09 formas identificar relacionamentos abusivos

09 formas identificar relacionamentos abusivos

09 formas identificar relacionamentos abusivos 

09 formas identificar relacionamentos abusivos - Psicóloga Orienta


Relacionamentos Abusivos: 9 formas de identificar - Orientação de uma Psicóloga



Muitas pessoas têm dificuldade em identificar a toxicidade de um relacionamento abusivo. Por isso, aqui vão algumas dicas:


  1. Falta de respeito - O outro não respeita sua opinião, sua cultura, sua identidade ou seus limites pessoais.
  2. Falta de admiração - O outro não reconhece seus esforços, habilidades ou realizações, e não lhe faz elogios sinceros.
  3. Falta de confiança - O outro abusa da sua confiança, mentindo e enganando você com frequência.
  4. Falta de carinho - O outro não lhe trata com simpatia, não retribui seus gestos de carinho e atenção.
  5. Falta de acolhimento - O outro não está presente quando você precisa de ajuda ou apoio, não se importa com suas dificuldades.
  6. Falta de paixão - O outro não lhe retribui os gestos apaixonados, ou trata-os com desdém.
  7. Falta de intimidade - O outro sabe muito sobre sua vida, mas você não sabe quase nada a seu respeito.
  8. Falta de compreensão - O outro não compreende suas falhas, mas exige compreensão irrestrita para seus próprios erros.
  9. Egoísmo marcante - O outro pensa sempre em si próprio, deixando de pensar em você.
É importante lembrar que um relacionamento abusivo é aquele em que uma das partes abusa da confiança, da boa-fé, do amor e do carinho recebidos para promover atitudes de mal tratos e humilhação. 

O abusador geralmente conhece técnicas de manipulação muito bem e sabe como pedir desculpas e usar artimanhas para comover e seduzir sua vítima.


Identificar um relacionamento abusivo não é fácil, mas reconhecer os sinais e agir em tempo pode ser fundamental para preservar sua saúde mental e emocional. 

Lembre-se de que você merece um relacionamento saudável e respeitoso, e não há nada de errado em buscar ajuda psicológica se necessário.

Relato de uma relacão tóxica


A Sra. X era uma mulher inteligente, bonita e independente. Ela sempre pensou que tinha controle sobre sua vida, mas um dia, ela conheceu um homem que mudaria sua vida para sempre.


No começo, tudo parecia perfeito. Ele a elogiava, dizia que ela era a pessoa mais importante do mundo para ele e fazia planos para o futuro. No entanto, com o passar do tempo, a Sra. X começou a notar um comportamento diferente em seu parceiro.


Ele era controlador, ciumento e exigia atenção constante. Ela se sentia presa em um relacionamento sufocante e não conseguia mais ver seus amigos e familiares como antes. Ele a fazia se sentir culpada por tudo e diminuía sua autoestima constantemente.


A Sra. X estava presa em um relacionamento abusivo. Ela se sentia sozinha e com medo de falar com alguém sobre sua situação. No entanto, ela finalmente decidiu buscar ajuda de um psicólogo.


A psicóloga a ajudou a entender que ela não era responsável pelo comportamento abusivo do parceiro. Ela aprendeu a identificar os sinais de abuso emocional e a desenvolver habilidades para lidar com o comportamento manipulador do parceiro.


A Sra. X também foi encorajada a estabelecer limites e a se colocar em primeiro lugar. Ela aprendeu a se amar e a se respeitar, e a perceber que merecia um relacionamento saudável e feliz.


Com o tempo, a Sra. X conseguiu superar o relacionamento abusivo e construir uma vida melhor para si mesma. 


Como a Psicologia  define os relacionamentos abusivos

A Psicologia define os relacionamentos abusivos como uma forma de comportamento desequilibrado, que envolve o controle e a manipulação de uma pessoa sobre outra, causando danos físicos, emocionais e psicológicos. 

Em um relacionamento abusivo, uma pessoa exerce poder sobre a outra, muitas vezes utilizando a violência física, verbal ou psicológica como forma de manter o controle e submissão da outra pessoa.

A psicologia explica que os relacionamentos abusivos são caracterizados pela presença de comportamentos controladores, ciúmes excessivos, humilhações, ameaças, isolamento social e financeiro, desvalorização da Autoestima e autonomia do parceiro, além de outros comportamentos que ferem a dignidade e a integridade emocional da outra pessoa.

É importante ressaltar que o abuso não se limita apenas a relacionamentos amorosos, podendo ocorrer também em relações familiares, profissionais ou de amizade.

A Psicologia considera que a base dos relacionamentos saudáveis é o respeito, a confiança, a comunicação assertiva e a valorização das individualidades. 

Por isso, a psicoterapia é uma das principais formas de intervenção no tratamento de relacionamentos abusivos, auxiliando as pessoas a compreenderem suas emoções, desenvolverem habilidades de comunicação efetiva, estabelecerem limites saudáveis e a tomarem decisões assertivas para sua vida.

Psicóloga Orienta Como Lidar com pessoas abusivas

Lidar com pessoas abusivas pode ser muito difícil e desgastante. Algumas dicas para lidar com elas incluem:

1. Estabeleça limites: é importante definir limites claros para o que você está disposto a tolerar em um relacionamento e comunicá-los de forma assertiva. 

Se a pessoa abusiva ultrapassar esses limites, é importante ser firme e manter a sua posição.

2. Não leve para o lado pessoal: lembre-se de que o comportamento abusivo da pessoa não é culpa sua. Não se culpe por isso e não permita que a pessoa faça você se sentir responsável pelo comportamento dela.

3. Procure ajuda: se você está em um relacionamento abusivo, é importante procurar ajuda profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a entender o que está acontecendo e desenvolver estratégias para lidar com a situação.

4. Pratique a empatia: tente entender por que a pessoa pode estar agindo de maneira abusiva. Isso não justifica o comportamento dela, mas pode ajudar a manter a calma e a lidar com a situação de forma mais eficaz.

5. Se afaste: se a situação se tornar insustentável e a pessoa se recusar a mudar, é importante considerar a possibilidade de se afastar do relacionamento. Lembre-se de que a sua segurança e bem-estar são prioridades.








Consequências  tóxicas para a Psiquê


Quando colocados numa balança imaginária, verifica-se que as perdas de estar nesta relação são muito maiores que os ganhos; o que sugere que a relação está caminhando por uma estrada muito distante daquela que um dia foi idealizada.


O que esperar de um relacionamento?


Entramos numa relação esperando minimamente:
1.      Respeito;
2.      admiração;
3.      confiança;
4.      carinho;
5.      acolhimento;
6.      paixão
7.      intimidade;
8.      comprometimento.

Temos a obrigação de oferecer o mesmo. 

Se um destes elementos de base da relação falta, pode-se considerar que há um desequilíbrio de interesses. Porém algumas pessoas insistem em manter a relação, esperando que um dia ela possa trilhar pela estrada florida da felicidade. 

Conclusão


Isto é uma aproximação. Outros pontos poderiam ser acrescentados a esta lista

Entendo também que nenhuma relação seja tão perfeita a ponto de atingir nota máxima em todos estes requisitos. 

No entanto, minha proposta não é que siga estes pontos à risca, mas use-os como parâmetros para que sua afetiva tenha alguma qualidade, e possa ser rica para todos.



Leia também:

Por que é tão difícil identificar um relacionamento abusivo (e sair dele)



Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta

Obrigada pela leitura. 

Gostou do artigo? Leia mais no Blog da Psicóloga



Quero cuidar da minha saúde mental