Apego, aqui deve ser entendido como o comportamento de aproximação e manutenção da relação. Não é patológico, nem doentio. É normal. Apenas os exageros devem ser contidos. A blindagem contra o apego trata-se de um mecanismo de defesa, chamado Racionalização. Freud explica que é buscar explicação racional para justificar pulsões inaceitáveis do ego. Portanto, o "pegar" seria a explicação racional para evitar o apego: "Pego, mas não me apego".. simples assim!
Como a Psicóloga pode ajudar
A terapia pode desempenhar um papel importante no auxílio para romper a blindagem contra o apego e desenvolver relacionamentos mais saudáveis e significativos. Aqui estão algumas maneiras pelas quais a terapia pode ajudar nesse processo:
Exploração das experiências passadas: A Psicóloga spirá trabalhar com você para entender as experiências do seu passado que podem ter levado à criação dessa blindagem contra o apego.
Isso pode envolver a exploração de relacionamentos anteriores, traumas emocionais ou eventos significativos que possam ter influenciado suas crenças e comportamentos atuais.
Identificação de padrões de comportamento: A Psicóloga irá ajudá-lo(a) a identificar padrões de comportamento que podem estar contribuindo para a blindagem contra o apego.
Isso pode incluir evitar relacionamentos íntimos, manter uma distância emocional ou sabotar os relacionamentos quando eles se tornam muito próximos. Ao identificar esses padrões, você pode trabalhar para interrompê-los e substituí-los por comportamentos mais saudáveis.
Exploração das crenças sobre o apego: A Psicóloga irá ajudá-lo(a) a examinar as crenças e os pensamentos que estão por trás da blindagem contra o apego.
Isso pode envolver a identificação de medos, inseguranças ou crenças negativas sobre si mesmo(a) ou sobre os relacionamentos. Ao desafiar essas crenças, você pode começar a construir uma perspectiva mais saudável e positiva sobre o apego e a intimidade emocional.
Aprendizado de habilidades de apego seguro: A Psicóloga pode ensinar-lhe habilidades práticas para desenvolver um apego seguro e construir relacionamentos saudáveis.
Isso pode incluir técnicas de comunicação eficaz, estabelecimento de limites saudáveis, desenvolvimento da confiança mútua e expressão adequada de emoções.
Terapia Cognitivo Comportamental com Acolhimento Humanizado.
Reembolso por Convênios:
A Psicóloga não atende convênios, mas fornece o Recibo Fiscal para que o cliente
solicite o reembolso junto à operadora de Saúde.
Mensagem da Psicóloga
É uma honra poder atender pessoas como você, em busca de paz e tranquilidade. Sua força está guardada dentro de você, mas, às vezes, é bloqueada. Nesses momentos, a ajuda de psicólogos é fundamental para ajudar você a desbloquear seu potencial e resgatar sua força interior.
95% de Satisfação: Os melhores profissionais compreendem a individualidade de cada pessoa, adaptando as abordagens conforme as necessidades do paciente.
Acolhimento Empático: Ambiente confidencial para expressar emoções sem julgamentos. O objetivo é que os pacientes saiam do atendimento psicológico melhor do que entraram.
Sites e páginas oficiais da Psicóloga SP – Maristela Vallim Botari
A Psicóloga Maristela Vallim Botari (CRP 06/121677) atua em São Paulo, oferecendo atendimentos presenciais e online.
Abaixo estão seus principais sites e páginas oficiais, onde é possível conhecer mais sobre seu trabalho, abordagens terapêuticas
e conteúdos sobre Psicologia e desenvolvimento pessoal.
Página oficial
E-Psicóloga — página principal da Psicóloga SP Maristela.
Sites com informações gerais sobre Psicologia e comportamento
Psicologia Sem Fronteiras — artigos sobre psicoterapia, comportamento, autoestima e relacionamentos.