Como a Psicologia pode ajudar

Como a Psicologia pode ajudar





1. Introdução


Psicologia é o campo da ciência que estuda o comportamento, as emoções, os sentimentos tendo como objetivo a compreensão dos indivíduos e seus processos grupais, as funções cognitivas ajudando as pessoas a compreenderem seu modo de funcionamento e solucionando seus problemas. 

Nasceu no século XIX, em Leipzeg, na Alemanha, por meio dos estudos de Willien Windt.


A fórmula da Psicologia para compreender o comportamento humano é:Psicologa sp psicologia
ou seja, Resposta/Comportamento Psicologa sp psicologia varia em função da relação entre Situação/Meio e Personalidade/Indivíduo.

Fonte; https://pt.wikibooks.org/wiki/Psicologia/O_que_%C3%A9_a_psicologia%3F.
(Acesso 15 de julho de 2019)


"A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de factores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) e situacionais (influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.)."

(Fonte: http://www.psicologo-porto.com/psicologia/. Acesso 15 de julho de 2019).

"A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. 

Para isso, o psicólogo (profissional da psicologia) utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes. 

Os comportamentos dos animais, por outro lado, são estudados pela Etologia."

Para que serve a Psicologia


É possível encontrar psicólogos trabalhando em diversas áreas relacionadas ao comportamento humano, como:
  • a psicologia do trabalho ou organizacionais, 
  • psicologia escolar, 
  • psicologia esportiva, 
  • psicologia hospitalar, 
  • psicologia do desenvolvimento, 
  • psicologia forense(jurídica), 
  • bem como em áreas mistas como a Neuropsicologia e a Psicopedagogia.


A Psicologia hoje continua crescendo, evoluindo, e se expandindo para diversas áreas do saber. Hoje os Psicólogos atuam em empresas (organizacionais), em escolas (atendendo a comunidade escolar, e nãoa penas aos alunos), nas ONGs, nos hospitais, etc.





Psicologia x Psicoterapia


A psicoterapia é a prática terapêutica da Psicologia, onde encontramos profissionais voltados para o atendimento clínico, aconselhamento psicológico, ajuda emocional, orientação vocacional, etc.

Outros psicólogos dedicam-se pesquisa científica nos meios acadêmicos, colaborando para ampliar a compreensão do indivíduos e seus comportamentos dentro da sociedade.


Ética do Psicólogo pelo Conselho Federal de psicologia


O Conselho Regional de Psicologia visa a fiscalização dos serviços prestados e para viabilizar e unificar a forma como os psicólogos trabalham, elaborou o Código de Ética Profissional.


Alguns Pontos relevantes do Código de Ética incluem:

  • O Psicólogo deve levar em conta a justa retribuição aos serviços prestados;Assegurar a qualidade dos serviços INDEPENDENTE dos valores pagos;
  • Proibe:
    • prolongar desnecessariamente os atendimentos;
    • Realizar diagnósticos pelos meios de comunicação pública, expondo pessoas;
    • Fazer previsão taxativa de resultados;
    • Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.

Este código de ética vale para todos os psicólogos do Brasil e não apenas para os Psicólogos em SP




1.1. Quem é o Psicólogo?



O Psicólogo É o profissional formado em Psicologia, (o curso de Psicologia dura 5 anos) que pode atuar em diversas áreas: na clínica, nas escolas, nos hospitais e instituições de saúde em geral, em ONG’s, a domicílio e agora, também pode fazer atendimento psicológico Online. 

O Psicólogo online precisa de autorização do CRP para atender.


Além disso, o Objetivo de nossa formação é levar bem estar no dia a dia de todas as pessoas que precisarem. 

2. O papel de um psicólogo

Faz parte do nosso trabalho fazer avaliações Psicológicas para diversas finalidades, desde cirurgia bariátrica, laudos para adoção, etc.

O papel de um psicólogo é ajudar no processo de cura, através da utilização de técnicas terapêuticas que visam a promoção do equilíbrio emocional e mental.


2.1. Ajudando no processo de cura



Dentre as técnicas utilizadas, destaca-se a terapia cognitivo comportamental, que é uma abordagem baseada na compreensão da interação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos.

2.2. A terapia cognitivo comportamental

Terapia Cognitivo Comportmental é uma abordagem que visa ajudar o paciente a identificar e mudar padrões de pensamentos negativos e comportamentos disfuncionais. 

Essa abordagem é baseada na ideia de que nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos estão interligados, e que mudando um desses elementos, é possível melhorar o outro.

3. Psicoterapia: benefícios


A psicoterapia traz uma série de benefícios, como a diminuição dos sintomas e o estabelecimento de hábitos saudáveis. O processo terapêutico pode ser de curta ou longa duração, dependendo das necessidades do paciente e dos objetivos a serem alcançados.

3.1. Diminuição dos sintomas

A diminuição dos sintomas é um dos principais Benefícios da Terapia pois o psicólogo ajuda o paciente a lidar com suas emoções e comportamentos disfuncionais, promovendo a melhoria do bem-estar emocional.

3.2. Estabelecendo hábitos saudáveis

Estabelecer hábitos saudáveis é outro benefício da psicoterapia, já que o psicólogo pode ajudar o paciente a criar uma rotina saudável, com práticas que promovam o equilíbrio emocional e o bem-estar.

4. Maneiras de lidar com a ansiedade


É importante reconhecer os sintomas e aprender técnicas que ajudem a reduzir a ansiedade.

4.1. Reconhecer os sintomas.

Reconhecer os sintomas da ansiedade é o primeiro passo para lidar com esse problema, que incluem sentimentos de medo, apreensão, tensão muscular, respiração rápida e palpitações.

4.2. Aprender técnicas eficazes para reduzir a ansiedade

Aprender técnicas eficazes para reduzir a ansiedade é fundamental, como a prática de atividades físicas, técnicas de relaxamento, meditação, dentre outras


5. Terapia cognitivo comportamental

5.1 A terapia cognitivo comportamental é uma abordagem terapêutica que ajuda a entender a interação entre pensamentos, sentimentos e comportamentos.



5.2. Como funciona a Terapia Cognitivo Comportamental?


Terapia Cognitivo Comportmental é uma abordagem terapêutica que se concentra em como pensamentos e comportamentos afetam a saúde mental. 

Durante as sessões de terapia, a psicóloga irá ajudar o paciente a identificar pensamentos e comportamentos disfuncionais que podem estar contribuindo para problemas emocionais. 

A partir daí, o paciente e a psicóloga trabalham juntos para mudar esses padrões de pensamento e comportamento. 

A terapia cognitivo comportamental é uma terapia de curto prazo e é baseada em evidências, o que significa que é uma abordagem comprovada cientificamente para ajudar pessoas com uma variedade de problemas emocionais.

Como a terapia cognitivo comportamental pode ajudar?

6.1. Reduz o estresse

A Terapia Cognitivo Comportamental pode ajudar a reduzir o estresse, uma vez que se concentra em ajudar o paciente a identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para a ansiedade e o estresse. 

A psicóloga pode ajudar o paciente a aprender técnicas de gerenciamento de estresse e relaxamento, bem como a identificar e modificar pensamentos negativos que podem estar aumentando o nível de estresse.


6.2. Ajuda a controlar os sentimentos


A Terapia Cognitivo Comportamental também pode oferecer tratamento para controlar os sentimentos, uma vez que ensina habilidades para identificar e modificar pensamentos disfuncionais que podem estar contribuindo para os problemas emocionais. 

A psicóloga pode ajudar o paciente a aprender técnicas para regular as emoções e lidar com situações difíceis de forma mais eficaz.


Tratamento da depressão


7.1. Identificando os sintomas


A psicóloga pode ajudar a identificar os sintomas da depressão, que podem incluir tristeza persistente, perda de interesse em atividades que costumavam ser agradáveis, falta de energia, problemas de sono e apetite, sentimentos de desesperança e inutilidade, entre outros. 

Ao identificar os sintomas, a psicóloga pode ajudar o paciente a entender a causa da depressão e desenvolver um plano de tratamento.


7.2. Utilizando o tratamento cognitivo comportamental


A Terapia Cognitivo Comportamental é uma abordagem terapêutica eficaz para o tratamento da depressão. 

Durante as sessões de terapia, a psicóloga trabalha com o paciente para identificar e modificar padrões de pensamento e comportamento disfuncionais que podem estar contribuindo para a depressão. 

A terapia cognitivo comportamental também pode ensinar técnicas de relaxamento e manejo do estresse para ajudar a lidar com os sintomas da depressão.


Leia também