10 motivos para fazer Terapia de casal

10 motivos para fazer Terapia de casal

 10 motivos para fazer Terapia de casal


Como a terapia de casal pode ajudar a melhorar o relacionamento?
10 dicas para manter a harmonia na relação | Terapia de Casal



1. Produz diálogo, abre espaço para que o casal fale de si mesmo;
2. Amplia a compreensão sobre o outro. Nem sempre sabemos o que o outro pensa, mas muits vezes fazemos leitura mental, e outras distorções;
3. ajuda a compreender a história de vida da outra pessoa;
4. Ensina como falar certas coisas desagradáveis;
5. Ensina quando falar coisas desagradáveis;
7. Favorece a criação da cumplicidade;
8. Desenvolve noção de comprometimento;
9. Leva-nos a pensar sobre traição, perdão, e solidão de outra forma, com outros olhos;
10. Ajuda a conviver melhor com os familiares também.

O Objetivo da Terapia de casal é o alinhamento do discurso e das atitudes.


 


  A Terapia de casal ajuda a melhorar a relação pois reestabelece os antigos vinculos afetivos emocionais perdidos por meio dos problemas cotidianos.

Relacionamentos não vêm com manual de instruções. São desafiadores e exigem renovação de posturas, e senso de autocrítica constante.

Por meio do diálogo presente na Terapia de casal, as pessoas reaprendem a argumentar de maneira não violenta, ceder e cobrar de formas mais justas, compreender o universo existencial da outra parte, ajudar sem se prejudicar, apoiar quando necessário e perdoar o que for possível ser perdoado.


A Formação do casal


Alguns relacionamentos afetivos começam quando os pares encontram pontos de afinidade entre si: As pessoas se conhecem e tendem a se analisar mutuamente, a fim de observar os pontos que existem em comum, para que possam estabelecer conexões.

E geralmente encontram muitos conectores: as ideias são parecidas, os gostos, o padrão de vida, etc.

Os desentendimento começam 


Mas por algum motivo, o relacionamento (que começou bem promissor) começa a sofrer alguns arranhões, que podem se tornar feridas, úlceras, metástases e ir a óbito.

Um destes motivos é a falta de comunicação assertiva: a maioria das pessoas tem dificuldade em expressar sentimentos, emoções e aborrecimentos e acaba emitindo comportamentos opostos ao esperado naquele contexto e isto gera uma dificuldade nos relacionamentos afetivos que pode se tornar intransponível se nada for feito.

Discutindo a relação

As discussões entre casais raramente são produtivas, ao contrário, tendem a destruir a comunicação e o respeito, pois no calor do momento, muitas acusações (geralmente infundadas) são feitas, e isto vai minando o relacionamento pouco a pouco.


Fazendo o outro (a) sofrer


Um mecanismo muito comum usado para estes fins  é a chantagem emocional, que consiste em um conjunto de estratégias para criar culpa e remorso em alguém que não satisfaz os desejos e anseios dos outros.

E quando fazemos o outro sofrer, automaticamente estamos estragando o relacionamento. 

Público 

Todos os casais com idade acima de 18 anos

Objetivos da Terapia de Casal

  • Auxiliar o casal a compreender sua dinâmica de funcionamento, os pontos de embaraços afetivos (relações confluentes); desenvolver em cada um a compreensão acerca de si mesmo e do outro, dentro e fora da relação.
  • Ampliar a percepção sobre as fronteiras do comportamento individual e do casal e das suas respectivas famílias de origem e relacionamentos anteriores e amigos; É possível ter uma convivência harmoniosa com todos, sem perder a noção de casal.
  • Facilitar a comunicação; Orientar sobre como discutir determinados assuntos, mostrando que a diferença entre pontos de vista, na maioria das vezes é algo bem pequeno diante do sentimento que os une;
  • Criar uma identidade própria para o casal;
  • Identificar e corrigir comportamentos abusivos, agressivos, violentos.

Abordagem: 



Descubra os benefícios da terapia cognitivo-comportamental e como essa abordagem pode ser eficaz no tratamento de diversos desafios emocionais.

Entenda os erros cognitivos comuns e como a psicologia pode auxiliar na identificação e superação desses padrões de pensamento.


Leia também: 10 verdades que os terapeutas de casal gostariam que você soubesse