Como escolher Psicólogos em São Paulo




Como escolher Psicólogos em São Paulo



O número de Psicólogos em São Paulo cresce ano após ano, o que é muito bom, pois sugere que a nossa profssão vem ganhando relevância ao longo dos anos.

Como encontrar o Psicólogo certo?


Como encontrar um Psicólogo que vá ajudar você a classificar todos estes sentimentos que precisam ser reclassificados?

Muitas pessoas têm medo de procurar um Psicólogo, por receio (infundado, é claro) de ser mal-avaliado.
Fique tranquilo (a): Isto não deve acontecer.

Onde estão os melhores Psicólogos?


Os melhores psicólogos deixam isso bem claro em seus sites de Psicologia: geralmente se apresentam comnúmero de CRP, escrevem textos onde deixam muito claro suas formas de trabalho, abordagens e ideologias.

Por meio dos vídeos dos Psicólogos é possível medir o nível de empatia.

Mas, se mesmo assim você não gostar do Psicólogo escolhido, não tem problema: mude de psicólogo. Vá em busca de alguém que o(a) ajude a estudar e reconfigurar seu estado emocional e passar sua vida a limpo para que você tenha mais qualidade de vida.

Há dois anos atrás, a Revista  Veja São Paulo publicou uma matéria muito interessante, destacando pontos que devem ser considerados na escolha do Psicólogo. São eles:

Escolher um Psicólogo que seja formado em Psicologia. 

Parece uma dica óbvia, mas não é. Existem alguns terapeutas que não são psicólogos.

Fique atento. Psicólogos sempre são formados em Psicologia e possuem registro no CRP.

(Em caso de dúvida, consulte o CRP). 

Verifique as indicações do Psicólogo nas redes sociais. 

Verifique o que falam sobre ele nas redes sociais, mas não se prenda tanto a isto. Como em todos os serviços, existem clientes que não compreendem o que o profissional propôs, e baixando o escore. 

Verifique sempre os comentários positivos e negativos e use seu filtro pessoal para avaliar as opiniões.

Localização do consultório de Psicologia. 

Escolher um psicólogo em São Paulo pode ser um desafio, dependendo da localização do paciente. 
Para quem trabalha na zona Sul e nora na zona Norte, as vezes fica mais fácil escolher um Psicólogo na zona sul, que escolher na zona Norte, devido ao deslocamento. 


A Empatia do Psicólogo

É fundamental que você sinta-se confortável na presença do Psicólogo. Se não for possível estabelecer rapport,  não se acanhe: suspenda as sessões e procure outro, afinal você vai expor sua vida para ele. Não é agradável quando não há rapport (empatia mútua)

Psicologo Competente e acessível. 

Verifique se o Psicólogo já atendeu casos como o seu, como atua, e sobretudo, se tem competência necessária para atender sua queixa. 

Abordagem do Psicólogo


Embora não exista melhor ou pior, o paciente precisa saber qual o método está sendo aplicado. As principais são:
  • Psicanálise – Refere-se ao estudo do Inconsciente do indivíduo. O atendimento em psicanálise é dado por um Psicanalista, dentro de seu consultório de psicanálise. Geralmente conduzida por PSICÓLOGOS ou PSICÓLOGA  com formação em PSICANÁLISE.
  • Terapia cognitivo comportamental – Modelo de terapia aplicada por um psicólogo com formação em TCC, que visa tratar de distorções de pensamentos, comportamentos e crenças. Ideal para tratamento de Ansiedade e depressão.
  • Humanista-Existencial. Método focado no acolhimento e aceitação incondicional. 

Preço justo com você e com o profissional. 

O Preço da consulta com Psicólogo em São Paulo varia muito e depende da proposta e da ideologia de cada Psicólogo. Mas que fique bem claro: Preço não é sinônimo de qualidade.




Quais os tipos de atendimentos psicológicos que existem? 

Existem Vários tipos, e várias abordagens: as principais linhas de tratamento são a Congitiva Comportamental, a Psicanálise e a Humanista que deu origem ao Atendimento Psicológico Humanizado?.


Atualmente a mais divulgada é a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), reconhecida mundialmente por seus resultados mais efetivos.

Como a TCC pode ajudar? ínico.

A Terapia cognitivo comportamental é um modelo de tratamento psicológico de curta duração e efeitos mais rápidos, pois busca tratar um problema de cada vez, pois vai além de favorecer o autoconhecimento: 

O Psicólogo atua como um "professor de novos pensamentos",ensinando a eliminar a ansiedade,a  depressão e o estresse.

Leia também:que esperar de um Psicólogo durante o atendimento psicólogico.

Na prática a TCC é Indicada para:

Problemas de Relacionamentos: dificuldade de relacionamento, Superação de término de relacionamento, ciúme patológico, amor patológico,  Dificuldade de comunicaçãoIdentificar relacionamentos abusivos

Vícios: Compulsões por comida, trabalho, compras, celular,etc.

Problemas de Sono: Insônia e Hipersonia não-orgânica.

Desenvolvimento pessoal: Necessidade de aceitação, Baixa autoestima, desmotivação, estresse, dificuldade em tomar decisões, sentimento crônico de vazio,  dificuldade de se expressar, insegurança, indecisão, auto cobrança excessiva e instabilidade emocional.

Sentimentos e emoções: Lidar com sentimento de culpaSentimentos reprimidos, Dificuldade de demonstrar afeto, Carência afetiva, Dependência emocional e afetiva, carência afetiva crônica,

Trabalho e Carreira: Estresse   Dificuldades de relacionamento no trabalho, desenvolvimento e/ou escolha da carreira, problemas no trabalho, 

Estudos: Dificuldade de aprendizagem, TDAH

    Onde fica o consultório de Psicologia?


    Psicólogos em São Paulo: A Psicóloga Maris V Botari atende na Av. Paulista


     

     Av. Paulista, 2001 – cj 1911 
    Bela Vista, São Paulo/SP 
    CEP 01311-000 

    Referências: 09 a pé minutos dá FIESP.
    Como escolher Psicólogos em São Paulo, Psicólogos em São Paulo.




    Postagens recentes