Como avaliar os bons Psicólogos em São Paulo

Como avaliar os bons Psicólogos em São Paulo

Como avaliar os bons Psicólogos em São Paulo

Como avaliar os bons Psicólogos clínicos em São Paulo



Para uma pessoa que está passando por um grande sofrimento emocional, buscar um psicólogo clínico em São Paulo pode ser um desafio ainda maior.

A cidade é grande e diversa, e há muitas opções de psicólogos disponíveis, o que pode tornar a escolha ainda mais difícil.

Nesse sentido, é importante ter em mente que a escolha do psicólogo certo pode ser uma jornada.

É preciso estar disposto a investir tempo e energia na busca pelo profissional que melhor atenda às necessidades individuai, o que nem sempre é possível.

Não é incomum que um paciente teste mais de um psicólogo até encontrar o Psicólgo ideal que melhor atenda às suas necessidades.

Portanto, é importante estar aberto a mudanças caso o tratamento não esteja produzindo os resultados desejados.

Psicólogos em São Paulo:

Existem mais de 116.948 psicólogas(os) no estado de São Paulo.

Porém, nem todos atuam com Psicologia clínica. 
Muitos estão atuando em outras áreas como Psicologia Organizacinal, hospitalar, escolar ou forense.

Há uma concentração de Psicólogos Clínicos na Cidade de S. Paulo nos principais bairros comerciais:

Vila Mariana, Consolação, Bela Vista, Paraíso, Centro de sp, Vila Clementino, Pinheiros, Região da Berrini, Jardim Paulista, e em alguns bairros residenciais como Penha, Interlagos, Chácara Santo Antônio, Moema, e nos diversos bairros das zona sul, norte, leste e oeste de SP.


Como avaliar os bons Psicólogos clínicos em São Paulo


Como o Psicólogo clínico pode lhe ajudar?

Psicologia clínica: a psicologia clínica é a área que se concentra no diagnóstico e tratamento de problemas de saúde mental.

Os psicólogos clínicos trabalham com pacientes que sofrem de uma ampla variedade de transtornos mentais, incluindo depressão, ansiedade, transtornos alimentares e transtornos de personalidade.

Oferecem tratamento ou aconselhamento ajuda emocional, afetiva e racional.

Eles ajudam as pessoas a entenderem seus medos, raivas e estresse cotidiano, ensinando a expressar sentimentos como amor, raiva e indignação.

Além disso, os psicólogos oferecem suporte na hora da dor, motivam seus pacientes e mostram a eles suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria e raiva em amor.

Os psicólogos são profissionais que ajudam os clientes a identificar pontos de bloqueio em suas personalidades, mostrando os pontos favoráveis e orientando na aquisição de novos comportamento, uutilizando métodos científicos para compreender as funções do cérebro humano.

O trabalho do psicólogo é identificar os pontos cegos da psiquê humana e atuar na prevenção e tratamento dos transtornos mentais.

E isto ajuda seus pacientes a superarem problemas como depressão, ansiedade, transtornos alimentares, vícios, traumas, entre outros.

O sigilo do psicólogo é um fundamento ético e uma ferramenta profissional essencial.

Eles garantem que nada do que for dito durante uma sessão de terapia será exposto, permitindo que seus pacientes se sintam seguros e confiantes para compartilhar seus problemas e preocupações.

Como encontrar o melhor psicólogo?

Não há uma definição clara de "melhor psicólogo".

O que é considerado "melhor" pode variar de pessoa para pessoa, dependendo das suas necessidades e preferências individuais.

A busca pelo "melhor psicólogo" pode criar expectativas irrealistas e pressão desnecessária sobre o paciente e o Psicólogo.

Além disso, a frase sugere que há apenas um "melhor psicólogo" e que é possível encontrá-lo por meio de uma busca, o que seria antiético, do ponto de vista da propaganda profissional do Psicólogo, uma vez que nosso código de ética proibe propaganda enganosa ou depreciativa em relação aos nossos colegas.

São Paulo é uma cidade imensa, portanto existem muitos psicólogos bons, que as vezes, nem ganham visibilidade por causa dos algoritmos de busca disponíveis.

Escolher o melhor fica difícil, pois todos têm muito a oferecer, muito a agregar.

Na realidade, a escolha de um psicólogo é uma questão pessoal e deve levar em consideração vários fatores, como a especialização, a abordagem terapêutica, a empatia e a confiança que o paciente sente em relação ao profissional.

O que considerar na escolha do Psicólogo

Leia a página de apresentação do Psicólogo onde devem constar:

  • Sua experiência clínica,
  • missão, visão e valores,
  • Formação ou Currículo Lattes
  • número de registro no conselho de classe
  • a localização,
  • abordagem.
  • Tipo de tratamento oferecido (tratamento para depressão, ansiedade, transtornos mentais, etc)
  • Público atendido (crianças, adultos, adolscentes, casais)
  • Formas de agendamento e horários disponíveis.
  • Preço e as condições de pagamento, (Salientando que, de acordo com o Código de Ética, o psicólogo não pode usar o preço como propaganda, por exemplo: "preço acessível", mas não há proibição alguma na divulgação do preço, desde que seja feita sem elemnetos apelativos. Ao contrário, isso é considerado Transparência, embora muitos profissionais prefiram negociar direto com o paciente, o que também é uma prática aconselhada).

Como avaliar os bons Psicólogos em São Paulo


Algumas pessoas se baseiam em avaliações das redes sociais. 

As avaliações sérias geralmente tendem a incluir informações relevantes para o paciente, como a qualidade do atendimento ao paciente, as instalações e a localização do consultório, entre outros. 

Além disso, costumam ser breves, superficiais e não usam linguagem emocional ou extremamente positiva ou negativa.

Embora seja uma prática usual atualmente, não deve ser o único critério de recomendação de Psicólogos, porque tais avaliações:

  • Podem ser influenciadas por opiniões pessoais e emoções do momento,
  • Podem ser falsas. Infelizmente existem "empresas" que oferecem este tipo deplorável de serviço e vendem avaliações, likes e outros "serviços" que podem gerar visibilidade nas redes sociais. Felizmente, a maioria dos Psicólgos sérios tem o bom senso de recusar este tipo de coisa.
  • Não são representativas: pois são feitas por uma pequena parcela dos pacientes do psicólogo, e essa parcela pode não ser representativa do trabalho do profissional. Isso significa que as avaliações podem não dar uma ideia precisa do que é trabalhar com aquele psicólogo em especial.
  • Não levam em conta as necessidades individuais: as necessidades e preferências de cada pessoa são únicas, e o que pode funcionar para uma pessoa pode não funcionar para outra.
  • Não refletem a competência profissional do psicólogo, podendo se concentrar em aspectos irrelevantes ou superficiais do psicólogo, como a aparência em vez de avaliar sua competência profissional, formação e experiência.Algumas plataformas induzem o paciente a fazer avaliações em troca de benefícios, o que faz com que a avaliação, embora seja verdadeira, não seja espontânea. Além disso, esta prática é proibida pelo Código que Ética, que proibe a troca de favores comerciais.

Por isso, é importante que o paciente faça uma pesquisa cuidadosa, começando por buscar psicóloga perto de mim, ou Psicóloga SP, por exemplo.

Mas leve em consideração suas próprias necessidades e preferências, agende uma sessão inicial com o profissional escolhido e avalie se há uma boa relação de confiança e empatia durante a terapia, em vez de se basear exclusivamente em avaliações de redes sociais.

É importante que o paciente escolha um psicólogo que seja adequado para suas necessidades específicas, e as avaliações de redes sociais podem não levar isso em consideração.

E se eu não gostar do Psicólogo escolhido?

Como foi dito anteriormente, às vezes, Psicólogos e paciente não "dão match", o que não significa que aquele psicólogo não seja bom, ou que você não serve para fazer psicoterapia.

Sugerimos que tente outra vez: não se baseie apenas no primeiro encontro. Mas não desista do seu tratamento psicológico.


O que é Psicoterapia?

A psicoterapia é uma forma de terapia da mente, conduzida por psicólogos clínicos, psicanalistas ou psicólogos cognitivo-comportamentais. É uma abordagem terapêutica que visa ajudar as pessoas a lidar com problemas emocionais, comportamentais ou psicológicos, através da conversa e da reflexão.

Durante as sessões de psicoterapia, o paciente é incentivado a compartilhar seus pensamentos, sentimentos e preocupações, enquanto o psicólogo ajuda a identificar padrões de pensamento ou comportamentos que possam estar contribuindo para seus problemas. O objetivo é ajudar o paciente a ganhar insights sobre si mesmo e desenvolver habilidades para lidar com as dificuldades que enfrenta.

A psicoterapia pode ser realizada individualmente ou em grupo, dependendo das necessidades do paciente e da abordagem terapêutica escolhida. As sessões podem ser realizadas semanalmente ou com frequência menor, dependendo da necessidade do paciente.

É importante ressaltar que a psicoterapia não é uma solução rápida para os problemas, mas sim um processo gradual que pode levar tempo para trazer mudanças significativas. No entanto, com o tempo e o esforço, a psicoterapia pode ajudar as pessoas a se sentirem mais confiantes, resistentes e capazes de lidar com os desafios da vida.

Terapia Online


Psicóloga Online  ou atendimentos mediados por tecnologia, foi regulamentada no Brasil em12/11/2018 (Resolução CFP 011/2018), mas ganhou fôlego depois da pandemia da COVID-19, pois foi a melhor forma encontrada para que as pessoas continuassem em contato com seu psicólogo.

É ideal para quem tem problemas relacionados à locomoção, ou moram fora de São Paulo e não encontram psicólogos em sua cidade.

Quanto custa uma sessão com Psicólogo em SP?

Existe uma tabela de referência de preços de honorários de serviços Psicológicos, disponível no site do Conselho Federal de Psicologia.

No entanto, cada Psicólogo é responsável pela sua tabela de honorários, podendo usar a tabela do CFP apenas como parâmetro.

Podemos escolher nossos honorários em função dos nossos custos mensais, ou de outros fatores como experiência, investimento em educação, etc.


O preço da consulta com Psicólogo pode variar dependendo do: tipo de atendimento, abordagem, localização, tecnologia, métodos e instrumentos utilizados, e jamais reflete o valor do trabalho do Psicólogo, ou a qualidade dos atendimentos, uma vez que existem em São Paulo e outras cidades, Psicólogos voluntários que prestam um inestimável serviço à comunidade, com requintes de excelência.


Psicólogos atendem emergência?

Não é recomendado, uma vez que, em muitos casos, estes pacientes precisam ser de tratamento medicamentoso, e nóos, psicólogos não podemos receitar.

O máximo que podemos fazer é encaminhar para os serviços que atendem emergêrgia.

Em caso de emergência procure atendimento em um pronto socorro psiquiátrico ou acesse o site do (CVV). 

Consideramos emergências pessoas em crise suicida, situações em que há risco iminente de vida ou auto-lesão.


 Psicóloga Sp, sicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consul

Obrigada pela leitura. 

Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga


Quero cuidar da minha saúde mental 


Maristela Vallim CRP-SP 06-121677




Perto do Metrô Consolação
Bela Vista - São Paulo - SP
Brasil - CEP 01311-931

Horários de Funcionamento do Consultório

07:00 - 21:00 (segunda a sexta)
07:00 - 16:00 (sábados)

Contato:

Os agendamentos de consultas psicológicas devem ser feitos pelo site (clique no botão abaixo), ou pelo whatsapp (11) 95091-1931


ATENDIMENTOS PSICOLÓGICOS


Obrigada pela Visita. Se chegou neste site de Psicologia, certamente estava buscando por:


Postar um comentário

0 Comentários