Artigos recentes

As Crenças Centrais na TCC


As Crenças Centrais na TCC

Entenda os pilares que moldam sua percepção do mundo

 De acordo com Aaron Beck, as crenças centrais referem-se a pensamentos profundos e enraizados que moldam a forma como uma pessoa percebe a si mesma, aos outros e ao mundo. 

Essas convicções são frequentemente formadas na infância e ditam nossos pensamentos automáticos e emoções.

A Tríade do Sofrimento Emocional

Crenças de Desvalor

  • "Não tenho valor."
  • "Sou inaceitável ou incompetente."
  • "Sou um fracasso ou falho."

Crenças de Desamparo

  • "Sou vulnerável e fraco."
  • "Não consigo me proteger."
  • "Estou sozinho no mundo."

Crenças de Desamor

  • "Não mereço ser amado."
  • "Sou indesejável ou rejeitado."
  • "Ninguém gosta de mim."

 

Esses pensamentos não são apenas incômodos — são distorções cognitivas que se tornam hábitos mentais.

  • 1. Evento ativador: Um e-mail, um olhar, um desafio.
  • 2. Pensamento disfuncional: A distorção criada pela crença.
  • 3. Reação emocional: Tristeza, ansiedade, culpa, raiva.
  • 4. Comportamento: Isolamento, procrastinação, busca excessiva por validação.
  • 5. Confirmação da crença: O isolamento vira “prova” de que é desamado.
A teoria cognitivo-comportamental (TCC), desde os trabalhos de Aaron Beck, postula que o pensamento opera em diferentes níveis. 
 
As crenças centrais (ex.: "sou desamparado", "sou indesejável") constituem o nível mais fundamental e profundo, geralmente inconsciente e formado na infância. 
 
Elas dão origem a crenças intermediárias ou "regras de vida" (ex.: "se eu não for perfeito, serei rejeitado") que, por sua vez, geram os pensamentos automáticos que emergem em situações específicas .

 

As Crenças Centrais na TCC  Entenda os pilares que moldam sua percepção do mundo

As Crenças Centrais na TCC  Entenda os pilares que moldam sua percepção do mundo

As Crenças Centrais na TCC  Entenda os pilares que moldam sua percepção do mundo

Referências

BECK, J. S. Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.


ECKER, B.; TICIC, R.; HULLEY, L. Unlocking the emotional brain: eliminating symptoms at their roots using memory reconsolidation. New York: Routledge, 2012.

SCHÜTZ, A. C. et al. Terapia do Esquema e suas contribuições para a prática clínica: uma revisão narrativa da literatura. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 10142-10158, 2023 .

YOUNG, J. E.; KLOSKO, J. S.; WEISHAAR, M. E. Schema therapy: a practitioner's guide. New York: Guilford Press, 2003.


Como a psicóloga pode ajudar?

Na psicoterapia, o trabalho é organizado para possibilitar a identificação de padrões emocionaisde crenças centrais e padrões de pensamento que se repetem ao longo da história do paciente e acabam por afetar relacionamentos, autoestima ou bem-estar emocional.

A análise das circunstâncias em que determinadas reações surgem, incluindo seus contextos e possíveis gatilhos, pode ser realizada. São examinadas as formas de interpretação das situações — frequentemente influenciadas por distorções cognitivas e a maneira como a pessoa se percebe dentro de suas relações. Recursos psicológicos de enfrentamento podem ser explorados, assim como questões de posicionamento pessoal.

A sessão de terapia cognitivo comportamental é conduzida de maneira individualizada, considerando a singularidade de cada pessoa.

 Psicóloga clínica Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677

Com mais de 12 anos de experiência. A tcc com acolhimento humanizado pode ser integrada para auxiliar na compreensão da singularidade de cada história.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 "Considero que somos mais do que a soma das partes, e meu trabalho consiste em ajudar o cliente a montar o quebra-cabeça da vida, juntando peças que aparentemente não fazem sentido separadamente."
 

◈ Especialidades

 Valor: R$ 89,00 (1ª sessão de terapia) -  R$ 119,00 (recorrentes) Fev/26
Sessões de 50 minutos. 
consulte a tabela atualizada


  •      Agendamento  
  • Localização e Contato

    Terapia na Avenida Paulista, SP

    Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19º andar.

    Whatsapp: (11) 95091-1931

     

    Conteúdo informativo desenvolvido pela  Psicóloga SP Maristela Vallim Botari CRP-SP 06-121677

    Este material possui caráter reflexivo e não substitui a consulta psicológica, nem tem a pretensão de esgotar os assuntos. Leia outros artigos no Blog da Psicóloga

    Mais conteúdos relacionados

    Carregando...




    Terapias

    Carregando...