psicologa sp , Psicóloga perto de mim, consulta com psicologa, psicologa preço, psicologa valor, psicóloga preço, psicólogo valores, consulta psicólogo valor, psicólogo preço, psicologa perto de mim,psicologo perto de mim, Psicóloga perto de mim, psicólogo presencial sp, psicóloga São Paulo, psicólogo consulta, psicólogo zona sul sp, Psicólogo Zona Leste sp, melhores psicólogos de sp, Psicóloga Av. Paulista, Indicação de Psicóloga SP, poderá agendar uma consulta com psicologa presencial.

Psicóloga SP Explica: O que é autoestima


O que é autoestima? 
Psicóloga sp Explica: O que é autoestima


De acordo com a morfologia, o prefixo "auto" significa "próprio", "self" ou "si mesmo", enquanto "estima" quer dizer "apreciar" ou "gostar". Portanto, a autoestima pode ser entendida como "gostar de si mesmo". 

No entanto, essa definição é incompleta, pois a autoestima envolve vários fatores, como a satisfação pessoal, sentir-se qualificado para algumas tarefas, reconhecer as próprias qualidades e defeitos, sentir-se satisfeito com as próprias realizações, sentir-se útil, ter consciência adequada dos seus valores, reconhecer as vitórias e derrotas e manter uma atitude positiva. 

Além disso, a autoestima também envolve a boa capacidade de socialização, adaptação, a capacidade de enfrentar situações adversas e o justo reconhecimento de seus defeitos e qualidades.

É importante destacar que a autoestima pode ser flutuante e pode ser construída ou desmoronar a qualquer momento, exigindo esforço e mudanças para reconstruí-la. 

A autoestima também não pode ser medida apenas pela aparência física, já que algumas pessoas podem ter uma excelente aparência, mas não se sentirem bem ou adequadamente posicionadas no seu meio social. Portanto, não é adequado julgar os indivíduos pela sua aparência ou postura.

Ter autoestima significa reconhecer seus defeitos e qualidades e desenvolver formas de lidar com suas características, adaptando-se às mais diversas circunstâncias. Cada indivíduo deve ser responsável por reconhecer suas características e trabalhar para construir uma autoestima saudável.



Para alguns psicólogos (Dini, Rodrigues; Ferreira, 2004), a autoestima envolve alguns fatores:


1 -  satisfação pessoal;
2 – sentir-se qualificado para algumas tarefas;
3 – reconhecer as próprias qualidades (e defeitos);
4 – sentir-se satisfeito com as próprias realizações;
5 – sentir-se útil;
6 – ter consciência adequada dos seus valores;
7– reconhecer as vitórias e as derrotas;
8 – manter atitude positiva

Porem, o conceito é mais amplo, envolvendo a boa capacidade de socialização, adaptação, a capacidade de enfrentamento de situações adversas, e o justo reconhecimento de seus defeitos e qualidades.

Para ampliar a discussão na Psicologia, é importante que alguns pontos sejam esclarecidos:

Primeiro: Autoestima pode ser flutuante - Um indivíduo pode ter autoestima empobrecida num dado momento, e no momento seguinte em alta! Trata-se de um processo, de uma construção, que pode desmoronar a qualquer momento, mas sua reconstrução requer esforço e mudanças.

Segundo: Autoestima: não é algo que possa ser medido apenas com o olhar. Algumas pessoas podem apresentar uma excelente aparência física, mas não conseguem se sentir bem, ou adequadamente posicionada no seu meio social. O oposto também pode ser verdadeiro: aquele indivíduo que se apresenta com maior simplicidade pode ocultar uma personalidade feliz e realizada.

O que significa "ter autoestima"? 


Significa  ter a capacidade de  reconhecer seus defeitos e qualidades, e desenvolver formas de lidar com suas características, adaptando-se às mais diversas circunstâncias.

Não é algo que possa ser medido apenas com o olhar. Algumas pessoas podem apresentar uma excelente aparência física, mas não conseguem se sentir bem, ou adequadamente posicionada no seu meio social. O oposto também pode ser verdadeiro: aquele indivíduo que se apresenta com maior simplicidade pode ocultar uma personalidade feliz e realizada.

Portanto, não é adequado julgar os indivíduos pela sua aparência ou postura, uma vez que nem sempre os bem aparentados tem autoestima elevada.Compete a cada um reconhecer suas características 


Referência:

DINI, Gal Moreira; RODRIGUES, Mariana; FERRIRA, Lidia Masako.
Adaptação Cultural e validação da versão Brasileira da escala de autoestima de Rosemberg.
São Paulo.
Revista Soc. Bras. Cirurgia Plástica
V. 19; N1, p. 41-52, jan/abr 2004

Existem muitos psicólogos que falam sobre autoestima. Alguns dos mais conhecidos incluem:

Nathaniel Branden: Ele é conhecido como o pai da autoestima moderna e escreveu vários livros sobre o assunto, incluindo "The Six Pillars of Self-Esteem" e "The Art of Living Consciously".

Carl Rogers: Rogers é um dos fundadores da terapia centrada no cliente e sua abordagem enfatiza a importância da autoestima para o crescimento e desenvolvimento pessoal.

Abraham Maslow: Maslow é conhecido por sua teoria da hierarquia das necessidades, que inclui a autoestima como uma necessidade fundamental para o desenvolvimento humano.

Albert Ellis: Ellis é o fundador da terapia racional emotiva comportamental (TREC) e enfatiza a importância da autoestima saudável para a saúde mental.

Virginia Satir: Satir é conhecida por seu trabalho com famílias e desenvolvimento pessoal e defendeu a importância da autoestima saudável para a auto-realização.

Esses são apenas alguns dos muitos psicólogos que falam sobre autoestima. Há muitos outros que contribuíram para o nosso entendimento desse importante conceito psicológico.

Como agendar uma consulta com a Psicóloga em São Paulo, SP .

Quero cuidar da minha saúde mental 

Para agendar sua consulta com a Psicóloga e receber acolhimento humanizado, você pode optar pela Psicóloga online ou presencial.
Clique nos botões abaixo.
 
psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.


Caso a agenda não mostre um horàrio adequado às suas necessidades, entre em contato e agende direto com a Psicóloga sp.

WhatsApp - (11) 95091-1931- Email: contato@psicologa-sp.com.br
Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, consulta com psicologa valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, psicologa online, psicologa presencial, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, 

Quem leu estes artigos, se interessou por: