A dificuldade de relacionamento
A Psicóloga Maristela Vallim Botari explica que a dificuldade de relacionamento pode trazer muitos desafios para a vida de uma pessoa, mas é possível superá-la com a ajuda da psicoterapia. A seguir, conheça algumas estratégias que podem ser trabalhadas durante o processo terapêutico para lidar com essa dificuldade.
Ressignificar a autoimagem
Muitas vezes, a dificuldade de relacionamento está ligada a uma autoimagem negativa e distorcida. Durante a terapia, é possível trabalhar na reconstrução de uma imagem mais positiva e realista, que permita uma maior abertura para o outro.
Compreender o que é um relacionamento
É importante compreender que os relacionamentos são construídos por meio da troca entre duas pessoas, e não apenas pelas próprias expectativas e desejos. É preciso estar aberto a compreender o outro e se adaptar às suas necessidades, fortalecendo o vínculo emocional e a empatia.
Romper as barreiras
Muitas vezes, as pessoas criam barreiras em seus relacionamentos por medo de serem rejeitadas ou por conta de ideias cristalizadas. A terapia ajuda a identificar se essas barreiras são protetoras ou se estão, na verdade, impedindo o estabelecimento de vínculos saudáveis e duradouros.
Estar disponível
A disponibilidade é fundamental para o estabelecimento de bons relacionamentos. Sair do isolamento e demonstrar interesse em se conectar com outras pessoas por meio de atitudes simples, como se aproximar e estar presente, pode fazer toda a diferença.
Com o acompanhamento da psicoterapia, é possível trabalhar todas essas questões e construir relações mais saudáveis e duradouras. O processo pode ser desafiador, mas também muito gratificante, pois permite o desenvolvimento de uma vida social mais rica e satisfatória.
Compreendendo a dificuldade de se relacionar
Algumas pessoas simplesmente não conseguem se relacionar de maneira confortável com outras. Sentem medo ou vergonha de se expor; algumas evitam festas ou eventos sociais, preferindo o isolamento ou interações apenas virtuais, onde se sentem mais protegidas.
Aquilo que para alguns é natural, para outros pode se tornar um verdadeiro desafio. O medo da rejeição, experiências negativas anteriores e até fatores sociais, familiares ou genéticos podem estar relacionados a essa dificuldade.
Somente por meio da Psicoterapia é possível compreender os fatores que colaboram para a manutenção ou agravamento desse quadro. Com a orientação adequada, o indivíduo aprende a reconhecer seus padrões, ressignificar experiências e desenvolver relações mais seguras e autênticas.
Saiba mais sobre o trabalho da Psicóloga Maristela Vallim Botari
Maristela Vallim Botari - Psicóloga SP
Se você está em busca de psicologa sp para cuidar da sua saúde mental e emocional, Maristela é uma é uma profissional cuja Experiência profissional tem como Missão, Visão e Valores colaborar para que seus clientes possam superar desafios e conflitos emocionais, e a médio/longo prazo, sem a ajuda da Psicologia, ou seja, ela incentiva as pessoas a desenvolver a autonomia para tomar decisões mais confiantes, e vivam sem medo de ser feliz.Sua vasta experiência na área da psicologia e seu comprometimento com o bem-estar de seus pacientes fazem dela uma referência no campo da saúde mental.
Com seu atendimento acolhedor e personalizado, ela pode ajudá-lo a encontrar soluções para os seus problemas e a desenvolver habilidades para lidar com as adversidades da vida de forma mais positiva e saudável.
Como funcionam as sessões de Psicoterapia
A sessão com a Psicóloga vai além da simples escuta terapêutica.
Terapia Cognitivo Comportamental
Acolhimento Humanizado - visa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.
Na 1ª sessão de Psicoterapia, vamos compreender suas emoções e comportamentos, identificando as causas subjacentes e desenvolvendo estratégias eficazes para lidar com elas e encontrar uma luz no fim do túnel do sofrimento emocional.
Leia também

