1a. Sessão Psicodiagnóstico Online

1a. Sessão de Terapia, para fins de acolhimento e psicodiagnóstico

Objetivos:

Para fins de acolhimento e pré-diagnóstico (Levantar hipóteses diagnósticas). Será o momento onde a Psicóloga ouvirá a queixa do paciente, acolhendo a dor e indicando possíveis caminhos e soluções.

◈Estabelecer rapport

◈Oferecer acolhimento

◈Ouvir a queixa;

◈Levantar Hipóteses Diagnósticas, que serão confirmadas ou refutadas ao longo dos atendimentos de Psicoterapia;

◈Oferecer uma proposta de atendimento que seja adequada àquilo que o paciente procura,

◈Verificar se o paciente tem necessidade de encaminhamento para outras especialidades.

Esta primeira sessão tende a ser um momento leve e tranquilo, onde o cliente expõe somente aquilo que achar necessário. Não há qualquer pressão emocional, julgamentos, "achismos" ou qualquer atividade invasiva por parte da Psicóloga.

Quando a Psicoterapia Funciona

Como funciona a primeiar sessão

Quando procurar terapia?

Quando algo causa sofrimento e interfere em alguma parte da vida, especialmente quando:

Pensar ou lidar com o problema leva pelo menos uma hora por dia

O problema causa constrangimento ou faz você querer evitar outras pessoas

O problema fez com que sua qualidade de vida diminuísse

O problema afetou negativamente a escola, o trabalho ou os relacionamentos

Você fez mudanças em sua vida ou desenvolveu hábitos para lidar com o problema

Se você experimentar qualquer uma das seguintes emoções ou sentimentos a ponto de interferir na vida, a terapia pode ajudá-lo a reduzir seus efeitos.

É especialmente importante considerar a obtenção de ajuda se você se sentir controlado pelos sintomas ou se eles puderem causar danos a você ou a outras pessoas.

• Sobrecarga. Você pode achar que tem muitas coisas a fazer ou muitos problemas com os quais lidar. Você pode sentir que não consegue descansar ou mesmo respirar. O estresse e a sobrecarga podem levar a sérios problemas de saúde física.
  • Fadiga. Este sintoma físico geralmente resulta de ou acompanha problemas de saúde mental. Pode indicar depressão. A fadiga pode fazer com que você durma mais do que o normal ou tenha dificuldade para sair da cama pela manhã.
  • Fúria, raiva ou ressentimento desproporcionais. Todo mundo fica com raiva às vezes. Mesmo a raiva passageira não é necessariamente prejudicial. Buscar apoio para lidar com esses sentimentos pode ser uma boa ideia quando eles não passam, são extremos em comparação com a situação ou se levam a ações violentas ou potencialmente prejudiciais