Psicóloga explica sobre a síndrome do pânico

A síndrome do pânico é um transtorno psicológico caracterizado por episódios recorrentes e inesperados de medo intenso e desespero, acompanhados por sintomas físicos e psicológicos como palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, tontura, náuseas, sensação de desmaio e medo de morrer ou perder o controle.
Os episódios de pânico podem ocorrer em qualquer momento e lugar, mesmo durante atividades cotidianas como dirigir ou fazer compras, o que pode levar a um medo constante de ter novos episódios e a evitação de situações que podem desencadeá-los.
As causas da síndrome do pânico não são totalmente compreendidas, mas sabe-se que fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais podem estar envolvidos. 
Alguns estudos indicam que a síndrome do pânico pode estar associada a níveis elevados de estresse, traumas psicológicos, depressão e ansiedade.

O tratamento para a síndrome do pânico geralmente envolve terapia cognitivo-comportamental e/ou medicação. 

Psicóloga sp explica sobre a síndrome do pânico 


Psicóloga sp explica sobre a síndrome do pânico

Sintomas da Síndrome do pânico

Os sintomas da síndrome do pânico podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Episódios de medo intenso e desespero que podem surgir de forma repentina e inesperada.
  • Sensação de que algo terrível está prestes a acontecer ou de que a pessoa está perdendo o controle da situação.
  • Palpitações, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares.
  • Sudorese excessiva, sensação de calor ou frio, tremores e calafrios.
  • Dificuldade para respirar, sensação de sufocamento, falta de ar ou respiração ofegante.
  • Tonturas, vertigens, sensação de desmaio ou instabilidade.
  • Náuseas, vômitos, desconforto abdominal ou diarreia.
  • Sensação de formigamento ou dormência em partes do corpo, como mãos e pés.
  • Medo de perder o controle ou enlouquecer, ou medo de morrer.
  • Evitação de lugares ou situações que possam desencadear os sintomas de pânico.
É importante lembrar que nem todas as pessoas com síndrome do pânico experimentam todos esses sintomas, e que algumas pessoas podem apresentar outros sintomas além desses. 
Além disso, esses sintomas também podem estar presentes em outras condições médicas e psiquiátricas, e é importante obter um diagnóstico preciso de um profissional de saúde qualificado.

Como tratar a síndrome do pânico:

A terapia cognitivo-comportamental ajuda a pessoa a entender e enfrentar seus medos, além de desenvolver estratégias para lidar com os sintomas de pânico. Já a medicação pode incluir antidepressivos e ansiolíticos, que ajudam a reduzir os sintomas físicos e emocionais associados à síndrome do pânico.
Se você acha que pode estar sofrendo de síndrome do pânico, é importante procurar ajuda profissional o mais cedo possível. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida, e pode ser feito por psicologos e/ou psiquiatras
Explore a excelência dos atendimentos oferecidos pela Psicóloga sp Maristela Vallim Botari, uma profissional comprometida com a qualidade e eficácia do suporte psicológico.