Quando a Terapia Funciona

Saiba o que contece quando a terapia funciona

Quando a Terapia Funciona




◈A Psicoterapia, ou Psicologia Clínica, pode ajudar a encontrar formas de resolver problemas que parecem insolúveis, pode modificar pensamentos, crenças limitantes, falta de foco, procrastinação, dificuldade de relacionamento, solidão e depressão, além de ensinar novas formas de lidar com circunstâncias desfavoráveis da vida, como luto, término de relacionamento, abusos morais, problemas no trabalho, insônia, ansiedade, depressão e estresse.



quando a terapia funciona as pessoas ficam mais felizes Psicóloga em sp. Tratamento depressão, tratamento para Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil,  psicólogo SP, Psicologa sp, psicólogos em são Paulo, psicólogos na Bela Vista SP,

Fiz uma pesquisa particular com meus pacientes, ao longo destes 12 anos de experência para saber quais os ganhos que obtiveram com a psicoterapia.

As respostas foram as seguintes:

1) acréscimo de autoconfiança;

2) aprendi a dizer Não. Antes da terapia eu deixva as pessoas abusarem de mim, hoje consigo identificr os abusadores e falar não para situações injustas que vivi no trabalho e em casa;

3) descobri que não preciso da aprovação de ninguém para ser feliz. Consigo produzir a felicidade em mim, sem depender das pessoas;

4) controlo melhor meus gastos: penso bastante antes de gastar dinheiro a toa, dou uma voltinha antes de decidir se devo ou não comprar algo. se eu achar que devo comprar, compro, mas agora, não me arrependo mais, porque reflito bastante antes de comprar;

5) Comecei a terapia por causa da compulsão alimentar; hoje, depois de 3 meses, estou conseguindo me reeducar melhor, com a ajuda da Psicóloga e da Nutricionista;

6) Achei que ia morrer quando meu relacionamento de dois anos terminou. Comecei a terapia para superar a dor da ruptura. No começo não foi fácil, eu chorava mais que falava. Com o tempo, e ajuda competente da Psicóloga, fui percebendo que nenhum amor pode ser maior que o amor próprio, sem ele, não será possível amar e compreender as pessoas.

7) Eu era alucinada pelo trabalho, trabalhava até ficar doente. Com o tratamento percebi que tinha medo de ficar desempregada e nunca mais arrumar outro emprego. Hoje eu mudei de trabalho e consigo trabalhar bem suficiente e não me preocupo mais em perder o emprego. Se eu perder esse, certamente arrumarei outro, pois reconheço que sou competente;

8) Tinha que lidr com um chefe narcisista, vaidoso e injusto. Com a ajuda terapêutica, consegui desenvolver formas de lidar melhor com ele, sem me sentir inferior.


Estes são alguns exemplo de falas extraídas de algumas sessões de terapia. Por questões de sigilo profissional, os nomes foram ocultados.


Neste artigo você vai
  1. Saber quando a terapia funciona;
  2. Quanto tempo leva para a terapia apresentar resultados?
  3. Qual o resultado da Psicoterapia?
Quando alguém busca terapia, geralmente o faz por sentir algum desconforto emocional (depressão, ansiedade, medo) e apresentar comportamentos excessivos ou deficitários, como por exemplo: comer demais, dormir pouco, dificuldades de concentração, sudorese, palpitações, etc.

1.Quando a terapia funciona: como saber


Em tese, a psicoterapia que "funciona" seria aquela que possibilita a remissão destes sintomas.  Mas como chegar a  este fim?

Existem diversas abordagens psicológicas, dentro da psicologia clínica, como se fossem diversos caminhos para levar a um destino (as linhas de base são: Psicanálise, Gestalt, Comportamental). 

Todas têm demonstrado eficácia científica, e todas têm evoluído e sofrido modificações ao longo dos anos. 


Sendo assim, não se pode dizer que a psicoterapia que "funciona" seja esta ou aquela abordagem, mas sim, aquela que leva o indivíduo a se sentir melhor consigo mesmo e com o seu meio social.


2. Quanto tempo leva para a Psicoterapia apresentar resultados?


Depende.

Depende da demanda, do psicólogo, do paciente, da frequência, do interesse do paciente, do engajamento e comprometimento de todos.

Na Psicoterapia breve, os resultados costumam aparecer rápido, porém aqui nós trabalhamos com um problema de cada vez. 

Nas Psicoterapias mais longas (psicanálise) os resultados demoram para aparecer, porém todos os assuntos são abordados e analisados.

3. Qual o resultado da Terapia

Aquele paciente que na semana passada tinha dúvidas sobre determinadas decisões, na sessão seguinte estava mais determinado; aquele outro que estava cheio de certezas, agora parece estar carregado de dúvidas e conflitos. Lágrimas se transformam em sorrisos e vice-versa a cada nova sessão.
Novos sentimentos surgem de corações que eram (supostamente) áridos; a coragem parece brotar como flores que nasceram no asfalto; sentimentos inconfessáveis têm passagem livre dentro do consultório de psicoterapia; certezas absolutas dão lugar à dúvidas; e dúvidas dão lugar a novas dúvidas.

Pressupostos, preconceitos e paradigmas construídos ao longo de toda uma existência, são implodidos à medida em que o indivíduo entra em contato consigo mesmo e consegue compreender que é um indivíduo inteiro, cheio de vontades, desejos e tendências e deste modo pode criar novos pressupostos e paradigmas. 

Os preconceitos nem sempre desaparecem, mas ganham nova compreensão.

As crenças sobre si mesmo vão se modificando... as pessoas tendem a ampliar a compreensão acerca de si mesmas, trocando a frase "EU SOU", por "EU ESTOU". 

Portanto, é comum que deixem de lado aquela visão de ser-doente, para adotar uma visão "UNDER CONSTRUCTION", que se renova a cada dia.

Concluindo:

Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e questionadora; 
  • Passam enxergar suas qualidades, melhorando sua autoestima;
  • Desenvolvem a capacidade de reversibilidade adquirem coragem para enfrentar novos riscos; 
  • Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;
  • Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando as dificuldades de relacionamentos;
  • Não deixam de ter sentimentos ruins,(como inveja, ciúme,raiva e medo) mas compreendem o que eles significam.
  • Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico e retirando as máscaras;
  • Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.
  • Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura. Na prática isto significa dar-se ao luxo de sentir saudade, de chorar e expressar seu sofrimento da forma que achar adequada, pois compreende que todo sofrimento um dia chega ao fim. Mas enquanto o fim não chega, ele não deve ser ignorado.
  • Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira. 
  • Supera-se a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.
  • Aprendem que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.
Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do terapeuta, quanto do paciente.
Mesmo seguindo este caminho, minha experiência clínica se renova a cada dia, pois não existem duas demandas iguais. Cada pessoa é única e especial.
"Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isto deveria significar que não é verdadeiro?"


 

Quer agendar uma sessão de terapia?


 

Com a Psicóloga Online, não existe mais distância entre você e o Psicólogo


Psicóloga Presencial e Online em São Paulo



Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior*

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Entenda como funciona uma sessão de terapia.


Psicóloga São Paulo SP. 

Acolhimento humanizado Psicoterapia Acessível

Psicóloga em sp. Tratamento depressão, tratamento para Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo, whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal, consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde Bradesco, Psicóloga Amil,  psicólogo SP, Psicologa sp, psicólogos em são Paulo, psicólogos na Bela Vista SP,


Comentários

Postagens recentes