Você já sentiu solidão?

Você já sentiu solidão? Aquela sensação de que não há ninguém por perto que possa lhe compreender, amparar ou amar? Se já sentiu, seja bem vindo ao mundo das pessoas solitárias, um "planeta" habitado por pessoas que não conseguem se conectar com outras, em geral, por falta de afinidade, não por falta de companhia.

Psicologa bradesco sp,  Psicologo bradesco sp, psicóloga saúde bradesco sp, psicólogo saúde bradesco sp, Psicologa bradesco,  Psicologa bradesco Terapia de casal bradesco sp,  Terapia de casal saúde bradesco sp, Terapia de casal bradesco,  Terapia de casal bradesco saúde sp, Psicologa convenio bradesco,  Psicologa convenio bradesco reembolso,   Psicologa Sulamerica sp,  Psicologo Sulamerica sp, psicóloga saúde Sulamerica sp, psicólogo saúde Sulamerica sp, Psicologa Sulamerica, Psicologa Sulamerica, psicóloga Sulamerica saúde sp,  psicólogo Sulamerica saúde sp, Psicologa Sul america sp,  Psicologo Sul america sp, psicóloga saúde Sul america sp, psicólogo saúde Sul america sp, Psicologa Sul america, Psicologa Sul america, psicóloga Sul america saúde sp,  psicólogo Sul america saúde sp, Psicologa convenio Sulamerica sp,  Psicologo convenio Sulamerica sp, psicóloga  convenio saúde Sulamerica sp, psicólogo  convenio  saúde Sulamerica sp, Psicologa convenio  Sulamerica, psicóloga  convenio Sulamerica saúde sp,  psicólogo  convenio Sulamerica saúde sp, Psicoterapia Sulamerica sp,  Psicoterapia saúde Sulamerica sp, Psicoterapia Sulamerica, Psicoterapia Sul america, sp Psicoterapia Sul america, Terapia de casal Sulamerica sp,  Terapia de casal saúde Sulamerica sp, Terapia de casal saúde Sulamerica sp, Terapia de casal Sulamerica, Terapia de casal Sulamerica saúde sp,  Terapia de casal Sul america sp,  Terapia de casal saúde Sul america sp, Terapia de casal Sul america, Terapia de casal Sul america saúde sp, Terapia de casal convenio Sulamerica sp, Terapia de casal  convenio  saúde Sulamerica sp, Terapia de casal convenio Sulamerica, Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp, reembolso,    Psicoterapia Golden cross sp, Psicoterapia Golden cross,   Psicologa Golden cross sp,  Psicologo Golden cross sp, psicóloga convenio Golden cross   psicólogo convenio Golden cross Terapia de casal Golden cross sp,  Terapia de casal Golden cross sp, Terapia de casal Golden cross   Terapia de casal Golden cross reembolso,    Psicologa Amil sp,  Psicologo Amil sp, Psicóloga convenio Amil psicólogo convenio Amil, Psicoterapia Amil sp,  Psicoterapia Amil,   primeira consulta grátis, vila mariana, são Paulo,

Como surge a solidão?


O sentimento de solidão surge quando o individuo se depara com a dificuldade de encontrar alguém com quem possa compartilhar momentos e experiências, sejam boas ou ruins.

Se considerarmos que nas sociedades ocidentais, onde o capitalismo selvagem impera, fica claro que a vida em sociedade é marcada pela competitividade. 


Solidão nas sociedades modernas


Isto não é novo; o liberalismo que veio na rasteira da revolução industrial do século XVIII reforçava (e impunha) este modelo de individualismo, gratificando aqueles que produziam mais de forma individual, em detrimento da produção coletiva. 

Com a expansão do capitalismo nos países ocidentais, esta forma de relacionamento passou a ser vivenciada como se fosse algo natural, extrapolando o campo das relações de trabalho e invadindo as relações mais íntimas.

Desta forma, as pessoas passaram a trabalhar mais e se relacionarem menos. Pra compensar esta inversão, começaram a consumir mais, e a presentear seus entes queridos com produtos cada vez mais modernos, deixando de lado a capacidade de interação.

Ao invés de trocar sorrisos, abraços e beijos, trocam-se presentes, ofensas e agressões.

Mas como isto afeta as microrelações?

A partir do momento em que as pessoas começam a se relacionar por meio da mediação de bens de consumo, pode ocorrer algumas vezes, de se esquecerem o verdadeiro sentido da relação. 

Estamos tão habituados a viver em uma sociedade competitiva, que em dados momentos, começamos a competir com nossos entes queridos, ou escolher se relacionar somente com pessoas “do mesmo nível” intelectual, social, etário, étnico, etc., pois isto supostamente permitiria um relacionamento mais estável. (Notem que estou sendo irônica neste parágrafo)

Observemos que isto limita bastante as escolhas de parceiros seja no âmbito profissional, acadêmico, afetivo, familiar, etc. uma vez que a partir do momento em que se escolhe relacionar com outro com base em detalhes minuciosamente observados, é possível que se feche para outras possibilidades e daí decorre o inevitável sentimento de solidão, pois é quase impossível manter uma relação (seja lá de que nível for) com alguém que atenda todas as expectativas, afinal “defeitos e qualidades todo mundo tem”.

Daí a importância de rever certos conceitos antes, durante e depois de alguns relacionamentos. Será que de fato é importante se relacionar apenas com pessoas “iguais” (pares)? O que pesa mais na hora de escolher as amizades? O que o indivíduo tem, ou o que o indivíduo É?

Estou tentando dizer que o excesso de seletividade às vezes atrapalha na hora de se relacionar, pois nestes casos a tendência é focalizar os defeitos e não as qualidades do outro.


Solidão e individualismo


Claro, que existem casos de pessoas que não conseguem se relacionar pelo motivo oposto: acreditam que não possuem qualidades suficientes para “agradar” ao outro e pra evitar se deparar com a rejeição, tendem a se afastar do convívio alheio, mantendo-se a uma distância relativamente confortável.
Digo que é confortável, pois na medida em que este distanciamento se tornar desconfortável, a tendência é que haja uma mobilização no sentido de rompê-lo. Neste ponto, os indivíduos começam a busca por ajuda terapêutica, ou aconselhamento para que possam se relacionar com mais qualidade.
Não há fórmula mágica para corrigir as maneiras de se relacionar para que fique “legal pra todo mundo”.


Sempre hão de existir os insatisfeitos, os intransigentes, os ciumentos, os invejosos, os competitivos, os críticos; mas sempre haverá os compreensivos, os alegres, os amáveis, os maleáveis. Onde eles estão? Não sei. Mas talvez todos eles estejam dentro da mesma pessoa. Depende do que você procurar.


No entanto a solidão em alguns momentos pode ser  benéfica, uma vez que nos permite dar vazão àquilo que aos sentimentos.
Storr (2011) salienta que a capacidade de ficar sozinho está ligada à descoberta e à realização de si, à conscientização de nossos mais profundos sentimentos, impulsos e necessidades. Para o autor, tal conscientização na presença dos outros é impossível, pois eles nos roubam de nós mesmos, obrigando-nos a usar máscaras sociais com a finalidade de obter aceitação social.  
Referências:


Storr, Anthony. Solidão: a conexão com o eu. Ed. Bevirá, São Paulo, 2011



Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, saiba que a Psicoterapia  (realizada por psicólogos credenciados) pode ajudar bastante na compreensão de problemas emocionais como este. 

A Terapia serve para que as pessoas tenham ajuda emocional, apoio psicológico para lidar com problemas da vida em geral, como ansiedade, depressão, fim de relacionamento, luto, amor patológico, etc. 

Entenda como funciona uma sessão de terapia.

Quem pode se beneficiar da Psicoterapia: pessoas em geral, não necessariamente pessoas com transtornos mentais,


Convido você a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa. 

Meu objetivo como Psicologa e Psicoterapeuta é ajudar as pessoas a entenderem melhor a si mesmas, colaborando para que tenham qualidade de vida afetiva e emocional.

Meu consultório de Psicóloga fica na Vila Mariana, Zona Sul de SP

Agende uma consulta Gratuita psicológica

Pelo link

 Agenda OnLine

Por Whatsapp

(11-99984-9910)

Por Email

agendamento@psicologiasemfronteiras.com.br

Endereço

Psicologa em SP
Zona sul
Vila Mariana
Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa 
Em frente ao McDonalds

Horário de atendimento

Seg-sexta:
Sábado:
7:00 - 23:00
7:00 - 21:00

Psicóloga online


Tenho credenciamento do CRP-SP para realizar terapia  online
Outros Sites de Psicologia


Leia Também
·         10 motivos para fazer terapia
·         Ajuda Emocional
·         Blog de Psicologia
·         Como escolher Bons PSICÓLOGOS
·         Convênios
·         Nunca passou na Psicóloga?
·         O que é Psicoterapia?
·         O que faz um Psicólogo?
·         Psicologa online
·         Psicólogos em São Paulo
·         Quando a terapia funciona

Tratamento para
Necessidade de aceitação,Baixa autoestima,
 Manter um relacionamento feliz,
Lidar com perdas, abandonos e solidão
Amor patológico
Ciúme patológico
Carência afetiva
Dependência emocional e afetiva
Buscam alguém que lhes complete
Dificuldade em tomar decisões
Sentimentos reprimidos
Estresse no trabalho
Identificar relacionamentos abusivos 

Leia também

Psicóloga em SP zona sul, psicoterapia Bradesco, psicóloga Amil vila mariana, psicóloga Sulamérica em sp. Tratamento depressão, tratamento para  Ansiedade. Terapia infantil, Casal, Individual, terapia sp, psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo,  whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal,  consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde psicologa sp, zona norte,
psicologa sp, zona leste,
psicologa sp, centro,
psicologa sp, bela vista
psicologa sp, freguesia do o
psicologa sp, pirituba
psicologa amil sp,
psicóloga gratuita sp,
psicologa gratis sp,
psicologa sulamerica sp,
vaga psicologa sp,
psicologa americana sp,
psicologa amparo sp,
psicologa araras sp,
psicologa avare sp,
psicologa araçatuba sp,
psicologa apucarana sp,
psicologa em adamantina sp,
psicologa em aruja sp,
psicologa catanduva sp,
psicologa consolação sp,
psicólogos cafelandia sp,
psicologa cajamar-sp,
psicologa centro são paulo
psicologa em capivari sp,
psicologa são paulo depressão
psicologa detran sp,
psicologa em dracena sp,
melhor psicologa de sp,
psicologa no centro de sp,
psicologa na zn de sp,
psicologa zona norte de sp,
psicologa em são paulo
psicologa gratuita em sp,
psicologa crista em sp,
psicologa infantil em sp,
vaga psicologa em sp,
psicologa clinica em sp,
è psicologa in sp,agnolo
psicologa de graça sp,
psicologa infantil gratuita sp,
psicologa em guararapes sp,
psicóloga fabiana frade guarulhos - sp,
psicologa higienopolis sp,
psicologa em novo horizonte sp,
psicologa itapeva sp,
psicologa infantil sp,
psicologa ipiranga sp,
psicologa itarare sp,
psicologa indaiatuba sp,
psicologa itabera sp,
psicóloga infantil são paulo
psicologa em itaquera sp,
psicologa em itapira sp,
psicologa em itapetininga sp,
psicologa jaragua sp,
psicologa jau sp,
psicologa jardim sao paulo
psicologa em jales sp,
psicóloga jaboticabal - sp,
psicologa lapa sp,
psicologa marilia sp,
psicologa maua sp,
psicologa moema sp,
psicologa vila matilde sp,
psicologa em matao sp,
psicologa vila maria sp,
psicóloga beatriz brandão - moema sp,
psicologa em são mateus sp,
psicologa infantil zona norte sp,
psicologa olimpia sp,
psicologa ourinhos sp,
psicologa zona oeste sp,
psicóloga osasco osasco - sp,
psicologa vila olimpia sp,
psicologa unimed olimpia sp,
psicologa em orlandia sp,
psicóloga ourinhos - sp,
psicologa infantil zona oeste sp,
psicologa poa sp,
psicologa pompeia sp,
psicologa piedade sp,
psicologa penapolis sp,
psicologia puc sp,
psicologa psicanalista sp,
psicologa paulinia sp,
psicologa penha são paulo
vagas para psicólogo sp,
psicologa registro sp,
psicologa em rancharia sp,
psicologa em sao roque sp,
psicologa santos sp,
psicologa salto sp,
psicologa suzano sp,
psicologa socorro sp,
psicologa santana sp,
psicólogo serrana sp,
psicólogo sacoma sp,
psicologia social sp,
psicologa tatuape sp,
psicólogo tcc sp,




psicologa terapeuta são paulo
psicologa em tiete sp,
psicologa em taquaritinga sp,
psicologa sao paulo zona norte
psicologa na zn sp, Bradesco, Psicóloga Amil, psicologia online, psicólogo SP, Psicologa sp



Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas deste blog

A dificuldade em mostrar sentimento

Chantagem emocional: o que é e como lidar na Psicologia

Amizade com ex. Funciona? Por Psicologa SP

Psicóloga que atende convênio Bradesco

07 dicas para escolher bons Psicólogos ❖Psicologa sp Vila Mariana

Psicólogos recomendados de Amil em São Paulo.

O que é a dificuldade de relacionamento?

Diferença entre: atração, desejo, paixão e amor.

Recaídas amorosas ❖ Psicóloga sp Vila Mariana

Será que você precisa de terapia?❖ Psicologa SP