Terapia para romper a blindagem contra apego. Psicóloga SP

A blindagem contra  apego




Apego, aqui deve ser entendido como o comportamento de aproximação e manutenção da relação. 

Não é patológico, nem doentio. É normal. Apenas os exageros devem ser contidos.

A blindagem contra o apego trata-se de um mecanismo de defesa, chamado Racionalização.

Freud explica que é buscar explicação racional para justificar pulsões inaceitáveis do ego. Portanto, o "pegar" seria a explicação racional para evitar o apego: "Pego, mas não me apego".. simples assim!

Como a Psicóloga pode ajudar


A terapia pode desempenhar um papel importante no auxílio para romper a blindagem contra o apego e desenvolver relacionamentos mais saudáveis e significativos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a terapia pode ajudar nesse processo:

Exploração das experiências passadas: A Psicóloga irá trabalhar com você para entender as experiências do seu passado que podem ter levado à criação dessa blindagem contra o apego. 

Isso pode envolver a exploração de relacionamentos anteriores, traumas emocionais ou eventos significativos que possam ter influenciado suas crenças e comportamentos atuais.

Identificação de padrões de comportamento: A Psicóloga  irá ajudá-lo(a) a identificar padrões de comportamento que podem estar contribuindo para a blindagem contra o apego. 

Isso pode incluir evitar relacionamentos íntimos, manter uma distância emocional ou sabotar os relacionamentos quando eles se tornam muito próximos. Ao identificar esses padrões, você pode trabalhar para interrompê-los e substituí-los por comportamentos mais saudáveis.

Exploração das crenças sobre o apego: A Psicóloga  irá ajudá-lo(a) a examinar as crenças e os pensamentos que estão por trás da blindagem contra o apego. 

Isso pode envolver a identificação de medos, inseguranças ou crenças negativas sobre si mesmo(a) ou sobre os relacionamentos. Ao desafiar essas crenças, você pode começar a construir uma perspectiva mais saudável e positiva sobre o apego e a intimidade emocional.

Aprendizado de habilidades de apego seguro: A Psicóloga pode ensinar-lhe habilidades práticas para desenvolver um apego seguro e construir relacionamentos saudáveis. 

Isso pode incluir técnicas de comunicação eficaz, estabelecimento de limites saudáveis, desenvolvimento da confiança mútua e expressão adequada de emoções.