os 5 pilares da ansiedade. A ansiedade é um processo cognitivo-emocional que não surge do "nada".
Geralmente é fruto de estímulos aversivos do ambiente, que não percebemos de maneira consciente ou direta, e que descompensam nosso estado emocional.
Podemos mencionar os cinco degraus dos processos ansiosos:

- Incômodo
- Preocupação
- Ansiedade, propriamente dita
- Estado paranoide
- Ansiedade Generalizada
1. Algo lhe incomoda, mas você não consegue identificar; ou se consegue identificar deixa este elemento incômodo em Stand By
2. Este incômodo cresce, até ganhar corpo. Isto é a preocupação.
3. A preocupação não passa e começa tirar o sono, o apetite, o interesse por outros assuntos. É comum nesta fase que o indivíduo identifique os aspectos preocupantes e busque soluções desesperadamente.
4. E por não conseguir pensar em nada além do assunto, o indivíduo pode ser levado a um estado paranoide, deixando o resto da vida paralisado, e sem conseguir soluções efetivas para o problemas que começou com um pequeno incômodo.
Ansiedade Generalizada
5. Quando este quadro assumir proporções maiores, desencadeando ondas de frio, ou calor, taquicardia, medo, sensação de Pânico, trata-se de um quadro de Ansiedade Generalizada, de onde só conseguirá sair com muita ajuda psicoterapêutica.
Portanto, cuide da sua mente, dos seus pensamentos e das suas atitudes, antes que os pequenos incômodos se transformem em doenças.
Para saber mais:
- 11 sinais de ansiedade;
- 5 pilares da Ansiedade
- Transtorno de Ansiedade Generalizada
- Ansiedade:O
que é e como tratar.
- Ansiedade,
depressão e estresse.
Matéria Revista Exame sobre Ansiedade em 12-09-2019
Brasil é o país mais ansioso do mundo, segundo a OMS
18,6 milhões de brasileiros convivem com o transtorno; tabu em relação ao uso de medicamentos, entretanto, ainda permanece.
O Brasil sofre uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o País tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. O tabu em relação ao uso de medicamentos, entretanto, ainda permanece.
Tratamento
Em relação ao tempo de duração do tratamento, não há protocolos claros para a ansiedade, como existem para a depressão. “Ele pode durar um tempo ou ser necessário pela vida inteira. Ansiedade é como pressão alta: quando descontrola, às vezes é para sempre. Você pode controlar com atividade física, meditação, terapia, mas ela vai estar sempre ali te ameaçando”.
Medicação
Rosely Sayão, psicóloga e consultora em educação, chama a atenção para o que ela intitula de “epidemia de diagnósticos”, que envolve leigos e profissionais de saúde. Para ela, cada um de nós hoje usa a lógica médica para olhar para o outro e dizer: “Essa pessoa é chata; essa pessoa tem TOC; fulano surtou”. “Nós vivemos à base de diagnósticos e, quando fazemos isso, apagamos a pessoa que está por trás dele”.
Fonte:
Com a Terapia Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo
Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a).
E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte. Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o pensamento fica disfuncional e os sentimentos tendem a ficar cada vez mais confusos.
◈Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar a compreender e superar estas fases.
Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*
Comentários
Postar um comentário
conteúdo aguardando aprovação.