Pular para o conteúdo principal

O que é Psicologia

Psicologia é a ciência qu estuda os processos cognitivos, as emoções, os sentimentos, e o comportamento. Psicologa SP, Psicologa Online, psicologa Bradesco psicologa amil, psicologa sulamérica
A Psicologia é a ciência que estuda  os processos cognitivos, as emoções e os comportamentos. Psicologia é o campo da ciência que estuda o comportamento, as emoções, os sentimentos  tendo como objetivo a compreensão dos  indivíduos e seus processos grupais,  as funções cognitivas ajudando as pessoas a compreenderem seu modo de funcionamento e solucionando seus problemas. Nasceu no século XIX, por meio dos estudos de Willien Windt.

A fórmula  da Psicologia para compreender o comportamento humano  é:
ou seja, Resposta/Comportamento  varia em função da relação entre Situação/Meio e Personalidade/Indivíduo.  

"A psicologia parte do princípio de que o comportamento se origina de uma série de factores distintos: variáveis orgânicas (disposição genética, metabolismo, etc.), disposicionais (temperamento, inteligência, motivação, etc.) e situacionais (influências do meio ambiente, da cultura, dos grupos de que a pessoa faz parte, etc.)."
(Fonte: http://www.psicologo-porto.com/psicologia/. Acesso 15 de julho de 2019)

" A psicologia procura descrever sensações, emoções, pensamentos, percepções e outros estados motivadores do comportamento humano. Para isso, o psicólogo (profissional da psicologia) utiliza de métodos capazes de analisar os fenômenos comportamentais e psíquicos dos pacientes. Os comportamentos dos animais, por outro lado, são estudados pela Etologia."

Para que serve a Psicologia




É possível encontrar psicólogos trabalhando em diversas áreas  relacionadas ao comportamento humano, como a psicologia do trabalho  ou organizacionais, psicologia escolar , psicologia esportiva , psicologia hospitalar , psicologia do desenvolvimento , psicologia forense ,  (jurídica) , bem como em áreas mistas como a Neuropsicologia e a Psicopedagogia.

Psicologia hoje continua crescendo, evoluindo, e se expandindo para diversas áreas do saber. Hoje os Psicólogos atuam em empresas (organizacionais), em escolas (atendendo a comunidade escolar, e nãoa penas aos alunos), nas ONGs, nos hospitais, etc.

Psicologia x Psicoterapia

A psicoterapia é a prática terapêutica da Psicologia, onde encontramos profissionais voltados para o atendimento clínico, aconselhamento psicológico, ajuda emocional, orientação vocacional, etc.
Outros psicólogos dedicam-se pesquisa científica nos meios acadêmicos, colaborando para ampliar a compreensão do indivíduos e seus comportamentos dentro da sociedade

O que faz um Psicólogo?


É o profissional formado em Psicologia, (o curso de Psicologia dura 5 anos) que pode atuar em diversas áreas: na clínica, nas escolas, nos hospitais e instituições de saúde em geral, em ONG’s, a domicílio e agora,também pode fazer atendimento psicológico Online. O Psicólogo online precisa de autorização do CRP para atender.

O Objetivo de nossa formação é levar bem estar no dia a dia de todas as pessoas que precisarem. Faz parte do nosso trabalho fazer avaliações Psicológicas para diversas finalidades, desde cirurgia bariátrica, laudos para adoção, etc.

Ética do Psicólogo pelo Conselho Federal de psicologia

O Conselho Regional de Psicologia visa a fiscalização dos serviços prestados e para viabilizar e unificar a forma como os psicólogos trabalham, elaborou o Código de Ética Profissional, que compreende, dentre outras coisas:


  • O sigilo profissional.O Psicólogo pode Levar em conta a justa retribuição aos serviços prestados e as condições do usuário ou beneficiário;Assegurar a qualidade dos serviços INDEPENDENTE dos valores pagos;Prolongar desnecessariamente os atendimentos;Realizar diagnósticos pelos meios de comunicação pública, expondo pessoas;Fazer previsão taxativa de resultados;Induzir a convicções políticas, filosóficas, morais, ideológicas, religiosas, de orientação sexual ou a qualquer tipo de preconceito, quando do exercício de suas funções profissionais.
  • Este código de ética vale para todos os psicólogos do Brasil e não apenas para os Psicólogos em  SP




Veja também:






psicologa sp

1ª Sessão de Terapia: como funciona

Se você nunca passou na Psicóloga, ou por algum motivo precisou interromper e gostaria de retomar sua Psicoterapia, fica aqui um convite para vir conhecer meu trabalho, expondo suas queixas e fazendo um pré-diagnóstico. Algumas pessoas têm medo de vir à Psicóloga. Isto é normal, mas não é "legal". O ideal seria passar em um Psicólogo, pelo menos uma vez na vida, para inferir seu estado emocional, para conhecer o Trabalho dos psicólogos, desabafar, e para colocar em dia suas variáveis emocionais, aquelas que, quando acumulam, geram depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento. Psicólogos não existem apenas para tratar de "pessoas com problemas". Oras, todos nós temos problemas a resolver, afinal a vida é um desafio constante. Os Psicólogos existem justamente para favorecer o enfrentamento destes problemas emocionais, que todos atravessamos. Trata-se de uma escuta imparcial, acolhedora e humanizada, sem julgamentos, sem preconceitos de qualquer natureza. Observ