A terapia cognitivo-comportamental combina técnicas de terapia comportamental e terapia cognitiva para abordar tanto os comportamentos disfuncionais quanto os padrões de pensamentos equivocados e distorcidos.
Modificação de comportamento e pensamento na TCC
A modificação de comportamento e pensamento envolve a identificação de padrões problemáticos de comportamento e pensamento, seguida pela implementação de técnicas específicas para modificá-los.
Essas técnicas podem incluir terapia comportamental, terapia cognitiva, terapia cognitivo-comportamental, entre outras.
A psicóloga comportamental, por exemplo, ajuda o paciente a identificar comportamentos específicos que estão causando problemas e, em seguida, trabalha com o paciente para desenvolver estratégias para mudar esses comportamentos.
Isso pode incluir técnicas como reforço positivo, em que comportamentos saudáveis são recompensados, e punição negativa, em que comportamentos disfuncionais são ignorados.
Já na terapia cognitivo comportamental o foco é na identificação de padrões disfuncionais de pensamento que estão causando problemas.
A psicóloga clinica trabalha com o paciente para identificar esses padrões e desenvolver estratégias para modificá-los.
Isso pode incluir técnicas como reestruturação cognitiva, em que pensamentos negativos são identificados e substituídos por pensamentos mais positivos e realistas.
Distorções cognitivas na TCC
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é conhecida por sua ênfase na modificação de padrões de pensamento disfuncionais.
Durante o processo terapêutico, uma psicóloga especializada em TCC pode ajudar a identificar e desafiar várias distorções cognitivas, que são padrões de pensamento irrealistas ou distorcidos que podem levar a interpretações negativas e emoções perturbadoras.
Algumas das distorções cognitivas comumente abordadas na TCC incluem:
Pensamento polarizado: É uma tendência de enxergar as coisas em termos de extremos, classificando situações, pessoas ou eventos como apenas "bom" ou "ruim", sem considerar nuances ou nuances intermediárias.
Generalização excessiva: É quando uma única experiência negativa é generalizada para todas as situações, levando a crenças negativas amplas e infundadas sobre si mesmo, os outros ou o mundo.
Leitura mental: É a crença de que você sabe o que as outras pessoas estão pensando ou sentindo, sem ter evidências concretas para apoiar essa suposição. Essa distorção pode levar a interpretações equivocadas e a sentimentos de inadequação ou ansiedade social.
Catastrofização: É a tendência de ampliar a gravidade de uma situação, imaginando o pior cenário possível, mesmo quando não há evidências concretas para isso. Isso pode levar a ansiedade excessiva e a preocupações desproporcionais.
Raciocínio emocional: É quando você baseia suas crenças e julgamentos exclusivamente em suas emoções, em vez de em evidências objetivas. Por exemplo, sentir-se culpado, portanto, acreditar que é uma pessoa ruim.
Desqualificação do positivo: É a tendência de descartar ou minimizar as experiências, conquistas ou elogios positivos, focando apenas nos aspectos negativos. Isso pode levar a uma visão distorcida de si mesmo e de suas realizações. psicologa bradesco perto de mim
Rotulagem global: É quando você se rotula ou rotula os outros com base em um único comportamento ou característica negativa, ignorando a complexidade da pessoa ou situação.
Essas são apenas algumas das distorções cognitivas comumente abordadas na TCC.
Uma psicóloga especializada em TCC pode ajudar a identificar essas distorções, desafiá-las e substituí-las por pensamentos mais realistas e saudáveis, promovendo uma visão mais equilibrada e positiva de si mesmo e do mundo ao seu redor.
Pessoas que estão caminhando pela vida em busca de paz e tranquilidade, procurando a superação das angústias inevitáveis que o mundo nos traz.
Para lidar com esses contratempos, temos que ser fortes, mas de onde vem essa força?
De você mesmo(a).
Ela está aí, guardada dentro de você, mas, às vezes, não é possível enxergá-la, porque as forças do mundo bloqueiam nossa capacidade de perceber quem nós somos.
Nesses momentos, uma ajuda pode ser bem-vinda. Por isso, nós, psicólogos, estamos aqui: para ajudar você a desbloquear seu potencial e resgatar sua força interior.
Experiência profissional - A Psicóloga conta com mais de 16 anos de experiência como Psicologa clinica, além de mais de 25 anos de trabalho com desenvolvimento pessoal.
Com foco em recuperação da saúde mental, e construção do bem estar emocional, oferecendo atendimento personalizado para adultos, idosos e casais.
Objetivos profissionais: Acolher e apoiar nas mudanças, colocando a Psicoterapia mais próxima de você, valorizando a formação e a história de vida das pessoas.
Abordagens
Escolhi integrar a Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) e o Acolhimento Humanizado permitindo oferecer um tratamento mais completo e eficaz para os pacientes, combinando a eficiência das técnicas cognitivo-comportamentais com a importância de estabelecer um vínculo terapêutico sólido e humanizado.
95% de Satisfação. Os melhores profissionais compreendem a individualidade de cada pessoa, adaptando suas abordagens de acordo com as necessidades e objetivos específicos de cada paciente.
Acolhimento Empático: Ambiente confidencial para expressar emoções sem julgamentos. Minha marca registrada é deixar os pacientes a vontade e contribuir para que saiam do atendimento psicológico melhor do que entraram.
Terapia prencial individual ou casal em São Paulo Psicóloga e terapia - Modalidades:
O preço sessão de terapia
é calculado de acordo com a média dos atendimentos no mês anterior e a
média do valor da consulta psicológica praticado pelo mercado.
Reembolso de Terapia por Convênios:
A Psicóloga não atende convênios, mas fornece o Recibo da Receita
Federal para o cliente solicitar o reembolso junto à sua operadora de
Saúde, de acordo com as normas do Conselho Federal de Psicologia.