Pular para o conteúdo principal

Como lidar com mágoas


Não é fácil esquecer as ofensas.
Perdoar é uma das tarefas mais difíceis da mente humana.
Como perdoar alguém que nos magoou? Como esquecer as ofensas?

Somos orientados a esquecer as ofensas e conceder o perdão, mas não somos ensinados a fazê-lo. E ninguém nos ensina o porquê do esquecimento ou do perdão.

Bem, creio que posso dar algumas pequenas contribuições neste sentido:


Porque não é fácil esquecer?



De acordo com a neurocientista Suzana Herculano, as emoções negativas ficam gravadas no cérebro a fim de servirem como alertas, ou defesas para futuras situações desagradáveis.


"Por ser um estado desagradável, a tristeza sinaliza ao cérebro eventos ruins e faz com que busquemos evitá-los no futuro. A tristeza só se torna um problema quando acontece apesar das circunstâncias: quando tudo vai bem, mas o cérebro, deprimido, enxerga infelicidade por onde passa. Tristeza não é doença, mas a tristeza injustificada é."
Fonte: Felicidade fora de hora. Neurociência. Suzana Herculano-Houzel

psicologa sp

1ª Sessão de Terapia: como funciona

Se você nunca passou na Psicóloga, ou por algum motivo precisou interromper e gostaria de retomar sua Psicoterapia, fica aqui um convite para vir conhecer meu trabalho, expondo suas queixas e fazendo um pré-diagnóstico. Algumas pessoas têm medo de vir à Psicóloga. Isto é normal, mas não é "legal". O ideal seria passar em um Psicólogo, pelo menos uma vez na vida, para inferir seu estado emocional, para conhecer o Trabalho dos psicólogos, desabafar, e para colocar em dia suas variáveis emocionais, aquelas que, quando acumulam, geram depressão, ansiedade, dificuldade de relacionamento. Psicólogos não existem apenas para tratar de "pessoas com problemas". Oras, todos nós temos problemas a resolver, afinal a vida é um desafio constante. Os Psicólogos existem justamente para favorecer o enfrentamento destes problemas emocionais, que todos atravessamos. Trata-se de uma escuta imparcial, acolhedora e humanizada, sem julgamentos, sem preconceitos de qualquer natureza. Observ