A síndrome do pânico é um transtorno psicológico caracterizado por episódios recorrentes e inesperados de medo intenso e desespero, acompanhados por sintomas físicos e psicológicos como palpitações, sudorese, tremores, falta de ar, tontura, náuseas, sensação de desmaio e medo de morrer ou perder o controle.
Os episódios de pânico podem ocorrer em qualquer momento e lugar, mesmo durante atividades cotidianas como dirigir ou fazer compras, o que pode levar a um medo constante de ter novos episódios e a evitação de situações que podem desencadeá-los.
As causas da síndrome do pânico não são totalmente compreendidas, mas sabe-se que fatores genéticos, biológicos, psicológicos e ambientais podem estar envolvidos.
Alguns estudos indicam que a síndrome do pânico pode estar associada a níveis elevados de estresse, traumas psicológicos, depressão e ansiedade.
Os sintomas da síndrome do pânico podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:
Episódios de medo intenso e desespero que podem surgir de forma repentina e inesperada.
Sensação de que algo terrível está prestes a acontecer ou de que a pessoa está perdendo o controle da situação.
Palpitações, batimentos cardíacos acelerados ou irregulares.
Sudorese excessiva, sensação de calor ou frio, tremores e calafrios.
Dificuldade para respirar, sensação de sufocamento, falta de ar ou respiração ofegante.
Tonturas, vertigens, sensação de desmaio ou instabilidade.
Náuseas, vômitos, desconforto abdominal ou diarreia.
Sensação de formigamento ou dormência em partes do corpo, como mãos e pés.
Medo de perder o controle ou enlouquecer, ou medo de morrer.
Evitação de lugares ou situações que possam desencadear os sintomas de pânico.
É importante lembrar que nem todas as pessoas com síndrome do pânico experimentam todos esses sintomas, e que algumas pessoas podem apresentar outros sintomas além desses.
Além disso, esses sintomas também podem estar presentes em outras condições médicas e psiquiátricas, e é importante obter um diagnóstico preciso de um profissional de saúde qualificado
Como tratar a síndrome do pânico:
A terapia cognitivo comportamental ajuda a pessoa a entender e enfrentar seus medos, além de desenvolver estratégias para lidar com os sintomas de pânico. Já a medicação pode incluir antidepressivos e ansiolíticos, que ajudam a reduzir os sintomas físicos e emocionais associados à síndrome do pânico.
Se você acha que pode estar sofrendo de síndrome do pânico, é importante procurar ajuda profissional o mais cedo possível. O tratamento precoce pode ajudar a prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida, e pode ser feito por psicologos e/ou psiquiatras
Reembolso por Convênios:
A Psicóloga não atende convênios, mas fornece o Recibo Fiscal para que o cliente
solicite o reembolso junto à operadora de Saúde (Ex: Bradesco, Sulamérica, etc.).
Mensagem da Psicóloga
É uma honra poder atender pessoas como você, em busca de paz e tranquilidade. Sua força está guardada dentro de você, mas, às vezes, é bloqueada. Nesses momentos, a ajuda de psicólogos é fundamental para ajudar você a desbloquear seu potencial e resgatar sua força interior.
95% de Satisfação: Os melhores profissionais compreendem a individualidade de cada pessoa, adaptando as abordagens conforme as necessidades do paciente.
Acolhimento Empático: Ambiente confidencial para expressar emoções sem julgamentos. O objetivo é que os pacientes saiam do atendimento psicológico melhor do que entraram.
Sites e páginas oficiais da Psicóloga SP – Maristela Vallim Botari
A Psicóloga Maristela Vallim Botari (CRP 06/121677) atua em São Paulo, oferecendo atendimentos presenciais e online.
Abaixo estão seus principais sites e páginas oficiais, onde é possível conhecer mais sobre seu trabalho, abordagens terapêuticas
e conteúdos sobre Psicologia e desenvolvimento pessoal.
Página oficial
E-Psicóloga — página principal da Psicóloga SP Maristela.
Sites com informações gerais sobre Psicologia e comportamento
Psicologia Sem Fronteiras — artigos sobre psicoterapia, comportamento, autoestima e relacionamentos.