Critérios de avaliação para bons Psicólogos
Quando eu ainda estava na faculdade de Psicologia, meus professores eram enfaticos ao ensinar que: quando um psicólogo é bom, o paciente sempre volta. Portanto, nos meus anos de clínica-escola, este critério tinha um peso muito grande na avaliação final.
Para mim, esta lição ficou eternizada.
Resumindo: Você só poderá avaliar se o psicólogo é bom DEPOIS da consulta, e se tiver vontade de voltar. Claro que também depende da sua necessidade.
Para algumas pessoas, uma única consulta pode ser suficiente. Mas ainda assim, O psicólogo poderá ser considerado como bom/excelente, se você sentir necessidade de indicá-lo para quem precisa.
Mas como chegar aos melhores psicólogos?
Esta pergunta nao tem uma resposta fechada. Aqui em S. Paulo tem tanto psicólogo bom, oferecendo serviços excelentes, que fica realmente dificilm escolher o melhor. Além disso, o melhor para o seu vizinho pode naõ ser o melhor para você.
Quem busca os melhores Psicólogos em São Paulo deve levar em conta vários fatores:
1. Formaçao e experiência do Psicólogo ou Psicóloga. Não importa o nome da faculdade, ok? Mass psicologos OBRIGATORIAMENTE tiveram que fazer 05 anos de formação em Psicologia. Cuidado para não confundir terapeutas com psicólogos. Nem todo psicólogo é terapeutae nem todo terapeuta é psicólogo. Sempre verifique a FormaçãoAcadêmica e Consulte o Currículo Lattes do profissional. A plataforma Lattes não permite a inserção de informações irrelevantes nem falsas.
2. Seguir à risca o Código de ética do Psicólogo - Ok, mas pra quem está começando a buscar um Psicologo, isso nao quer dizer muita coisa. Então vou resumir em poucas palavras:2.1 O sigilo deve ser sempre preservado, e isso inclui por exemplo, não uar depoimentos reais para ilustrar publicidade, mesmo que os depoimentos sejam espontâneos;
2.2 Não usar preço como forma de atrair clientes. Esta questão é delicada, mas existem uma regra magna - Anunciar o preço, publicar, divulgar junto ao seu perfil, tudo dem, isso não só é permitido como aconselhável pelo CFP, pois a transparência é uma forma de ética. Além disso, a divulgação ética de preços demonstra respeito pelo precioso tempo do paciente, que, em estado de vulnerabilidade emocional, naõ tem muito tempo para fazer pesquisas e orçamentos.
O que é PROIBIDO pel código de ética (e tem de ser mesmo) é usar o preço como chamariz de pacientes. Para saber mais, leia este artigo:
- Entenda a ética da divulgação dos preços de terapia e consulta com psicóloga.
- 2.3 Jamais misturar religião ou abordagens esotéricas, e ideologia política na sua propaganda ou atendimentos. Isso é proibidissimo na Psicologia. Trata-se de uma regra magna.
3. Bons psicólogos têm Abordagem adaptada para seu público-alvo, e casos clínicos, sempre com foco na melhoria do paciente.
4.Bons psicólogo não fazem Promessas de curas. Embora a psicologia não traga consigo promessas de cura, infeizmente algumas publicações podem insinuar isto.
5. Bons psicólogo não depreciam o trabalho de outros psicólogos, nem outros profissionais como psicopedagogos, terapeutas variados, nem mesmo outros psicólogos, porque confiam no seu trabalho, e sabem o quanto este é honrado, honesto e eficiente.
6. Bons psicólogo não demonstram empatia e distanciamento adequados.Aqui é preciso ter jogo-de-cintura coerente para colher de maneira empática, sem ultrapassar os limites da intimidade.
7. Bons psicólogo Fornecem informações claras sobre emissão de recibo e documentos para reembolso de consultas psicológicas. Observe que isto também é um procedimento ético. Todo psicólogo é obrigado a dar um recibo de pagamento emitido pelo site da Receita Federal, chamado Receita-saúde. Isto NÃO É UMA OPÇÃO, mas sim, uma lei.
8. Bons psicólogo deixam claro seus limites de atendimento e atuação. Existem diversos tipos de psicologos, e diversas especialidades dentro da Psicologia cínica. Sendo assim, é fundamental que na publicidade, o psicólogo faça um recorte daquilo que pode atender, e recuse casos que não tem qualificações adequadas para tanto.
9. Bons psicólogo Respondem perguntas sobre Psicologia e Psicólogos de maneira clara e transparente, pois consideramos que para o público leigo, estas informações as vezes parecem nebulosas, portanto é supernatural que as pessoas confundam. Mas nosso dever é esclarecer.
10.Bons psicólogo dão ao cliente em potencial tempo para pensar e escolher o melhor psicologo para si, sem pressão, sem mensagens de whatsapp perguntando quando o paciente vai fechar com ele, ou fazendo pressão psicologica para que a pessoa comece o tratamento.
Se você optar pela Consulta presencial em sp é fundamental que seu psicólogo seja escolhido em uma região perto de você, para evitar atrasos que podem prejudicar seu processo de psicoterapia, ocasionado desistências.
Por terem agendas concorridas, a maioria dos Psicólogos atende com hora marcada, e na sequencia, o que significa, que os atrasos geralmente diminuem o tempo da consulta, que dura, em geral 50 minutos.
Preço de terapia não é sinônimo de qualidade.
O Preço da Terapia, nao determina, nem de longe o valor do trabalho de um psicólogo.
Existem psicólogos excelentes que cobram um valor acessível por consulta, e isso nao significa incompetência, mas sim, que aquele psicólogo mais acessível fez suas contas e decidiu colocar na tabela um preço de consultas psicológicas que seja justo com seus gastos.
Se você foi ao Psicólogo, e por algum motivo não gostou, naõ se desespere: faz parte da abordagem de alguns serem mais diretos, fazer perguntas mais profundas, dar conselhos que julgam poder ajudar. Infelizmente, alguns pacientes, que podem estar em um momento mais sensível, acham isso péssimo, e deciddem denunciar o psicólogo.
Mas calma. Não é bem assim.
Paradenunciar um psicólogo, é preciso que haja alguma coia realmente grave e que o prejudicado consiga provar de maneira efetiva. Além disso, é preciso que a questão esteja violando o código de ética.
Antes de denunciar, considere:
- Colete provas: Tenha em mãos documentos, testemunhas ou gravações que comprovem a conduta irregular do profissional.
- Procure orientação: Converse com outros profissionais da área, como outros psicólogos ou advogados, para obter uma segunda opinião.
- Consulte o Código de Ética: Verifique se a conduta do psicólogo fere algum artigo do Código de Ética Profissional do Psicólogo.
E você também sempre pode trocar de psicólogos, até encontrar um que seja bom para você.