humanizado

Agende a 1a sessão com a Psicóloga SP

Bem vindo(a). 


Se chegou até aqui, certamente busca o começo do processo de reforma interior, rumo à evolução emocional que permitirá levar a vida de forma mais leve e saudável

       





Postagens recentes