A Síndrome do Ninho Vazio



A Síndrome do Ninho Vazio refere-se ao estado de melancolia que alguns pais atravessam quando seus filhos saem de casa


*Psicóloga Saúde Bradesco* sp
Um dia os pais tomam um choque: percebem que seus filhos estão cada vez mais se tornando donos de seu nariz. Para alguns casais, isso é um choque, para outros nem tanto, enfim, cada um percebe a situação de acordo com os valores que trouxeram consigo ao longo da vida.

Quando o ninho começa a ficar vazio

Quando os filhos começam a sair sozinhos, trabalhar, ou estudar fora, a sensação que algumas mães têm é de abandono, afinal os filhos passam a viver apenas o momento dele. 


Só que os filhos não percebem a coisa dessa maneira. O que pode parecer ingratidão para as mães, para os filhos é algo absolutamente natural. Essa discrepância em perceber as coisas se dá por causa da diferença de idade, e consequentemente de gerações, de hábitos, etc....entre outros motivos particulares de cada um.

Vamos olhar pelo ângulo do filho:

Num determinado momento, ele percebe que já está grande demais para "ficar deitado eternamente em berço esplêndido"; pode parecer cruel, mas ele nota que não terá mãe e pai para sempre. Nesse momento, eles percebem que precisam "dar um jeito na própria vida", e começam a buscar o relacionamento com o mundo.


Claro que nem tudo são flores na vida deles: existem atritos, conflitos, decepções choro e ranger de dentes, mas isso faz parte do crescimento deles. é fundamental para a formação do sujeito que ele passe por esse caminho de pedras.


Dentro desse quadro de conflitos e alegrias, de altos e baixos, é natural que eles se preocupem somente com aquilo que ainda não está pronto e definido e deixe de lado aquilo que está sacramentado; ou seja, estou me referindo ao amor de mãe. Na cabeça deles [muitas vezes] o pensamento que passa é o seguinte:





"Eu sei que sou amado pelos meus pais, mas não sei se sou amado pelo mundo. Preciso lutar para ser aceito na sociedade da mesma forma que sou aceito pelos meus pais. A única maneira de fazer isso é cair no mundo, ir a luta pelo meu espaço". 

Só que pra fazer isso, ele precisa se desprender do lar, da mesma forma que para atravessarmos uma ponte, precisamos deixar a outra margem, mas sabemos que a ponte sempre estará lá, não vai se auto-destruir só porque fizemos a travessia.

Como lidar coma síndrome do ninho vazio


É fundamental que os pais percebam que, embora os filhos cresçam, o afeto não diminui. Muda-se apenas a forma de demonstrá-lo. Os filhos não deixam de amar os pais quando começam a amar outras pessoas, eles estão apenas passando adiante um sentimento que receberam no berço.

Para os pais que não conseguem se desprender, a sugestão é que procurem alguma atividades prazerosa, como trabalhos voluntários, ginástica, ioga, dentre outros.




·      
Psicoterapia é para pessoas que como você, buscam uma *reforma interior

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 


Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. Geralmente as pessoas procuram terapia quando:




·            Preço acessível de Terapia
o   Convênios

·         Tratamento para


o   Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

o   Se você nunca passou por psicólogos, ou por algum motivo precisou interromper sua *psicoterapia, e sente que precisa de ajuda emocional, para lidar com ansiedade depressão, fobias, pânicos, Transtorno de personalidade, entre em contato.



a psicologia clinica,a psicologia é,a psicoterapia,acabar com a ansiedade,acabar com ansiedade,acolher psicologia e saude,ajuda de psicólogo,ajuda de psicologo online gratis,ajuda de um psicólogo,ajuda online psicologica,ajuda psicológica,ajuda psicologica gratis online,ajuda psicológica online,ajuda psicológica online gratis,amil cobre psicologo,amil psicologia,amil psicologo,amil terapia,ansiedade,ansiedade alta,ansiedade causa depressão,ansiedade causas,ansiedade cognitiva,ansiedade com depressão,ansiedade compulsiva,ansieda

Postagens mais visitadas deste blog

Como lidar com mágoas

O que é depressão e como tratar?

"Cadê minha alma gêmea?" - A busca pelo relacionamento perfeito

A dificuldade em mostrar sentimento

O que tratar com uma Psicóloga? ❖Psicóloga São Paulo sp

Preço Acessível | para Reembolso

Psicólogo que atende Bradesco Saúde por reembolso de consultas

Ser otimista é melhor para a saúde do coração,

Psicóloga que atende convênio Bradesco

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Postagens mais visitadas deste blog

Psicóloga que atende convênio Bradesco

A dificuldade em mostrar sentimento

Como lidar com o rompimento de uma relação afetiva

Mecanismos de defesa nas relações afetivas

Será que você é amado (a) de verdade?

A necessidade de aceitação na Psicologia

05 fases do luto afetivo

Relações afetivas adoecidas: como lidar com relacionamentos difíceis.

07 sinais de amor patológico ❖Psicóloga sp

A blindagem contra apego na psicologia