●07 dicas para escolher bons Psicólogos ❖Psicologa sp
Isto significa que há um aumento da procura por serviços psicológicos, creio que não só em São Paulo, mas no Brasil e possivelmente no mundo inteiro.
As dúvidas sobre Terapia e Psicólogos.
Separamos 07 dicas para escolher bons Psicólogos
1. A formação do Psicólogo.
2. Empatia dos bons psicólogos
3. Simpatia dos bons psicólogos
Meu conselho ´é que você pergunte ao psicólogo o porquê da abordagem; na maioria das vezes o "distanciamento", a frieza é uma ferramenta de trabalho.
Você não é obrigado a gostar, sem dúvida, e pode sim, procurar outro psicólogo que seja bom.
4. Abordagens Psicológicas
5. Localização do consultório de Psicologia
O meu consultório de Psicologia está localizado na Vila Mariana, porém é ao lado do Metrô Ana Rosa, uma região servida por duas linhas de metrô: a verde e a azul.
6. Preço de consulta psicológica
O Conselho Federal de Psicologia calcula (de tempos em tempos) a média dos valores praticados em cada região do país e divulga uma tabela de honorários. A última foi divulgada em Julho de 2019.
Entretanto, estes valores servem como referência para que nosso serviço não fique inacessível, nem sucateado.
Cada profissional calcula seu preço de acordo com os gastos que tem para a manutenção do seu consultório, com seu deslocamento e o uso do seu tempo. Isto significa que o preço cobrado nada tem a ver com a qualidade dos serviços prestados.
Eu costumo trabalhar com várias faixas de preço, a fim de atender todas as pessoas que me procuram, de todas as camadas sociais.
Mas não é fácil manter um preço acessível sempre, por isso de tempos em tempos alguns ajustes são necessários, para repor nossas perdas monetárias e garantir a manutenção dos bons serviços psicológicos, que exigem muitos gastos.
No entanto, o meu ideal profissional é atender todo mundo! Por isso, existe uma grande flexibilidade nos preços e na forma de pagamento. Não é justo que algumas pessoas fiquem sem atendimento.
Para aquelas que não podem pagar nem mesmo o valor mínimo, eu sugiro que busque os serviços de Psicólogos Gratuitos em São Paulo.
Existe também a possibilidade de conseguir reembolso pelo convênio. Os planos de saúde Bradesco Saúde, Amil, Sulamérica, NotreDame e Porto Seguro estão reembolsando as consultas Psicológicas com rapidez e eficiência.
7. O que esperar do Psicólogo
Infelizmente, e graças aos meios de comunicação, nossa profissão sobre inúmeras distorções, o que prejudica não só a nós, os psicólogos, que trabalhamos duro ano após ano para construir uma imagem profissional, mas também ao nosso paciente que fica com medo ou raiva dos personagens-psicólogos que eles veem na televisão.
E na condição de ser humano, escolhemos uma profissão que nos aproxima das dores das pessoas (muitas vezes bem próxima das nossas, que deixamos de lado para poder trabalhar melhor). E na condição de seres humanos, as vezes acertamos, outras vezes erramos.
Dentro da Psicologia existem alguns erros que podem ser tolerados e outros nunca!
Os erros toleráveis são aquelas clássicas confusões de agenda, horário, sala errada, etc. Todo profissional que se preze já cometeu estes erros. O que importa aqui é que o psicólogo ofereça uma forma confortável de reparação ao paciente, e fique mais atento das próximas vezes.
Os erros intoleráveis de um psicólogo são aqueles que quebram o sigilo dos atendimentos.
O Código de Ética do Psicólogo aborda a questão do sigilo no seu artigo 9º - "É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional." Fonte: Site do CRP-SP
Sigilo profissional significa não compartilhar nem uma vírgula do que foi dito durante os atendimentos com quem quer que seja.
Mesmo quando acionados pela justiça, ou intimados a depor contra ou a favor de um paciente, o Psicólogo tem o dever de preservar o sigilo,até o limite da ética.
Não se deve esperar amizade de um Psicólogo, mas cordialidade. São coisas bem diferentes: um amigo é aquele que te acompanha na balada e te empresta dinheiro (ou você empresta a ele); um Psicólogo JAMAIS deve chegar perto destes pontos (exceto se for interventivo). Tive uma amiga Psicóloga que almoçava com seu paciente todas as semanas, em restaurantes diferentes; porém ela estava treinando as habilidades sociais dele no restaurante, ou seja, não era simples lazer. Nenhum envolvimento afetivo é permitido entre psicólogos e pacientes, pois além de ferir a ética, fere também a principal ferramenta de atuação do psicólogo: o distanciamento necessário para direcionar o paciente. No entanto, isto acontece com muitas pessoas. Nestes casos, a sugestão é que a relação sofra uma upgrade e passe de profissional para pessoal. Manter as duas será bem complicado. |