psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Psicóloga esclarece: o que é Chantagem emocional

Psicóloga esclarece: o que é Chantagem emocional

A chantagem emocional é um mecanismo de manipulação e controle, que visa preservar os interesses de alguém, levando prejuizos emocionais para outros.

Psicóloga esclarece: o que é Chantagem emocional


As vezes, é tão bem elaborada que fica muito difícil identificá-la.


Trata-se de uma tática manipulativa utilizada por algumas pessoas para obter vantagens em determinadas situações.

O que é uma chantagem emocional.


Em outras palavras: é um mecanismo de controle sobre o outro, pois gera constrangimento.

A chantagem emocional é a utilização abusada, exagerada e desnecessária dos recurso emocionais com a finalidade de para obter benefícios emocionais, materiais, financeiros, cognitivos ou de outra ordem.

Trata-se de uma forma de manipulação que pode ser extremamente prejudicial para a saúde emocional e psicológica das pessoas envolvidas.

Geralmente, o chantagista abusa das carências afetivas do outro para provocar sentimentos de culpa e mal-estar, visando obter vantagens em determinadas situações.

As principais ferramentas de chantagem utilizadas pelos manipuladores são as frases de culpa, as dramatizações e as ameaças.

As frases de culpa são muito utilizadas pelos chantagistas, pois eles sabem que as pessoas tendem a se sentir responsáveis pelo sofrimento alheio.

Algumas frases comuns utilizadas por eles incluem: "você está me afastando das pessoas que amo", "você gosta mais do outro do que de mim", "você nunca pensa em mim", "vou morrer de desgosto se você...", "vou entrar em depressão se você for morar em outra cidade" e "larguei tudo por sua causa".

As dramatizações são outra forma comum de chantagem emocional, em que o chantagista se joga no chão, chora alto, esperneia em lugar público e outras atitudes exageradas para chamar a atenção do outro e obter o que deseja.

Já as ameaças são utilizadas para causar medo e insegurança no outro, visando obter vantagens em determinadas situações. Algumas ameaças comuns incluem: "Se você for... eu vou embora e não volto mais", "Vou largar você aqui...", "Vou sumir e levar as crianças".

Infelizmente, essas técnicas de assédio funcionam bem porque muitas vezes fomos educados para sentir piedade alheia, o que pode levar a uma falta de assertividade e uma tendência a colocar os interesses dos outros antes dos nossos próprios.

No entanto, é importante lembrar que a chantagem emocional é uma forma de manipulação e abuso, e ninguém merece ser tratado dessa maneira.

Estabelecer limites saudáveis e buscar ajuda profissional de um psicólogo pode ser fundamental para lidar com a situação de forma assertiva e saudável.

Como lidar com Chantagens emocionais:

O chantagista emocional não sabe, ou não quer negociar interesses de forma mais elabora. São pessoas egoístas que visam o benefício próprio, mas fazem parecer que querem o bem do outro.

Se você está sendo vítima desse tipo de comportamento, existem algumas dicas que podem ajudá-lo a lidar com a situação de forma assertiva:

Não ceda imediatamente às exigências do chantagista. É importante negociar de forma saudável e equilibrada, levando em consideração as necessidades de ambas as partes envolvidas.


Não responda diretamente à chantagem emocional, pois isso pode encorajar o chantagista a continuar usando essa estratégia para obter o que deseja. Em vez disso, deixe-o falar e agir até que ele se esgote.


Exija que o chantagista negocie de forma justa e transparente, para que todos saiam beneficiados. Isso pode ajudá-lo a evitar ser manipulado e garantir que suas necessidades sejam atendidas.


Evite responder à chantagem com outra chantagem, pois isso só alimentará um ciclo negativo de comportamentos manipulativos.

Mantenha a serenidade e não demonstre desconforto em relação à situação.

Isso pode ajudá-lo a manter o controle da situação e evitar que o chantagista use suas emoções contra você.

Lembre-se de que é importante estabelecer limites saudáveis e respeitar suas próprias necessidades e desejos.

Se a chantagem emocional persistir, considere buscar ajuda profissional de um psicólogo para desenvolver estratégias de enfrentamento mais eficazes e lidar com a situação de forma mais assertiva e saudável.

Como lidar com a chantagem emocional

Se você está em busca de terapia presencial na movimentada Avenida Paulista, convido-o a conhecer o consultório da psicóloga em são paulo

O consultório da Psicóloga SP fica Localizado na Avenida Paulista, nosso espaço foi pensado para oferecer um ambiente acolhedor e propício para o processo terapêutico.

Seja para crianças, adultos ou casais, a Psicóloga SP Maristela oferece terapia tanto presencial quanto online em São Paulo.









Psicologa SP agradece sua Visita ao site Psicologia sem fronteiras

Não existe distância entre a Psicologia e você.

Ao buscar o melhor psicólogo é importante também levar em conta, a localização para garantir que você tenha uma experiência terapêutica positiva e eficaz.

Abaixo, listamos alguns dos principais links que podem te ajudar a encontrar as informações que procura:


Esperamos que esses links sejam úteis na sua busca por informações sobre psicologia, terapia e assuntos relacionados.

Caso tenha alguma pergunta específica ou precise de mais informações, não hesite em entrar em contato conosco.

Estamos aqui para ajudar!


Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: