♥ Como lidar com pessoas difíceis


Como lidar com pessoas difíceis : Um dos maiores desafios da Psicoterapia moderna é ajudar a lidar com pessoas nos relacionamentos, o que tem tornado a vida de alguns bastante complicada, afinal, o objetivo dos relacionamentos é agregar satisfação e bem estar para todos.

O Relacionamento com pessoas difíceis:

Infelizmente isto não tem se verificado.




◈ Quem são as pessoas difíceis?


Segundo Murray (2208)  as pessoas difíceis poderiam ser categorizadas de 10 (dez) maneiras diferentes:


O pessimista  - Aquele que enxerga absolutamente tudo pelo viés mais negativo que conseguir imaginar; e quando chegar ao ponto mais negativo de algo, ainda assim, consegue imaginar ocorrências futuras negativas, com pouquíssimas probabilidades de acontecer. tais pessoas quase nunca sorriem, ou demonstram atitudes favoráveis. 
O Sugador de Energia. -Conhecidos como "Vampiros afetivos", são aquelas que simplesmente "pesam" nos ombros dos outros"; trazem demandas pesadas e jogam para o outro resolver.
O Critico. -  Pessoas que acham defeito onde é impossível achar defeito; estão sempre prontas a apontarem o dedo na direção do outro, assumindo uma suposta posição de autoridade, como se fosse o detentor do saber supremo e acreditam-se aptos a criticarem tudo.
Outros tipos de pessoas difíceis
O juiz - Quase todos nós, em algum momento, assumimos este papel, e por isso é preciso ficar vigilante para não cometer nenhum dano, isto ocorre porque estamos o tempo todo julgando algo. Você que lê este artigo, neste momento está formando algum julgamento sobre ele, ou sobre alguém, ou sobre si mesmo. Isto é Natural; porém não podemos deixar esta capacidade judiciosa tomar conta de nós a ponto de conduzir nossos relacionamentos de maneira equivocada; e 
O melindroso - Não chega a ser uma pessoa difícil, porém, é um perfil que exige bastante paciência, pois está sempre com o "pé atrás"
O intimidador
O introspectivo
O "Fábrica de Desculpas"
O desagradável







A DEFESA ANTICHOQUE


Existe alguma possibilidade de que a arrogância e a grosseria dos outros não nos afetem? Podemos impedir que as pessoas nos contaminem com seu mau humor? Quase todas as pessoas são contaminadas pela irritação alheia.
Aquelas que são mais propensas a se deixar influenciar pelo estado de espírito dos demais podem facilmente se envolver numa briga.
Muitos profissionais do setor de serviços e vendas sabem que precisam tratar os clientes com amabilidade e paciência. No entanto, a força do contágio é muito mais poderosa. Um vendedor que atende um cliente grosseiro é afetado por seu mau humor e isso o leva a descontar no cliente que chegar depois. Este também se contagiará, sairá da loja aborrecido e acabará agredindo outra pessoa. A falta de respeito se espalha como uma epidemia. Essa situação se repete com tanta frequência que já a consideramos comum. Qualquer um é capaz de transmitir seu estado de espírito, o que frequentemente nos torna alvo de agressões. Precisamos de defesas que nos protejam da influência do estado de espírito dos outros. Para isso é importante se distanciar, procurar estar acima das circunstâncias. (Berckham, 2011, p.8)


Diga Não aos relacionamentos difíceis

Você não precisa disto, tenha certeza! Você não precisa ter alguém ao seu lado fazendo exigências descabidas, te ofendendo, tomando suas coisas, abusando do seu poder aquisitivo, se vitimizando para explorar sua compaixão e tirar proveito da sua boa fé. 


Referências:

BERCKHAM, Bárbara
Como se defender de ataques verbais.
Rio de Janeiro: Sextante, 2011.


OXMAN, Murray.
Guia rápido para lidar com pessoas difíceis: reconheça os 20 tipos de pessoas- problema. 2. ed. 
São Paulo: Editora Gente, 2008.




Saiba mais sobre relacionamentos difíceis





Psicóloga Presencial e Online em São Paulo

Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo

Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a).

E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte.  Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o pensamento fica disfuncional e os sentimentos tendem a ficar cada vez mais confusos. 




◈ Se chegou aqui, certamente busca uma  PSICOLOGA, PSICOLOGO, psicoterapia, terapia online ou presencial ou tratamento para sua ansiedade, depressão, estresse ou dificuldade de relacionamento, terapia de casal, terapia infantil



Postagens recentes